Dia de Folga » Opinião com gelo e laranja.

Pão e Circo – digo, Copa do Mundo

Publicado em 30/10/2007, em cidadania. Tags: ,

Enquanto o governo comemora o anúncio do Brasil como sede da Copa do Mundo 2014, eu me lamento. Você também deveria.

Sabe qual será o custo para a realização dos jogos aqui? 10 bilhões de dólares. Isso mesmo. Claro que essa é só a previsão inicial. Lembra que o Pan-americano 2007 custou seis vezes o valor previsto?

Não é falta de patriotismo da minha parte. Não é birra com o futebol – nem descarto a possibilidade de assistir a um jogo (já que Brasília deve ser uma das cidades “premiadas”). É realismo, só isso. O Brasil passa por graves problemas graves e não tem dinheiro sobrando (até onde se sabe).

Pão e Circo A infra-estrutura está caindo aos pedaços: problemas em estradas, portos, aeroportos, geração de energia elétrica, para citar apenas alguns. Há crises em várias esferas: desmatamento desenfreado na Amazônia, polícia e forças armadas mal-equipadas, da saúde pública sucateada, professores sem formação ou remuneração adequadas, previdência falida.

Mas, afinal, quem se importa com tudo isso? O que vale é que vamos sediar uma Copa do Mundo.

Convém a Lula e seu séquito manter uma grande massa de manobra, cordeirinhos dependentes e sem iniciativa, alimentados com bolsas e programas assistencialistas. O governo ainda sai por aí coberto de elogios e, se de repente aparecerem intenções lulísticas de um terceiro mandato, o povo vai soltar rojão.

Some-se a isso o pan-americano, o futebol, o carnaval e pronto – estamos de volta à Roma Antiga, direto do túnel do tempo.

A política do “pão e circo” não funcionou por lá. Em dado momento, o caos dos serviços públicos era tamanho, as disputas pelo poder eram tão intensas e a falta de dinheiro até para pagar o ordenado do exército – peça-chave da organização romana – era tão ultrajante que o esquema todo ruiu. Obviamente, o “pão e circo” também não funcionará eternamente por aqui.

Resta saber quanto tempo temos até esse castelinho de cartas ruir, e quais os efeitos nefastos que serão deixados como legado.

P.S.: não, não vou discorrer sobre a ida de Paulo Coelho no papel de “ícone cultural brasileiro”. Não vale a pena.


31 comentários para “Pão e Circo – digo, Copa do Mundo”

  1. Jonny disse:

    Olá Lu…

    Vai existir uma diferença básica entre o Pan e a Copa do Mundo.

    No Pan, boa parte do dinheiro foi utilizado na construção de arenas para os jogos.

    Não li o que eles pretendem fazer com a Copa, mas o Brasil seria LOUCO de construir novos estádios.

    Só no RJ temos 2 estádios recém inaugurados – O Maracanã reformado e o Engenhão, ambos extremamente ótimos para sediar jogos.

    Aqui em São Paulo temos o Morumbi, que até onde eu sei o (eca) São Paulo se comprometeu a reformar.

    Em Minas tem o Mineirão (esse sim aparentemente precisa de uma super-reforma).

    No Paraná tem o Arena da Baixada, que é FABULOSO!

    No Sul tem o Beira Rio e o Olimpico, que tamém com uma reforma ficariam prontos.

    Grande parte da verba será gasto em infra estrutura, como reforma dos aeroportos, melhoria do transporte público, reforma das estradas, etc, etc, etc. Eu acho que isso deveria ser feito independente de ter ou não uma Copa do Mundo!

    O sistema aéreo de SP parou só por causa de uma formula 1…

    (agora toca o despertador)

    Obviamente tudo isso seria lindo e maravilhoso, se não fosse a maldita corrupção!

    Agora você me pergunta: Jonny, você é contra ou a favor?

    Eu serei a favor se me garantissem que NENHUMA OBRA SERÁ SUPERFATURADA e que ninguém levará uma por fora, mas como estamos falando de Ricardo Teixeira na presidência da CBF, eu sou totalmente contra, porque eu sei que vai rolar muita coisa por debaixo dos panos!

