O twitter pode ajudar na sua dieta!

O twitter vem se mostrando um verdadeiro canivete suíço virtual personalizável power mega accelerator (ok, empolguei-me só um pouquinho). Além de ficar a par do que vai pelo mundo, trocar idéias e manter contato com amigos e conhecidos, no computador ou no celular, a gama de aplicativos que usam o mais famoso serviço de microblog só tem crescido e traz coisas bem interessantes, como o TweetYourEats, que descobri graças à Luma Kimura.

No painel de controle do TweetYourEats, você pode inserir ou corrigir informações facilmente.
No painel de controle do TweetYourEats, você pode inserir ou corrigir informações facilmente.

O TweetYourEats ajuda você a manter um diário alimentar de uma forma incrivelmente prática: por meio de directs para o usuário tyeats, você informa o conteúdo das suas refeições e acrescenta o valor calórico, o total de pontos (se você segue a famosa dieta dos pontos), a quantidade de gorduras e de carboidratos.

Você pode atualizar o twitter facilmente via computador (há vários aplicativos que facilitam o processo – meu preferido ainda é o twitterfox, extensão para firefox) ou celular. Ou seja, não tem mais desculpa para não anotar direitinho tudo o que come na rua, em casa ou durante sua jornada de trabalho.

Ainda há a opção de acessar diretamente o seu painel de controle do TweetYourEats e inserir lá mesmo as informações da sua dieta, ou complementá-las. Você pode, por exemplo, acessar a versão móvel do twitter e registrar no seu diário que comeu um CheddarMcMelt com coca zero e uma porção média de fritas. Depois, quando estiver diante do computador, pode atualizar o TweetYourEats com o número de calorias e a quantidade de gorduras da refeição. Uma mão na roda, já que nem sempre sabemos o valor calórico do que comemos, mas facilmente encontramos esse tipo de informação na internet.

Palavras-chaves no direct informam o tipo de refeição e seu valor nutricional.
Palavras-chaves no direct informam o tipo de refeição e seu valor nutricional.

Outra coisa bacana é a possibilidade de armazenar seus objetivos, ou seja, a quantidade máxima de pontos, calorias, gorduras ou carboidratos que você pode ingerir por dia. OTweetYourEats faz a soma dos itens consumidos automaticamente e fica mais simples manter-se abaixo do teto.

Não se preocupe: seus seguidores não verão essas twittadas (que são via direct, lembra?, a não ser que você se atrapalhe) e o TweetYourEats protege suas atualizações dos olhares curiosos, se você assim desejar.

O serviço ainda pode melhorar em alguns aspectos: painel em outros idiomas (atualmente, só em inglês, obóvio), envio de um resumo diário para seu email (até existe a opção, mas está desabilitada) e subtração automática entre objetivos diários e itens consumidos seriam recursos desejáveis. No geral, contudo, o TweetYourEats já é excelente.

Em tempo: você precisa pedir um convite para poder usar o serviço. No meu caso, o convite veio em menos de 12 horas.

Diário Alimentar

Talvez você esteja se perguntando para que serve um diário alimentar. Bem, essa é uma das técnicas mais eficazes para perder e, principalmente, manter o peso, desde que você a utilize com regularidade e sem mentiras (qual é a vantagem de mentir pra si mesmo, afinal?).

Quando você anota tudo o que come durante o dia, tem a exata noção dos seus hábitos. Pode dar-se conta, por exemplo, que belisca muito mais entre as refeições do que deveria, ou que passa muitas horas sem comer (dois hábitos prejudiciais para quem deseja perder peso) ou, ainda, que está comendo muita bobagem na rua.

O diário alimentar não é aliado somente dos gordos. Pessoas que passaram por uma dieta de emagrecimento e, agora, desejam manter o peso se beneficiam grandemente dele. Quem quer engordar também sai ganhando, porque detecta mais facilmente onde a alimentação é deficitária.

A única parte inconveniente do diário é ter de carregá-lo pra cima e pra baixo. Não adianta mantê-lo na gaveta e dizer “à noite eu anoto tudinho”, porque você não vai anotar, seja por cansaço ou esquecimento. Usar papéizinhos para os rabiscos diários e passá-los a limpo ao fim do dia é uma alternativa mais confiável, mas pouco prática e você pode desanimar logo. Eu mesma consegui ser fiel ao meu diário por umas poucas semanas – depois vieram os imprevistos, os esquecimentos e por aí afora. Quando você deixa de anotar tudo certinho por dois ou três dias, fica fácil abandonar todo o processo.

Por isso gostei tanto do TweetYourEats. Para quem tem a internet sempre à mão, ele é o fim das desculpas!

5 thoughts on “O twitter pode ajudar na sua dieta!

  1. Que bom que seu convite chegou rápido, Lu! O meu demorou bem, mas parece que eles estão mesmo beeem no começo do desenvolvimento do serviço ainda. Mas parecem ter boa vontade, tenho trocado e-mails com um cara de lá, mando sempre umas idéias e opiniões… vamos ver no que dá! 😉

    Só fiquei um pouco chateada este fim de semana, o tyeats não “pegou” nenhuma DM que mandei para o Twitter! =(

Comments are closed.