O pior é que a gente paga por isso

Fato: a televisão aberta brasileira é um lixo na maior parte do tempo. Aí, assim que você começa a ter grana para chegar ao fim do mês sem precisar penhorar a alma na Fininvest, contrata um serviço de televisão por assinatura. Agora, pode se deliciar com dezenas de canais de qualidade, certo?

Errado.

Junto com meia dúzia de canais bacanas, você leva montes que não prestam. Tem que aguentar séries e filmes mal dublados. Submete-se a intervalos comerciais homéricos (se eu já pago a tv, qual a necessidade de tanta propaganda?). Lida com legendas mal-feitas ou, simplesmente, não feitas (Sony e Warner são especialistas nisso). Vê o mesmo filme trocentas vezes. E ainda precisa lidar com a Síndrome do Domingão do Faustão: nos fins-de-semana, a qualidade da televisão a cabo cai proporcionalmente à da tv aberta.

Você aceita isso tudo, embora pague no mínimo uns 100 reais por mês e, lá no fundo, desconfie de que merece algo melhor. Tudo bem. A gente se acostuma com tudo nessa vida.

Agora, no último sábado, a NET extrapolou:

O mesmo filme ao mesmo tempo em dois canais

É isso aí: Universal Channel e Fox exibiram o mesmo filme no mesmo horário. A sincronia foi quase perfeita – a diferença era de apenas 1 minuto e 18 segundos.

Nem pra ser um ultra-mega-power filme. Quero Ficar com Polly é só bonzinho. E passa uma vez por mês, pelo menos.

Eu sei, televisão por assinatura é o menor dos males…

20 thoughts on “O pior é que a gente paga por isso

  1. A pior parte não é essa, a pior parte é que ainda tem gente que se impressiona com o fato de haver um menor de pessoas vendo TV ainda que esteja aumentando o número de potenciais telespectadores. Será que não tem ninguém inteligente o suficiente para somar 1 1 atuando nesse negócio ?

  2. Há algum tempo eu vasculhei todos os canais á procura de opção para a dupla Faustão/Gugu. E só encontrei uma transmissão ao vivo da inauguração de uma igreja no Alentejo, com direito a banda e discurso. Na semana seguinte a única opção era o concurso Miss Itália. Quando a única coisa “assistível” tornou-se o canal japonês – talvez porque eu não entendesse o que falavam – eu cancelei a TV por assinatura por meses.

  3. Agora que eu me liguei neste pequeno e óbvio detalhe: a TV paga se chama TV PAGA exatamente porque já pagamos para assisti-la! Então, por que tantos comerciais? Além disso, alguns canais (creio que Sony e Warner) enchem o saco do telespectador com tantos anúncios repetidos de suas próprias séries. É insuportável e é um convite a mudarmos de canal freneticamente!

  4. ia ser bom se desse pra reunir todo mundo que tá puto com isso e ver se conseguíamos fazer algo a respeito… mas eu acho que aos poucos, as tvs pagas estão caindo na real… o FX por exemplo parece que tem um bloco aos sábados a tarde com filmes seriados e sem intervalos comerciais…

    é pouco, mas já é alguma coisa.

  5. Lu isso é bem comum de acontecer em canais da net, já ocorreu algumas vezes de estar navegando e ver o mesmo filme em dois canais diferentes… fazer o que, ainda mais que praticamente não tem concorrente, então faz o que quer…

  6. Quando eu falo que brasileiro reclama demais, falam que eu forço a barra.
    Geralmente quando eu pago por um serviço, eu busco informação à respeito justamente para não ter dor de cabeça. Conhecer os riscos é o melhor remédio, conviver com eles é opcional (por isso o nome “tv por assinatura”).
    Outra coisa, mesmo você pagando por um pacote de tv por assinatura, é óbvio que todos os canais terão comerciais (e muitos), nem a HBO sobreviveria sem os tão rentáveis comerciais (Vale lembrar que os comerciais mais criativos e inovadores você nunca verá em primeiramão na “TV aberta”).
    Primordial… se for para ter tv por assinatura, que seja o melhor pacote. Não se iluda achando que irá se livrar do Gugu ou Faustão com um “pacote básico”…

  7. Ulisses, eu já digo exatamente o contrário: brasileiro reclama de menos. Por isso é que políticos e fornecedores (para ficar só nos dois exemplos principais) fazem gato e sapato do povo.

    Não acho óbvio que todos os canais tenham propaganda, muito menos quando ela se limita a promover os programas do próprio canal, como é a regra. Esse lance de comerciais melhores na tv por assinatura funciona muito bem nos EUA, mas não aqui. Só vejo peças publicitárias realmente interessantes na tv aberta (e tem sido cada vez mais raro, diga-se de passagem).