  2. Rodrigo disse:

    o sua ignorante, só li seu primeiro parágrafo e desisti de ler o resto
    ve se experimenta analizar quantos bilhoes de reais que circularão e entrarão no Brasil devido à copa 2014
    tzc..tzc..tzc…
    santa ignorância

  3. Paulo Villela disse:

    Lu,
    Estudei um pouco sobre Roma recentemente, e a minha conclusão é que se o senado romano conhecesse nossos políticos de hoje, certamente ficariam envergonhados.
    Mas tem muita gente que gosta só de oba!oba! mesmo.
    Agora eu ainda vejo uma luz no fim do túnel, se conseguirmos mostrar para as crianças e os mais jovens que este Brasil de hoje, jamais foi o país do futuro.
    E somente eles poderão, ou terão a oportunidade de mudar essa situação.
    E o pior é que tem muita gente por aí, que não tem nem o pão pra comer…
    abs

  4. Fabiana disse:

    Estava eu preparando um post exatamente sobre isso lá para o Blog e me deparei com esse seu texto. Perfeito. Penso da mesma maneira. Quero estar viva daqui a sete anos só para ver que rumo toda essa situação vai levar. Se o Pan Americano, que foi uma competição centralizada, já custou os tubos, fico imaginando uma Copa, que tem proporção mundial. Os Brasileiros não mereciam isso.

  5. Paulo Sidney disse:

    Lu,

    concordo com você sobre o fato de nossa infra-estrutura estar totalmente quebrada. Por outro lado, um evento desse porte, traz muitas divísas ao país, gera emprego, etc…Não dá pra comparar um Pan-Americano com um Copa do Mundo.

    Você acha que o Brasil ainda vai ser um país de justiça social, sem violência, com políticos honestos e com um infra-estrutura de primeiro de mundo? Ledo engano, particularmente não creio que isso melhore muito, quem sabe daqui umas 10 gerações. Desde que me conheço por gente, o Brasil tem os mesmos problemas e por incrível que pareça, todos aparecem com as mesmas soluções!! É engraçado né?

    Sabe qual o problema Lu, é criaram um instituição com Fins-Lucrativos, chamada Politicagem. Eu não entendo porque as pessoas acumulam anos e anos em cargos políticos(sou tolinho mesmo), será que é por causa dos altos salários que recebem?(sic) Será que a corrida seria a mesma se vereadores, deputados e senadores, prefeitos e governadores recebessem apenas um ajuda de custo de R$ 300,00, ou seja, mais ou menos um salário mínimo, ahhh pasmem senhores,eu dúvido que haveria político nesse país, plenários estariam as moscas. Essa é o tipo da pergunta que ainda farei a um político.

    Bem, enquanto isso…circo e circo…e a bola vai rolar…

    Abraço,
    Paulo Sidney

  6. Paulo Sidney disse:

    ….continuando pra então finalizar…

    Seu blog é muiiiiitoooo legal!! Já assinei o feed…

    Abraço.
    Paulo Sidney

  7. [...] no mérito de discutir política, corrupção, mal uso do dinheiro público, etc. Pra isso, a Luciana Monte já deu o pitaco dela. O que eu proponho é algo diferente, um pequeno cálculo matemático. Muitos poderão julgar meu [...]

  8. Thássius disse:

    Os custos/investimentos (não sei bem qual o termo) também vão depender de quem vai pagar a conta. Poderia ser a iniciativa privada, mas tenho minhas dúvidas quanto a diversas licitações pública.

    Ainda raciocino sobre o assunto. Em breve pretendo escrever sobre no meu blog :P

  9. [...] ser escrito sobre o assunto e já detectei dois artigos na blogaria: do Marmota e da Lu Monte. Esse, coincidente em visão com uma postagem que fiz (Pan é circo) por ocasião [...]

  10. Bia Cardoso disse:

    Quero a Copa no Brasil e concordo com alguns argumentos que o Paulo apresentou ali, mas principalmente, porque ridiculamente o Brasil é o país do futebol. Sim, nós temos um bilhão de problemas, mas todos, todos só serão resolvidos a longo prazo.
    Se as obras serão superfaturadas? Claro que serão, a corrupção está impregnada em qualquer obra desse país. Se esse dinheiro teria um destino digno? Não sei, isso depende das pessoas realmente tomarem consciência a respeito de quem estão elegendo.

    Meu argumento principal é muito ridículo, mas é o que acredito de melhor, será uma grande festa a Copa no Brasil, uma festa incrível e haverão pessoas cheias de histórias para contar e tudo mais. São eventos que marcam a vida de amigos, pessoas e tudo mais. É puramento uma política de pão e circo? Claro que é. Mas há muito, muito mais dinheiro já sendo desviado antes mesmo da Copa ser feita.

    E sobre o Paulo Coelho, não leio os livros dele, não sou fão do cara, mas acho que para eventos mundiais ele é um representante de sucesso, é alguém conhecido lá fora e o mérito é todo dele, pois não vejo seus livros sendo empurrados goela abaixo das pessoas.

