Folgando na Rede # 9

Edição Blogosférica

Começando pelo óbvio: após um incentivo do Gabriel Tonobohn, resolvi botar a mão na massa e mudar o visual do Dia de Folga. Gostou? Ficou melhor que o anterior? O que poderia melhorar?

O twitter continua bombando. Podia até virar modinha passageira, mas os blogueiros entraram com força total e provaram que o serviço não é tão inútil assim.

Esse já tem dois meses, mas vale a pena ler: Dicas para credibilidade em blogs. Tem blogueiro que não está nem aí, e tudo bem – cada um na sua. Eu tenho essa preocupação com a tal credibilidade. E você?

O Rafael cunhou o termo “bloghit” para referir-se às brincadeiras criadas por blogueiros envolvendo outros blogueiros. Eles geram barulho, polêmica e, claro, muitos links para os criadores. Teve gente reclamando que esses blogueiros criativos são bobos, feios e chatos e que “só querem aparecer”. Minha opinião? Blogueiro adora aparecer mesmo e, se alguém descobre uma forma interessante de fazer isso, destacando-se da multidão, está de parabéns. E quem acha ruim, que vá enxugar gelo, ou tenha uma idéia criativa para caçar links.

BlogurinhasDos bloghits surgidos nos últimos meses, meus preferidos são o Super Trunfo Blogs e as Blogurinhas (eu adorava colecionar figurinhas do que quer que fosse). São, disparado, os mais criativos e bonitos. O Dia de Folga entrou na segunda edição das blogurinhas (obrigada pela lembrança!), na página 14, ao lado das Garotas que dizem ni (a figurinha carimbada da página), Eu Capricho, Saber é bom demais, Chá de Hortelã, Síndrome de Estocolmo, Meu Veneno, Substantivolátil, Mulher Aspirina e Lulu on the Sky. Sim, as páginas são temáticas, e nessa reinam as mulheres. 😉

Quem ficou de fora pode usar o Criador de Blogurinhas e fazer a figurinha do seu blog. Quem sabe ela entra numa próxima edição?

Ah, teve também a brincadeira do Maldito: Se a blogosfera fosse uma aldeia de 100 habitantes. De rolar de rir – mas só para os iniciados.

Campanha Usura Não!A galera do Treta (que, provavelmente, passa os dias no ócio criativo) inventou mais uma: a campanha Usura Não! A causa é nobre: conscientizar a mídia tradicional e os blogueiros mão-de-vaca da importância dos links na web. Afinal, esse é o grande diferencial da internet! Por que será que existe gente tão avarenta? O que ganharam de graça, que de graça distribuam!

Esse é o caso, por exemplo, do Antonio Tabet, editor do Kibe Loco. No dia em que ele fizer link para outro blog, pode apostar, estaremos próximos do fim do mundo. Vai daí que o Bender e a Nospheratt tiveram a idéia de bombardeá-lo com links relacionando o Kibe Loco à campanha Usura Não!. O Dia de Folga apóia a iniciativa e faz a sua parte. 🙂

Falando na Nospheratt, já está na segunda edição a Blogais, a coluna social da blogosfera. A moça anda pegando muito leve (sim, há fofocas na blogosfera, hohoho), mas a diversão está garantida.

O Jonny Ken pede: blogueiros, identifiquem sua cidade. Eu acrescento: apresentem-se no seu blog, nem que seja em duas ou três linhas, num lugar visível. É esquisito ler um blog feito não-se-sabe-por-quem, não-se-sabe-onde, não-se-sabe-por-que. Não é à toa que vários templates reservam um espaço para o “Sobre”. Use-o. Ou crie o seu espaço na barra lateral do blog e apresente-se.

O Repórteres sem Fronteiras divulga o ranking anual dos países que respeitam (ou não) o direito de imprensa (em inglês) e afirma: blogueiros estão na linha fogo tanto quanto a mídia convencional. O Brasil aparece em 84º lugar, numa lista de 169 países. Podia ser pior, mas também poderia ser muito melhor. O que é feito da liberdade de expressão?

19 thoughts on “Folgando na Rede # 9

  1. Pingback: Twitter? Fou fora.
  2. Bem, nem tenho o que falar do Twitter… Faço parte do chat diário com vocês! 😛

    Quanto ao layout, ficou muito legal, Lu! ^^

  3. Lu,
    A idéia do layout em 3 colunas ficou com uma disposição bem melhor, ficou ótimo!
    Só acho que deveria corrigir o espaço em branco entre a coluna esquerda e a coluna central, que está muito grande.
    Quanto as outras novidades, o Blogurinhas foi mesmo uma idéia genial.
    Vou conferir as sociais pela Nospheratt.
    abs

  4. Bom, ainda estou me acostumando com o novo visual. Ficou bonito, achei até com cara de portal. E a blogosfera anda bem agitada mesmo, com tantos mapas, supertrunfos, figurinhas e mil invenções. Algumas pessoas andam reclamando, dizendo que a blogosfera está se fechando dentro da própria panelinha, mas são iniciativas bem criativas, como você mesma disse.
    Mas o twitter, ai ai… esse ainda não me pegou. Acho tudo muito confuso e ultimamente não tenho paciência para nada muito instantaneo, nem msn, nem miojo. Não gosto do jeitão do twitter, toda vez que entro em um nunca entendo sobre o que estão falando.
    E o blogais foi uma idéia que ainda vai dar o que falar, ah vai…rs.

