Urso de Ouro para Tropa de Elite

Parabéns ao diretor José Padilha, ao ator Wagner Mourae a toda a equipe de Tropa de Elite, um dos melhores filmes já feitos no Brasil. O Urso de Ouro no Festival de Berlim é o reconhecimento do seu incrível trabalho.

Aliás, a crítica alemã ao filme foi muito mais sensata que a norte-americana. Alguns jornais discordaram, outros concordaram com a visão do filme, mas todos afirmaram que Tropa de Elite não tem nada de fascista. Os críticos chegaram a comentar: “e de fascismo, nós, alemães, entendemos” (leia na matéria Tropa de Elite gera mais ódios que amores em Berlim). Realmente, eis um povo que não precisa ler os livros de História para entender o conceito político – ele mesmo escreveu a História.

4 thoughts on “Urso de Ouro para Tropa de Elite

  1. eu gostei bastante do filme, mas nao achei tão poderoso assim para ganhar um prêmio tão importante quanto este…
    bem bacana, mas será que foi tudo isso mesmo?
    de qqr forma meus muito parabéns ao elenco!

  2. O festival de Berlim gosta de premiar temas provocativos, vide Contra a Parede, que tratava da questão dos imigrantes turcos.

    E Tropa de Elite tinha chances no Oscar, se não tivessem enviado mais um filme sobre a ditadura (alguém ainda agüenta esse tema?).

  3. Lu, eu achei o prêmio merecido. Considero Tropa de Elite uma das melhores produções nacionais, pela realidade que apresenta e a fluidez com a qual o filme desenvolve o tema. Abraços do Mário.

Comments are closed.