  11. Maysa disse:

    Lu, penso exatamente como vc.

    Quando soube do anúncio da FIFA senti uma mistura de alegria e decepção/tristeza. Só pra deixar bem claro, a minha alegria é pq ao contrário de vc, adoro futebol e a Copa sendo aqui adiantou em alguns anos a minha “primeira Copa”, mas no mais… Vc falou tudo.

    E permita-me discordar só de mais um ponto. Não é apenas a Lula que convém manter cordeirinhos não. Lembre-se que antes o Brasil já tentou sem sucesso sediar outras Copas do Mundo e depois ainda tem as Olimpíadas… Sabe o que significa né? Mais obras, mais possibilidade do dinheiro escorrer pra dentro de algum bolso por aí.

    E quanto a Paulo Coelho e os globais que participaram da festa eu nem sei o que digo… Já ouviu aquela expressão *eu tenho vergonha pelos outros*? Cabe perfeitamente. Acho que quem diz que a festa foi perfeita e o Brasil foi bem representado deveria ter mudado de canal e assistido a transmição do evento por qualquer emissora que não fosse a Globo.

    Eu sugeriria a ESPN.

    Ih que assunto vai render…

    bjs

  12. [...] Começaram também as discussões sobre os benefícios que o evento pode trazer para o país, ou os malefícios. A exemplo do Pan Americano, acredito que haverá super faturamento de obras, graças à nossa cultura do “jeitinho brasileiro”. Se estes gastos superarem o retorno do investimento, será uma tragédia. [...]

  13. [...] resto eu concordo em gênero, número e grau com a Lu, desculpe-me se você é fanático por futebol, mas um país miserável como o nosso não pode [...]

  14. Alex Alvarez disse:

    Oi Lu,
    Concordo em tudo com você. É triste que o povo saiba que grande parte do dinheiro investido na Copa vai ser embolsado, e ainda assim apoiem o projeto sem pensar duas vezes.
    Eu apoio que o Brasil seja sede de uma Copa do Mundo, não de uma das maiores roubalheiras da história do mundo.
    Tudo vai depender de até onde o povo aguentar ser sacrificado…
    E concordo com o Paulo Sidney. Não existiriam políticos se eles não ganhassem rios de dinheiro. Só seria político quem realmente quisesse ajudar o país. Talvez aí esteja a solução dos problemas do Brasil.
    Abraço

  15. Olá Lu!

    Bom, concordo com o Jonny. Acho que a Copa será ótima para a infra-estrutura que o Brasil tanto precisa.

    Quanto à política pão-e-circo, também concordo. Mas as novelas, os campeonatos de futebol, o BBB (o da Globo), todos desempenham o mesmo papel.

    Abraços!

  16. [...] Pão e Circo – digo, Copa do Mundo – Dia de Folga [...]

  17. Lucas C. disse:

    A cada 10 dólares que entram no Brasil, seja de que forma for, saem 7 .

    Seja lá quanto dinheiro entrar no Brasil por causa da COPA, nada ficará nas mãos de quem precisa.
    Quem ganha com isso são as grandes construtoras, grandes “empresas de aviões”(esqueci o nome delas), grandes agencias de turismo, mas afinal o que minha mãe , funcionária publica – enfermeira que trabalha todas as tardes das 12h as 18 e dá plantoes 4 vezes na semana, vai ganhar?
    O salário do operário vai aumentar?
    Vai ficar mais gente sem passar fome?

    O que pode acontecer de bom é os turistas darem esmolas aos mendigos – e isso é bom ?.

    Concordo Lu.
    Primeira vez que visito seu blog, e já lhe admiro por essa visão crítica de mundo, que todos deveriam ter.

  18. Lucas C. disse:

    *Mae foi só um exemplo próximo.

    Falo de coisas que eu sei.
    Coisas que eu convivo.
    E ela trabalha das 12 as 22h.
    Erro ae na hora de contar as horas.

  19. Lucas C. disse:

    E de que adianta melhorar a infra-estrutura de depois o governo nao cuidada dela.

    Nao conserva e acaba tudo sendo privatizado.
    É foda o Brasil,

  20. Lucho disse:

    Ótimo texto, Lu.

    Uma outra coisa que ninguém fala é que o Rio de Janeiro, mais uma vez, entrará na disputa para ser sede de Olimpíada. As olimpíadas de 2016. O governo não quer nada também, né? Uma copa do mundo e logo em seguida uma olimpíada.

