O Cristo Redentor e as Tais 7 Maravilhas

Castelo de Neuschwanstein, na AlemanhaNada como conversar com outras pessoas para descobrir que muita, muita gente não compartilha da opinião da maioria. Blogs podem gerar conversas interessantes e alguns deles escreveram contra essa tal eleição do Cristo Redentor como uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno.

Na boa, o que é aquela estátua? Uma escultura de pedra-sabão que, por mais trabalho que tenha dado ao seu criador, não reúne qualidades artísticas suficientes para que se diga que é uma maravilha, muito menos uma Maravilha. Como ela, há dezenas espalhadas pelo interior do Brasil, inspiradas na pioneira. Uma Maravilha é algo que se reproduza facilmente? Alguém conseguiria reproduzir os Jardins Suspensos da Babilônia ou as Pirâmides do Egito? É, também acho que não.

Qual o caráter artístico, cultural ou histórico que justificaria a escolha do Cristo Redentor como uma das Maravilhas do Mundo Moderno? Ora essa, o que torna a estátua especial é o seu pedestal natural, é a paisagem que o cerca – esta sim, maravilhosa, cantada com loas por Tom Jobim: a Baía da Guanabara, a mistura de mar e morro, o encontro de céu, floresta e oceano. Esse cenário privilegiado é criação exclusiva da natureza e tem conseguido sobreviver apesar dos desmantelos humanos.

Quando os jornais estrangeiros dizem que a escultura só saiu vitoriosa graças ao número de habitantes do Brasil, estão cobertos de razão. Como competir com cento e tantos milhões de brasileiros, dos quais boa parte infesta a internet como uma nuvem de gafanhotos, enquanto outros tantos ficam ávidos por se separar do dinheiro votando pelo celular em babaquices como os “paredões” do Big Brother Brasil? Claro que a campanha iria se espalhar com caráter viral e acabaria dando destaque ao Cristo Redentor. Tola fui eu, que imaginei que desta vez isso não aconteceria.

Agüentar a campanha “Vote Cristo” já foi ruim, mas ainda piores são as atuais demonstrações de ufanismo patético. A imprensa proclama: “O Rio precisava disso para recuperar a auto-estima”. Ora bolas, o que o Rio de Janeiro precisa é de uma gestão competente, honesta, que use as verbas públicas em áreas sensíveis e não a desperdice com corrupção ou programas populistas. Isso sim, levantaria a auto-estima dos cariocas e ajudaria a recuperar a imagem da cidade. Isso sim, atrairia turismo e melhoraria a imagem do Rio no exterior.

É típico do brasileiro acreditar que uma vitória na Copa do Mundo, um desfile de carnaval, a realização de jogos internacionais e não-sei-mais-o-que vão ajudar o país e o povo. Não sei se isso tudo é ingenuidade das massas ou má-fé dos governos. Ótimo, somos pentacampeões no futebol, campeões mundiais e vários outros esportes, sediamos um Pan-americano e, glória das glórias, temos uma Maravilha entre as 7 do mundo moderno. O Brasil se tornou mais justo ou menos corrupto nos últimos dias? A distribuição de renda melhorou? A seca no Nordeste e as queimadas na Amazônia cessaram?

Pra não dizer que não falei das flores, abaixo segue a imagem da minha votação no concurso (clique na imagem para ampliar). No alto, à esquerda, a foto é do Castelo de Neuschwanstein, na Alemanha e foi retirada do seu site oficial.

Meu voto no concurso das 7 Maravilhas do Mundo Moderno - clique para ampliar

(Acrópole, Coliseu, Grande Muralha, Basílica de Santa Sofia, Machu Picchu, Castelo de Neuschwanstein e Taj Mahal)

Referências

11 thoughts on “O Cristo Redentor e as Tais 7 Maravilhas

  1. Ah, Lu… sabe que para mim também tem um quê de alívio saber que existem outras pessoas que não concordam com a eleição do Cristo. Já perdi as contas de quantas vezes recebi olhares “metralhantes” por expressar esta minha opinião, fui chamada de apatriota (!), de paulista com inveja do Rio (!!), cada coisa… e o mais triste é perceber que as pessoas que vêm para cima da gente com essas são justamente as que nem pararam para pensar no contexto e nos critérios de tudo isso e ainda se julgam aqueles que cumpriram o dever para com o país, que realmente fizeram algo…

  2. Olá!!!
    É muito, né? Se algumas pessoas ditas inteligentes pensam assim, imagina o resto? Estava pronta para brigar sobre as 7 maravilhas, mas nem precisei… rs Ainda bem que eu tenho amigos (que têm mais amigos) dotados de muito bom senso!!!
    Estava lendo no Escriba que o organizador desse concurso levou 7 anos (!!!) para concluí-lo acredita-se que tentando convencer a UNESCO a “abençoá-lo”… (mesmo ele tem como objetivo nessa história toda promover os documentários que fará dessas “maravilhas”)
    Beijos