  5. Gente, obrigada pelos elogios ao template. Esse espaço entre a barra da esquerda e o conteúdo principal, assinalado pelo Paulo, aborrece-me um bocado, mas não consigo eliminá-lo. Algum designer por aí? Alguém fera em CSS e que saiba resolver as birras que o Firefox e o Internet Explorer têm um com o outro. 😛

    Bia, essa história de falar em “panelinha” sempre vai existir, não tem jeito. O que acho que é blogueiro não pode escrever só pra blogueiro. Tem um mundo inteiro lá fora pra gente abordar. 🙂

  6. Ufa!

    Ainda bem que o pessoal gostou, senão você ia me matar, né? hahaha
    Foi para o bem geral da nação! 😛

    E ficou bem melhor mesmo.

    Bjs!

  7. Fui futucar alguns links e adorei o post da aldeira de 100 pessoas!!
    Comecei a usar o twitter há pouco tempo e estou adorando!!
    Beijos!!

  8. cara, a única coisa q sei de blog é escrever minhas merdas lá nos posts, já disse.. o resto não entendo nadaaaaaa auhauhauaha

  9. Lu, gostei do novo visual. Fico com você, panelinha existe em qualquer lugar mas, como é ul local aberto, a gente acaba recebendo visitas dos mais longiquos lugares. Valeu

  10. Lu, eu alguns blogues, procuro pelo nome do editor e não acho. Não têm perfil e nem mesmo assinatura de postagem.
    Vê como são as coisas? Eu já gostei da distância entre as colunas e a parte central. Ou já mudou? A margem não deixa que tudo se misture.
    Hum…que é aquele trekinho ao lado do creative?
    Ainda não conheço a página da Nospheratt. Ah! e sempre usei e-mails verdadeiros! 🙂 Beijus

  11. hehehe fui lá, cliquei, cliquei e não entendi nada!
    Em solidariedade aos amigos blogueiros que adotam o sistema google de faturamento, estou a partir de hoje, a cada blogue que vou, clico, mesmo que não queira comprar. Vou abandonar os feeds por conta disso. Abaixo os leitores de feeds!
    Se existe a campanha: comente e deixe um blogueiro feliz, agora farei parte da campanha: clique no adsense e deixe um blogueiro mais feliz ainda.
    Beijus

  12. Luma, agora as margens estão certas. 🙂

    Aqueles símbolos ao lado da CC são para a acessibilidade. Eles levam direto ao conteúdo ou à barra lateral. São a primeira coisa lida na ausência da folha de estilos (i.e., do template) e também os primeiros itens que um leitor de tela para deficientes visuais lê.

    Luma, clicar no AdSense por solidariedade, sem a intenção de conhecer o produto do anunciante, é contra as regras do Google AdSense e pode implicar no banimento no editor. Se você fizer isso, corre o risco de prejudicar seus blogueiros preferidos, ao invés de ajudá-los…

    Bjo.

  13. O visual novo ficou show de bola. Bacana mesmo. Sobre o Twitter, me inscrevi essa semana, quero só ver no que dá. Mas pelo pouco que andei aprontando por lá, já vi que vicia. 🙂 É tudo que eu preciso, de mais um vício. 😛

  14. Todo mundo fazendo sua parte, eu tbm gosto do Tazo dos Blogs do Misto Frio, eu colecionava tazos afu quando criança.

    Eu me fiz no criador de Blogurinhas, afinal nem tudo é perfeito para um blog série C do campeonato Brasileiro de Blogs (nossa isso da um ótimo Bloghit. – se alguém usar por favor credite a mim tbm :P), mas fiquei bonito mesmo tendo me feito!

    E agora eu me indentifico porque é realmente importante saber da onde se é o outro blogueiro e se eu posso chamar para um chopp. hahahahahha

  15. Oi Lu!

    Bom, sou homem, e não percebi bem a mudança de visual não…rs. Mas notei algumas pequenas diferenças. É que eu para falar a verdade não sou muito de olhar. Sou mais de ler. Mas vou te confessar uma coisa: nunca gostei daquela laranjinha no lugar do “O” de “folga”. É que eu *odeio* laranja. Mas sempre achei o visual do DF bem limpo e agradável.
    Bom, falando em link, então me linka aí…rs. Seu blog está linkado no meu “há tempos” (essa foi por você ser a maior fã de Legião que conheço)…rs.
    Sobre o post das fotos de comida: não sei o motivo, mas acho estranho fotografar comida. Não sei… Apesar de visitar dois Fotologs sobre o assunto, para pegar umas boas receitas e ficar com água na boca. hehehe

    Beijos

  16. Então, Lu comecei o blog sem sober direito como fazer.
    Quer dizer, sem instrução nenhuma. Sou curiosa e vou aprendendo aos poucos. Claro que muita coisa, não sei como fazer mesmo. Então meu blog não tem identificação na primeira página e nem sei como fazer.
    Um dia chego lá.
    Bjos

Comments are closed.