Resultado: os gastos com o Pan-americano 2007 valem a pena?

Em 13 de junho, perguntei se valia a pena gastar tanto dinheiro com o Pan-americano 2007, no Rio de Janeiro.

Pouco mais de 2 meses e 194 votos depois, o resultado é que:

  • 25%, ou 48 votantes, acham que sim, pois reverterão na melhoria da imagem do Brasil e da qualidade de vida dos cariocas
  • 75%, ou 146 votantes, acham que não e acreditam que os recursos deveriam ser usados para resolver os graves problemas do Rio de Janeiro

Resultado da Enquete: Os gastos com o Pan-americano 2007 valem a pena? Minha opinião sobre o assunto não mudou. Sim, foi legal ver o Brasil ganhar medalhas, a competição foi acessível aos praticantes de modalidades que contam com poucas verbas e muitas dificuldades para bancar viagens e, ok, talvez uma ou outra instalação venha a beneficiar a população do Rio de Janeiro.

O fato é que temos questões realmente graves para resolver. A criminalidade, a péssima qualidade do sistema educacional, o descalabro do Sistema Único de Saúde, para ficar apenas com três exemplos, são problemas urgentes que atingem não só o carioca, mas cada brasileiro, direta ou indiretamente. Eu sei, estou sendo repetitiva.

Gostei do debate, especialmente nos comentários feitos ao artigo original. Outro acréscimo valioso à discussão é a compilação de artigos sobre o tema organizada pela Veridiana Serpa. Sugiro a leitura de todo esse material.

Ainda não coloquei uma nova enquete no ar. Aliás, estou cada vez mais dividida sobre a utilidade dessas pesquisas. Comentários sobre questões específicas são muito mais instigantes que meros números impessoais.

O que você acha? Pesquisas de opinião nos menus laterais de blogs são úteis? São interessantes?

(Será que devo criar uma enquete para responder essa pergunta? 😉 )

10 thoughts on “Resultado: os gastos com o Pan-americano 2007 valem a pena?

  1. Não tem como mudar de opinião, né Lu? Complicado…
    Sobre as enquetes, eu gosto. Respondo todas…
    Beijos

  2. Você vota em enquetes, sim ou não?
    Não teve como evitar, hehe…
    Acho enquetes válidas quando o assunto vale a pena, se usadas com moderação são bem interessantes.
    Uma genial que vi outro dia em um blog americano perguntava:

    Você dormiria com Shoemoney por um link?

  3. Boa, noronha, hehehehe.

    A questão é que os comentários ao artigo foram tão interessantes, apronfundando a discussão… e a enquete não permite isso. Daí a minha dúvida.

    Se bem que, é claro, é muito mais provável um visitante clicar numa enquete que deixar um comentário.

    Dúvida cruel! 😛

  4. Sobre o tema…

    Julgo que não vale a pena não.

    Sinceramente, é uma espécie de “Copa do Mundo” em escala menor… como você disse, existem problemas mais urgentes a serem resolvidos e publicidade e boa imagem não matam fome de crianças nas ruas, não criam condições melhores de saúde e nem fornece emprego a quem precisa.

    E enquetes são boas sim, quer melhor jeito de saber a opinião do leitor? Claro que haverão votos de “paraquedistas”…

    Abraços!

  5. Oi, Lu!!

    Eu tomaria como “minha” a sua opinião, porque é o que penso também! Acho importantíssimo o incentivo e o investimento aos esportes, mas penso que neste caso não se encaixa bem nisso. Essa quantia toda poderia ter sido usada para incentivos em outros sentidos e ainda ser direcionada para outros tantos problemas mais urgentes. Não sou contra o Pan em si, só acho que, assim como muitos outros eventos esportivos perdeu seu “espírito” original para se tornar a propagada de uma imagem que se quer passar, especialmente lá fora… uma imagem que não condiz com a necessidade dos que estão escondidos atrás dessa fachada.

    Agora, sobre as enquetes. Eu acho interessante quando ela é bem elaborada e os resultados se transformam depois (ou antes e depois, como vc fez) em um belo texto reflexivo e ponderado, com comentários. Não vejo utilidade é naqueles “típicos” e bobos que não rendem nada mais do que simples números insossos.

    😉

  6. Também não mudei de opinião.

    Duvido que a grana investida no Pan, seria melhor aplicada se o Rio não fosse palco do evento.

    Só achei que alguns atletas de elite que não vieram, poderiam ter um pouco mais de, digamos, respeito, e dar mais importância a ele.

  7. Não valem a pena!
    Tantas carência em vários setores e o governo gasta bilhões com o pan.
    Só o lulalelé e sua corja mesmo…
    Tsc tsc tsc.

Comments are closed.