  3. no domingo mesmo, estava conversando com meu pai sobre essa eleição. e concordo contigo em gênero, número e grau. o Cristo Redentor já foi construído em pleno século XX em que o homem já tinha desenvolvido uma tecnologia suficiente para fazer (quase) tudo. em decorrência disso, uma estátua como a do Cristo não é maravilha alguma para mim.

    sinceramente, não consigo pensar em outra coisa: questão política e econômica. ora, eram nomes como Bradesco e Gol que estavam por detrás dessa campanha desesperada de Vote no Cristo. quando os pobres-ricos turistas vierem ao BraZil vão receber bótons e adesivos com a logomarca dessas empresas estampadas “nós apoiamos o Cristo”.

    e é justamente isso… uma grande comoção e, como falei no meu post (obrigado por me citar… fiquei extremamente lisonjeado), concordo com a Unesco em dizer que é apenas um caráter emocional e momentâneo; não cultural e científico.

    fora isso, tem-se a seguinte questão: 7 “maravilhas” no mundo. somente SETE… vão ser as outras (tantas e inúmeras outras) desprezadas?

  4. Concordo plenamente com a questão, mas não questiono tanto o ufanismo brasileiro em si. Não que não seja uma bobagem as vezes acreditar que qualquer evento ajudará o país, mas as pessoas viram como uma competição mesmo e de certa forma deu alguma visibilidade sobre a capacidade do Brasil de ter acesso a Internet, mesmo que a maioria das pessoas participem de paredões do BBB ou de eleições como essa. E mesmo que alguns tenham se inscrito várias vezes para votar.

    Acho que o maior mico é mesmo da pessoa que organizou esse concurso. Até entendo a boa vontade do cidadão, mas a maneira como foi feita a eleição é ridícula. Acredito que há outras maneiras de se trabalhar pela preservação de monumentos.

    Talvez ele pudesse ter promovido um concurso para eleger as 7 maravilhas de cada país, por exemplo, aí acho que o Cristo seria um bom candidato, assim como as estátuas de Aleijadinho e até mesmo Brasília. Mas ok, essa coisa de as pessoas ficarem chateadas umas com as outras por não serem ufanistas é muito idiota também.

  5. Triste é saber quanto de dinheiro NOSSO foi gasto para este concurso. Antes mandasse o valor para o nordeste, pra quem passa sede e fome.
    Maysa

  6. Lu, vc disse tudo” o que o Rio de Janeiro precisa é de uma gestão competente, honesta, que use as verbas públicas em áreas sensíveis e não a desperdice com corrupção ou programas populistas. “, como moradora da cidade, concordo plenamente…

  7. Eu queria mesmo era saber quem inventou uma votação que misturao Cristo com o Coliseu e mete tudo no mesmo saco. Neuschwannstein, por exemplo, é realmente fabuloso, mas também é uma imitação, obra do século XIX baseada nos castelos medievais do Piemonte (menos belos, mas mais fablosos do ponto de vista da engenharia). Eu preferia nem saber que isso existiu…

  8. Como tudo que é eleição gera polêmica essa não poderia ser diferente. O Cristo, como você mesmo disse, é muito mais bonito pelas belezas naturais que o cercam, e se levarmos isso em conta, eu concordo que ele é uma maravilha.

    Se temos um país corrupto cheio de desigualdades, pelo menos deixa eu curtir o momento e saber que o Brasil tem uma das 7 maravilhas do mundo e é capaz de sediar um pan-americano. Pelo menos isso.

  9. Olá,

    Sou gestora de comunidades do Jornal de Debates ( http://www.jornaldedebates.com.br ), um jornal online colaborativo que periodicamente propõe debates sobre assuntos da atualidade, e essa semana uma das discussões é referente à pergunta “O Cristo Redentor é mesmo uma maravilha?”.
    Encontrei no seu blog um post sobre o assunto (http://diadefolga.com/o-cristo-redentor-e-as-tais-7-maravilhas/), e gostaria de convidá-la a escrever um artigo para nós, ou mesmo permitir que publiquemos seu post.

    Caso tenha qualquer dúvida, entre em contato.

    Grata
    Gabriela Nardy
    gabriela@jornaldedebates.com.br
    Gestora de Comunidades – Jornal de Debates

  10. Concordo contigo, e por mais que eu tenha recebido mais de 100 e-mails pedido pra votar no bendito, não votei nem uma vez sequer.
    Beijos

Comments are closed.