    Assim como você eu sou contra a essa copa do mundo “arranjada”. E eu sou mais radical. Na minha opinião, nem deveria ter acontecido o panamericano do ano passado.

    As diversas infra-estruturas (transporte, estádio, habitação) podem até melhorar, mas enquanto o país não tiver condições de proporcionar uma vida minimamente digna para todos os habitantes, não pode sewr sede de eventos de grande porte (sejam esportivos ou não).

    E isso só vai acontecer no ano de 2248. Isso se um meteoro ou bomba atômica não acabar com o mundo antes.

  21. Mariana disse:

    SENSACIONAL, Lu!
    Como brasileira, tenho um apreço imenso pelo futebol, mas ainda assim, é preferível que se gaste todo esse dinheiro com educação e saúde.
    Mas estamos no Brasil, não é? Respeito com os seres humanos é pedir demais. Isso não vai mudar, e continuaremos vivenciando até o fim de nossos dias essa “pouca vergonha”.

  22. Daniel disse:

    Muito bom seu comentário. A ideia de copa no mundo no Brasil é uma vergonha.

  23. Blog do Lucho disse:

    E vai sair a sede das olimpíadas de 2016….

    como sede da copa do mundo de 2014. Lamentavelmente mesmo. Eu, assim como outras pessoas lamentam profundamente essa escolha….

  24. Josean Franco disse:

    Onde é que fica a Educação Física Escolar neste contexto,já estão tentando acabar com ela e deixando só o esporte em foco, não estão preocupados com a formação do individiduo, só se fala de turismo infra estrutura, aeroportos, qundo de fala no ser não dão muita importância, mais oi ser é tudo, o Brasil vai continuar com essa roubalheira, e as mentes cada vez mias poluidas. Porque se preparem o governo geralmente usa esses momentos para empurra emendas constitucionais, mais niguém liga com isso.

  25. Josean Franco disse:

    o ter é tudo, não o ser, mentes cada vez masis poluídas, desculpes os erros

  26. [...] Pão e Circo – digo, Copa do Mundo – Dia de Folga [...]

  27. tiana f magalhães disse:

    faço minhas suas palavras Lu, parabéns, excelente texto o Brasil sediar uma copa de futebol é um derrespeito para com um povo que paga taxas de impostos mais altas do mundo, sem retorno algum, nariz de palhaço já, para o zé povinho.

  28. MARCILENE disse:

    só acho que a copa co mundo “mascara” a nossa realodade social

  29. iane santos disse:

    Se vai ter desvio de verba é uma certeza, porém vai ter rentabilidade com certeza ! Onde o governo brasileiro vai gastar dinheiro em benéfico do país , se não tiver retorno ? Mas o que eu entendi é que o governo busca investimentos externos, U$ , vamos ser óbvios esses investimentos básicos dos quais o blog relata, jamais irá se concretizar enquanto o poder que o povo emana e tem direito for praticado efetivamente ! Caso contrario essas infraestruturas e esses benefícios via copa do mundo serão os únicos que teremos ! É muito fácil apontar os problemas, difícil é propor soluções!
    O Brasileiro é um povo acomodado e é merecedor dessa situação, acho que o governo só reflete as atitudes da população de marasmo !
    Então não há o que reclamar !

  30. felipe disse:

    concordo com vc
    Tem gnt falando q vai atriar muito dinheiro, q copa eh rentavel, entao fala la pra Africa do Sul q ta querendo derrubar os estadio pq nao da para bancar os altos custos dos estadios.

    A copa vai alem da nao dar tanto lucro assim, gerar prejuizo a longo prazo, visto q a infra-estrutura de primeiro mundo eh cara.

    Mas q continue o panis et circensis

  31. Gabriel disse:

    Cara , o Brasil , é uma das maiores potências econômicas do mundo, como não ter renda suficiente para reformar estádios ? Amigo Copa do Mundo é tradição no MUNDO inteiro , nenhuma copa do mundo , foi adiada ou cancelada , muito menos será no Brasil . E além disso , melhorias nas cidades pelo menos no Rio de Janeiro , estão tendo MUITAS mudanças , !
    #AquiÉRJ #AquiéFLAMENGO

Deixe um comentário

Lu MonteA autora mora em Brasília e atende por Lu (de Luciana). Ou Lu Monte, já que há um monte de Lus. Mais?

No Dia de Folga, fala sobre entretenimento de qualidade, minimalismo, receitas e interesses variados. Também tem outros blogs.

Opine sobre o Dia de Folga. Leva só três minutos!

46 queries. 0,297