Tem figurinha repetida?

Você morre de vontade de colecionar as figurinhas daquele álbum foooofo dos Ursinhos Carinhosos que viu na banca outro dia, mas já sabe que não conseguiria completar por não ter com quem trocar? Quer fazer o álbum da Copa 2010, mas acha que já passou da idade?

Seus problemas acabaram!

Ou começaram. Porque, depois de conhecer o TrocaFigurinhas.com, o céu (ou sua conta corrente) é o limite.

Capa do álbum Sonho Dourado, de Sarah Kay (1988).
Em 1988, direto do túnel do tempo.

Pra mim, tudo começou há 11 meses, quando vi um álbum cute-cute da Sarah Kay na banca de revistas perto de casa. Alguém lembra? Nos anos 80, figurinhas e papéis de carta da Sarah Kay estavam por todo canto. Aliás, o álbum Sonhos Dourados é o único da minha infância que sobreviveu às mudanças e limpas gerais (também tenho um de Jornada nas Estrelas – A Nova Geração, mas já é da adolescência).

Pois bem. Fiquei hipnotizada pelo álbum. Tentada, mesmo. A única coisa que me freava era… bem, deveria ser a sensação do ridículo, mas era o senso prático: com quem eu trocaria as benditas figurinhas? Sim, porque ninguém merece tentar completar um álbum só comprando pacotinhos (been there, done that).

Foi então que veio a idéia luminosa… ou dos infernos: googlar atrás de site, blog, lista de discussão, fórum ou whatever que reunisse colecionadores de figurinhas. Não precisei de cinco segundos pra achar a resposta: o TrocaFigurinhas.com.

bateu a sensação de ridículo: uma balzaca pensando seriamente em se cadastrar num site de troca de figurinhas pra enviar cartas pelo Brasil todo e tentar completar um álbum que crianças, crianças estavam fazendo. Cai na real, Lu Monte.

Certo. Antes de cair na real, fui checar os fóruns do site. Vários, sobre tudo e sobre nada. De cara, achei as mensagens muito bem escritas para crianças de 10 ou 11 anos… então, achei o tópico que mudaria minha vida: “Quantos anos você tem?”. Fui lendo, lendo… acredite você ou não, a média de idade da galera girava em torno de 30 anos. Daí pra mais, na verdade.

Vencidas todas as resistência e sem um pingo de vergonha na cara, joguei-me no site. Conheci gente legal (inclusive pessoalmente), participei de amigo oculto, acompanhei o cotidiano dos mais ativos no fórum e, nesse meio tempo, completei quase 30 álbuns – inclusive O Mundo Encantado de Sarah Kay, que começou essa onda toda.

Hoje, com menos tempo livre (você, que passa por aqui e nunca encontra textos novos, sente isso na pele), já não dá pra participar das conversas e brincadeiras dos fóruns, e o ritmo da coleção também diminuiu. Ca-la-ro que não parou. Está aí o álbum da Copa do Mundo 2010 que não me deixa mentir: febre nacional, graças à enorme base de colecionadores já quase completei o meu (falta apenas uma figurinha!), em menos de um mês – e olha que o álbum é imenso.

O TrocaFigurinhas.com surgiu exatamente da paixão de seu criador, o Marcelo, por álbuns de futebol. Começou em 2005, bombou na Copa do Mundo de 2006 e tornou-se ponto de encontro de colecionadores de figurinhas de qualquer tema: de Princesas Disney a motocicletas, passando por filmes, animais e super-heróis. Muita gente (eu! eu! eu!) voltou a um antigo passatempo de infância graças à facilidade de trocar com milhares de pessoas.

Sim, às vezes cartas se extraviam (Newman!) e às vezes os usuários dão calote. A grande maioria, porém, é gente boa,cumpre o combinado e ainda envia outras figurinhas quando os correios pisam na bola. O site conta com um sistema de qualificações de usuários que ajuda a manter tudo nos eixos e com uma equipe de moderadores pra banir os pilantras.

