Outubro Rosa: câncer de mama, informação e internet

Outubro Rosa Estamos no Outubro Rosa, e as moças do LuluzinhaCamp não podiam deixar passar a oportunidade de falar sobre uma questão tão importante: o câncer de mama. Hoje e pelas próximas terças-feiras do mês, esse é o assunto no Dia de Folga.

O Outubro Rosa surgiu na Califórnia em 1997 e espalhou-se pelo mundo. A idéia é conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. O câncer de mama é o que mais mata mulheres em todo o mundo, mas não precisa ser assim: quanto mais cedo o tumor for descoberto, menos invasivo será o tratamento e maiores as chances de cura. No estágio inicial da doença, a expectativa chega a 95%. Vai daí que as visitas anuais à/ao ginecologista, a mamografia frequente a partir de determinada idade (normalmente, 40 anos) e o autoexame são fundamentais.

Aliás, cabe lembrar: o autoexame não deve ser feito como única forma de prevenção. Quando o tumor é detectável no autoexame, é porque já evoluiu – por outro lado, nódulos benignos podem ser confundidos com câncer. O exame clínico e a mamografia são, portanto, indispensáveis como parte da rotina feminina.

A partir de maio de 2009, entrará em vigor a Lei nº 11.664/08, que assegura a todas as mulheres o direito à mamografia periódica realizada gratuitamente pelo SUS após os 40 anos (bem como o exame preventivo de câncer de colo do útero para todas as mulheres sexualmente ativas).

A internet é aliada importante na luta contra o câncer de mama. Nada substitui a visita ao médico, mas a web ajuda com sites informativos, no encontro de mulheres que viveram e derrotaram a doença e na repercussão de ações e campanhas. Alguns exemplos:

Câncer de Mama: Eu Sei o Que é Isso!: mantido pelo Instituto NEO MAMA, há anos fornece mamografias gratuitas a mulheres que não podem pagar pelo exame e conta com a ajuda de todos nesse processo – um clique por dia e você contribui para que as doações de exames pelas entidades apoiadoras continuem.

Enzimas Virtuais: a Dani teve câncer de mama em 2007, superou a doença e criou o blog para compartilhar sua experiência e ajudar outras mulheres na mesma situação.

Esperança e Vida: informa sobre organizações de apoio e centros de diagnóstico na América Latina.

FEMAMA: a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama mantém o projeto Te Toca Brasil, que visa a sanar as deficiências na área de saúde da mama e garantir condições para a cura das mulheres atingidas pela doença.

INCA – Instituto Nacional de Câncer: traz informações técnicas sobre a detecção e o tratamento do câncer de mama.

Mulher Consciente: uma iniciativa da FEMAMA para esclarecer sobre o câncer de mama. Veicula a campanha Não Aceite Informação Pela Metade para divulgar a importância da mamografia.

Susan G. Komen for the Cure (em inglês): arrecada fundos para a pesquisa de tratamentos mais efetivos e, principalmente, de uma cura para o câncer de mama.

Por fim, mas não menos importante, o convite do Plugbr.net: o Silvano convoca os blogueiros (sim, os homens também!) para uma blogagem coletiva no próximo fim-de-semana, dias 11 e 12 de outubro, em prol da conscientização sobre o câncer de mama.

18 thoughts on “Outubro Rosa: câncer de mama, informação e internet

  1. Lu, obrigado por ter divulgado, é uma preocupação de todos. As ações que estão sendo desenvolvidas neste mês são de suma importância para que a mulher fique sabendo e busque realizar os exames necessários. Abraço.

  2. Lu, estou estranhando que a mídia , especialmente a tevê aberta, que é a acessada por mulheres de baixa renda, não faça campanhas mais incisivas sobre o tema.
    Tais informações precisam ser disponibilizadas.
    beijo, menina

