Você entende de macarrão?

A tal da gravatinha se chama farfalle, figura.
A tal da "gravatinha" se chama farfalle, figura.

De comer macarrão, todo mundo entende. Que comida boa, não? Fica pronta num instante e combina perfeitamente com molho-de-qualquer-coisa: é só abrir a geladeira e deixar a criatividade tomar conta.

Agora, será que você entende dos formatos dessa boa e velha massa? Acredite, há mais variedades entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia. Teste seus conhecimentos identificando 24 formas diferentes de macarrão.

O teste está em inglês, mas isso não faz tanta diferença na prática, já que tudo que você tem de fazer é olhar a figura e marcar o nome correspondente. Por outro lado, algum conhecimento de italiano pode quebrar o galho (confesso: foi meu italiano em coma permanente que me permitiu acertar 17 respostas).

Como bônus, depois de cada resposta (certa ou errada) você descobre o tempo ideal de cozimento para dar a consistência al dente (nem duro demais, nem molenga) a cada formato.

Se você costuma usar termos como “parafuso” e “gravatinha” para diferenciar os tipos de massa… bem, boa sorte nos chutes.

(Sim, você pode concluir que o teste vale 5.000 UCI, mas qual desses testes online não vale?)

Imagem: fabioy. Royalty free.

11 thoughts on “Você entende de macarrão?

  1. Lu, adorei o teste !
    Bom, alguns conheço o nome “original”, fiz um livro de receitas pra uma amiga e nele coloquei algumas informações legais, como tipos de massa, diferença entre seca e fresca … enfim !
    Adorei o post !
    beijos

  2. Fica muito ridiculo eu assumir aqui que só acertei 6, sendo que quatro foi no chute?

    Eu só acertei com convicção as 2 primeiras… na hora eu pensei “ah, que fácil…”

  3. Lu, que bacana isso de fazer livro de receitas! Lembro que quando uma conhecida minha casou fizemos algo semelhante, cheio de receitinhas fáceis, e ela adorou!

    Jonny, foi exatamente a minha reação: “ah, vou acertar todas” e caí do cavalo… Acertei mais pelo conhecimento de italiano do que pelo conhecimento das massas.

  4. O pouco que eu acertei foi graças aos bons chutes e um pouco de bom senso! 😀

    Cada macarrão diferente que fica difícil de imaginar quantas receitas são possíveis com tal variedade!

  5. 19, até que não tá ruim… e umas 12 eu fui na certeza, meu sangue italiano se fez presente

  6. Acertei 12… mas vou dizer que vários foram no chute ou lembrando do pouco italiano que resta na minha memória e no meu sangue hahahaha

  7. Poxa Lu,assim é dificil ne?
    Eu conheço desde pequena o macarrão “padre nosso” (aquele redondinho pequeno, que minha mãe sempre mandava comprar,o estrelinha,rsrsrs
    Acertei 9 de 24.Péssimo.Mas foi bom,aprendi alguma coisa.(Isso se eu me lembrar amanhã dos nomes, né?)
    Beijos.

  8. 16, de 24. Até que não fui mal. Melhorei depois da metade, quando passei a ler o que estava escrito em inglês (no começo só estava vendo as fotos e os nomes).

Comments are closed.