O cadastro é gratuito. Para navegar por todos os serviços e sem restrições de cliques ou de tempo, é preciso pagar uma assinatura que varia entre 15 (por 3 meses) e 38 reais (por um ano). Um preço baixo, dada a economia em pacotinhos proporcionada pelas trocas.

Se você não resiste a uma banca de revista, se adoraria voltar a colecionar figurinhas e procurava um pretexto pra fazer o álbum da Copa 2010, não perca mais tempo: cadastre-se e divirta-se!

PS: se você é uma criatura tão chata que está se coçando pra perguntar “ei, você não teve infância?”, a resposta é simples: tive e aproveitei muito; o que eu não tinha era grana pra fazer qualquer álbum que me desse na telha. Deixe de ser desmancha-prazeres e vá bater bafo na ladeira.

28 thoughts on “Tem figurinha repetida?

  1. Hahaha, o “não teve infância” eu ouço direto… E quem disse que me importo? Quando passar o hype do álbum da Copa, eu ainda vou estar lá trocando figurinhas, amarradona!

  2. Ótimo assunto!!!
    Eu descobri esse site em 2009 qdo, ao assinar a Turma da Mônica, ganhei de brinde um álbum de figurinhas chamado Princesas da Turma da Mônica. Foi o primeiro álbum que consegui completar na vida, pois quando era criança não existia a invenção mais incrível da humanidade: internet.
    Eu me amarrava! Recebia umas cartinhas com letras de criança super fofas.
    Dia desses, indiquei o site pruns amigos que também estão com o álbum da Copa.
    Beijoas.
    Vanessa

  3. Adorei seu post! Tão verdadeiro! Tão falando sobre mim… rsrs
    Também descobri o trocafigurinhas.com depois de gastar muita grana para completar albuns se trocas. E depois de achar aí sim virou um hobby de verdade. Sem limites nem preconceitos. Fiquei 2 anos afastada por ter me mudado para o exterior. Agora tento voltar, com uma vida completamente diferente e com muito mais pendencias. Mas vou continuar trocando. 🙂
    Obrigada ao Marcelo, por possibilitar este meu prazer!

  4. AMEI SUA HISTORIA!!!!!
    TAMBEM VOLTEI A SER CRIANÇA COM MINHAS FIGURINHAS…. E MEUS FILHOS TAMBEM AMAM O SITE. COM ISSO ACABAMOS FICANDO MAIS TEMPO JUNTOS..COLANDO OU PROCURANDO A FIG. QUE FALTA NO SITE:)

  5. Olha só que coisa, acompanho o Cadê o Atum, e por acaso (por causa da receita de um bolo de cenoura) cai aqui.

    Não conhecia o site vou lá me cadastrar!
    Detalhe: trabalhei em fábrica de figurinha, atendendo as cartinhas que pediam os números que faltavam.

    Não tive o álbum da Sara Kay, mas tenho o Amar É e alguns outros incompletos…
    Tb tenho figurinhas repetidas aleatórias.

    Mas nenhuma desse ano.

    Até mais!

  6. Nossa, realmente é muito difícil ser colecionador de albúns!
    No meu caso estou tentandofazer trocas de figurinhas do Albúm “O mundo encantado das princesas e estou quase ficando lokinha!!
    Se alguém que passa por aqui tiver o mesmo interesse pode entrar em contato, pois eu tenho um montão faltando e um montão repetida!!rsrsrs

  7. Ah!!! Eu receberei os próximos comentários feitos sobre esse artigo portanto, se alguém tiver interesse, é só deixar o contato artavés desse canal!!

  8. Descobri a existência de vocês, agora. Tenho umas figurinhas do Mundo Encantado e o álbum quase todo para completar. Como faço para trocar pelas figuras que preciso? Meu telefone é 2629-4029, o celular é 9406-7328. Meu e-mail é rosanizozimo@yahoo.com.br.
    Espero, ansiosa pela resposta. Estou no orkut como Rosani Zozimo.Fala comigo. Assinado ROSANI.