    Quando o Dia de Folga der dinheiro, assino o pacote completo e digital da NET. 😉

  8. Ainda sim acho que brasileiro reclama demais, e respondo o porquê (só minha opinião).
    É muito mais fácil reclamar, do que “correr atrás” do prejuízo. Brasileiro não exige, brasileiro satisfaz-se em apenas, cobrar. E só cobrar não basta, porque todos sabemos que dias após, este mesmo brasileiro não vai nem se lembrar o que cobrou e de quem cobrou (Collor tá por aí, aquele, lembra?).
    Claro que, dentro desta generalização existem muuuuuitas e muuuuuitas exceções, mas a realidade é essa. A grande maioria reclama mas não perde a novela das 20 (q começa às 21) por nada.
    Em relação aos comerciais, um exemplo. Todo blog oferece Feed certo. Assina quem quer, mas está lá! Feed = propaganda do próprio “canal” = regra em todo blog. Mudam as circunstâncias, mas a regra é a mesma, vender o próprio peixe, o que cai no assunto “concorrência”, mas aí é outra conversa.
    Fato: Veja só o JohnnyC que comentou lá em cima. Sugeriu uma discussão à respeito e… só…?
    Já a Veridiana disse que não tem concorrência (lol, como assim?)
    O que falta, e é isso que estou tentando explicar, é atitude. Mais atitude (lembrei da Iara) e menos discurso. Aí sim a coisa funciona pra mim, pra você, pra todos!
    … R$1,99 no PVP. Eu não compro, mas quem realmente não conseguir encontrar nada, nada mesmo para assistir, está lá à disposição!
    …Corre que está passando Bridget Jones na TNT =]
    Abraço

  9. Oi Lu,
    Pois é, eu tbem fico uma fera com os comerciais, dublagens, legendas mal feitas… e mais ainda com a repetição dos filmes. Acho o fim do mundo ter que ver comerciais se já pago pela assinatura!
    Só que o problema, o da programação dos filmes, não é exatamente com a Net… os responsáveis pela programação é o povo de cada canal. Acho que a gente tem que reclamar é com eles! O Quero Ficar com Polly deve ter sido produzido por um estúdio e distribuído por outro…
    Em tempo, longe de mim querer livrar a cara da net! 😉
    Abço

  10. Compartilho da mesma opinião quanto a qualidade da tv de domingo. Até a paga deixa a desejar.
    Bjitos!

  11. É realmente uma completa falta de respeito. Troquei a NET pela TVA pelo fato de que me mudei e não tinha opção, mas é a mesma coisa. Os canais são praticamente os mesmos e o desrespeito idem.
    No Brasil a reclamação fica restrita à Seleção Brasileira, o resto é menos importante, infelizmente.

    Parabéns pelo post!

  12. Uma coisa que eu não entendo é como uma empresa de venda de bugigangas (como emagrecedores que dão choque ou máquinas de suco que lembram o massacre da serra elétrica) consegue locar todas as manhãs de domingo para seus comerciais.

    Será que realmente ninguém assiste a essa programação, e então colocam comerciais? Acho que não. Ou os canais não têm o que mostrar? Aposto que têm. Logo, não entendo.

    No horário que for, quero programação. Não publicidade. Entendo que a publicidade ajuda a manter os canais no ar; mas ninguém paga tv por assinatura para ver apenas comerciais.

  13. Voces ainda têm o que assistir (TV por assinatura)…. Pior é pra gente como eu, pobretona, que tem que se contentar com Gugu ou Faustão. Ou pior, Silvio Santos caduco deixando todo mundo em saias justas 😛

    Abs.

  14. Lu, você acha ruim isso que acontece nos canais de filmes? Isso porque você não conhece a programação esportiva.

    Tenho um amigo meu que tem TV por assinatura e nos principais canais de esportes passa futebol o dia inteiro.

    Já não basta ter futebol direto e reto na TV aberta (principalmente nos fins de semana), na TV por assinatura também?

    Pelo visto, a melhor opção é não ver TV.

  15. Eu pago quase 200 reais. Meu pacote SKY tem uns 100 canais, dos quais apenas 5 eu assisto, e isto no final de semana. O resto, para mim, é puro lixo, mas eu tenho que enguli-los porque eles vêm necessariamente junto com os poucos canais de que eu gosto.
    Seria interessante que pudéssemos escolher os canais individualmente, e pagar apenas por aquilo que assistimos.

  16. Muito bom você ter postado sobre isso Lu. Eu penso o mesmo. Os filmes têm sido repetitivos demais. Não, não basta ser “morninho”, alguns são colocados na programação incansavelmente. E claro, a gente não agüenta mais. Eu nem tenho assistido tanto assim. Mas, quando é possível “zapear”, fico decepcionada. Os comerciais são cansativos. Você perde a paciência com tanta embromação. Finalizando: temos que reclamar SIM!
    Beijos

  17. “se eu já pago a tv, qual a necessidade de tanta propaganda?”

    Aí que tá! Você não paga pelos canais.

    O que você paga é a tecnologia. O que você paga é a infra-estrutura de suporte da TV a cabo. O que você paga são os equipamentos responsáveis pela recepção dos sinais da TV a cabo.

    Mas o canais e o conteúdo não está embutido na fatura que você paga. De tal maneira que eles têm de obter dinheiro de alguma forma.

    Infelizmente não dá para se ver livre dessas propagandas.

  18. Vcs pagam TV por assinatura pra que? Muito melhor baixar filmes e séries na própria internet.
    Olhem como é mais vantajoso: pago 95,00 pela minha conexão banda larga e ainda baixo o que quero, sem limitações.

  19. Ótimo este tópico. há quase 2 anos assino a NET em P. Alegre. O pct que contratei possui canais de esportes, infantis e de filmes, sendo que: eu não aguento mais tanto programa de esporte repetido, minha filha est´”enauseada” de tanto assistir desenho animado e filmes infantis que são repetidos TODOS OS DIAS e, minha esposa já parou de assistir filmes comigo, pois TODOS oferecidos nos canais da NET já foram vistos, revistos e, muitas vezes, “trevistos” por ela!!! Gostaria de saber se, por acaso, caberia algum processo judicial coletivo (ou individual)contra a referida empresa de TV por assinatura. Abraços. Aguardo retornos…

Comments are closed.