  3. Silvano, é isso aí. Quanto mais gente falando do tema, melhor.

    Denise, mesmo na tv fechada não se vêem campanhas, exceto por um ou dois canais…

    Dani, obrigada! 🙂

  4. Parabéns ao blog pela campanha! Blogs que aderiram (até onde sei):
    • Banco de Perucas – Liliane Ferrari
    • Câncer de mama – Um toque pela vida, – Silvano
    • Como fazer o autoexame das mamas – Sturm und drang!
    • Luluzinhas – Lúcia
    • Outubro rosa – Kaka
    • Outubro Rosa: cabelos e autoestima – Cynthia Semíramis
    • Outubro Rosa: câncer de mama, informação e internet – Dia de Folga
    • Outubro rosa: Câncer de mama, informação e internet – Luciana Monte
    • Outubro Rosa: porque mulheres de peito cuidam deles! – From Lady Rasta
    • Outubro: mês mundial de conscientização sobre câncer de mama – Veridiana
    • Pró Curar – Maristela
    • Pro Peito: como fazer o autoexame – Casa da Gabi
    • Pro-Peito – Não tenha medo – Lagartixa’s Weblog
    • Samantha Shiraishi – Samantha
    • Uma bolinha esquisita – Liliana
    • Luz de Luma – Luma
    • Simples coisas da vida – Cirilo
    • Encontros do Cotidiano – Telma
    • Plugbr.net – Silvano
    • Síndrome de Estocolmo – Denise
    Sites (tb. em ordem alfabética) que já manifestaram apoio à nossa iniciativa, cujo principal carro-chefe tem sido o farmacêutico bioquímico Silvano Vilela, do blog Plugbr.net:
    • Câncer – Direito e Cidadania (advogada e escritora Antonieta Barbosa)
    • FEMAMA – Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama
    • MAMAinfo (Sonia)
    • Mulher Consciente (jornalista Glória Maria)
    NOTA: Antonieta Barbosa, do site Câncer – Direito e Cidadania, deu entrevista hoje ao blog Pró Curar, de Maristela Simonin (www.procurar.wordpress.com).
    Abs., Maristela.

  5. Prabéns pela reportagem e pelo apoio a esta causa. Ela é de todos nós e pode salvar a vida de nossas mães, filhas, esposas e amigas!

  6. Eu tenho 27 anos descobri q estou com cancer de mama estou na 1° sessão de quimio, Graças a Deus to passando muito bem, não me deixei abater pois tb nem posso pois tenho um filho de 1 ano e 9 meses. Quero só repassar que se conhecer alguém q esteja passando por isso só de muita força a amizades os familiares são todos muito importante. Tenho muita fé e não me deixo cair nunca. Somos todas fortes e com os amigos e familiares não temos o q TEMER. Boa sorte pra todos um grande bj.

  7. Essa história de fazer auto exame apartir dos 40 anos é uma baita besteirta, pois não tenho NEM IDADE nem TENHO NENHUM CASO NA FAMILIA DE CANCER DE MAMA. Então indiferente da idade faça vc mesmo o auto exame em casa e pelo menos uma vez por ano faço uma eco ou uma mamografiae qualquer coisa diferente no seu corpo procure um médico comete com quem vc confie. Não deixe tardar e muito menos pense q só acontece com os outros. Grande bj

  8. QUERIDA, MORAMOS AQUI EM MANAUS E FOI ÓTIMO TER ENCONTRADO ESTE, POIS NOS PRECISAMOS DE PARCERIA, TROCA DE CONHECIMENTO, E TAMBÉM SABER COMO PODEMOS CONSEGUIR PERUCA ,PARA NOSSAS MULHERES AQUI, ESPERO QUE VOCÊS RECOMENDE NOSSO BLOG E DEIXE SEU COMENTÁRIO ACEITAMOS CRITICAS POIS COM ELAS CHEGAMOS A PERFEIÇÃO, NOSSAS CORES SÃO VERDE QUE REPRESENTA A AMAZÔNIA,REGIÃO ONDE VIVEMOS,E A ESPERANÇA NA CONTINUIDADE DA VIDA SUPERANDO TODAS AS DIFICULDADES,E O ROSA DA FEMINILIDADE DA MULHER QUE NUNCA PODE SER ESQUECIDA, TEMOS O LAÇO DO ABRAÇO CONTRA O CÂNCER DE MAMA ONDE ACRESCENTAMOS O VERDE,POIS ELE ROSA E UNIVERSAL , NOSSO TWITTER E gammaAmazonia

  9. Olá Luciana, vai ter um evento em Campinas – SP, sobre o câncer de mama, vc poderia publicar no seu blog? Desde já agradeço!

    Women’s Fair – Lifestyle & Store
    Data e horário: 02/04, das 14h às 20h
    Local: Vert Eventos – R. Frei Salomão, 231 – Sousas
    Pontos de Vendas: Ventura Mall, AMZ Relações Públicas
    Parte da venda será revertida ao Hospital da Mulher – CAISM/Unicamp
    valor ingresso
    *R$15,00

Comments are closed.