  9. Fui consultar o meu e-mail para ver se alguém leu meu texto acima e ainda não vi ninguém interessado em trocar figurinhas comigo, do Mundo Encantado. Ainda falta olhar o Orkut,talvez tenha mais sorte. Meu endereço para correspondência é travessa Dona Francisca, 378 fundos, Barro Vermelho, São Gonçalo do Amarante, RJ , CEP: 24416-080.
    Estou agradecendo. Ass: Rosani.

  10. Tenho uma filhinha que está colecionado o álbum “O Mundo Encantado daa Princesas”. Se alguem estiver interessado em fazer as trocas por favor entrem em contato comigo. O meu e-mail é acs0670@gmail.com. Obrigado!Estou no orkut com Abraao Clementino.

  11. Minha filha está colecionando o Albúm O mundo Encantado das Princesas, interessadas em trocar favor visite o meu blog , lá tem tels. e e-mail para contato. Os cromos que faltam para minha filha são:19/23/53/74/83/85/90/96/148/149/152/159/162/170/173/196/202/205/237

  12. Minha filha de 7 aninhos “diz ” que coleciona, e quem corre atrás, sou eu eu gosto muito disso, é um momento de relaxamento de distração pra mim.
    Por isso como faço pra trocar as figurinhas das Princesas ( o mundo Encantado) com alguem, tenho muuuitas repetidas, mas faltam tambem, vc poderia me mandar alguns e-mails pra contato.
    Obrigado.

  13. Adorei! Encontrei meu passatempo ideal!
    Sempre compro figurinhas pq acho fofinhas e não levava tanto á sério.
    Agora me empolguei…!!!
    Obrigaduu, bjus

  14. Tenho várias figurinhas do Album ( O mundo encantado das princesas) e preciso de algumas tbém e gostaria que pessoas entrassem em contato comigo através do meu e-mail ( fabicrisvi@ig.com.br) para a gente trocar essas figurinhas. Mto Obrigada. Fabiana

  15. BOA TARDE A MINHA FILHA ESTA COLECIONANDO O ALBUM (PRINCESA PARA SEMPRE)GOSTARIA SE TEM ALGUEM QUE ESTAR COLECIONANDO TAMBEM PARA FAZER TROCA DE FIGURINHA ELA TEM 71 FIGURINHA REPETIDA,QUEM ESTIVER ENTERESADO DEIXE UMA MENSAGEM TODO DIA EU OLHO NAO TEM ERRO OBRIGADO.

  16. Minha irmã tá colecionando as figurinhas do álbum princesas para sempre, e ela tem mais de 100 figurinhas repetidas. Eu queria saber se tem alguém que queira trocar.

  17. Oi minha filha começou a colecionar a DORA e PRINCESAS PARA SEMPRE
    Completamos da DORA mas o da Princesas não, falta mais de 100 figurinhas, quem quiser vender eu compro. Aguardo retorno.
    Olha a que ela precisa: C1,2,3,5,7,8,11,12,14,17,18,22,23,24,27,28,30, 32,41,43,44,48,50 …

  18. Faz muito tempo que eu tentava lembrar o nome desse álbum, eu amava essas figurinhas, até que tomei coragem e pesquisei no google: “Álbuns de figurinhas anos 80”. E como num passe de mágica me deparei com a imagem maravilhosa desse álbum que me transportou direto pra minha banca de revistinhas favorita, àquela da minha infância e adolescência, que ficava no meio da praça perto ca minha casa. Adorei saber desse blog e do site de troca de figurinhas!
    Um grande abraço!!!

  19. Tenho figurinhas para trocar do princesas para sempre e diario das princesas…

  20. Ola, meu nome e Jerry Adriano moro em Tapes RGS preciso trocar umas figurinhas da copa America Argentina 2011, campeonato brasileiro 2011, copa da Uefa Poland Ukrayne 2012, tenho repetidas da copa do mundo 2010 e desses albuns q citei acima. Quem tiver pra trocar, favor entrar em contato comigo.0(,,,)51 98920811. Abços a todos colecionadores.

Comments are closed.