Encontro entre blogueiros e estudantes de jornalismo

Foi ontem, no UniCeub (um dos maiores centros universitários particulares do Distrito Federal, se não for o maior), que está comemorando a Semana da Comunicação com um ciclo de palestras. Pablo Emílio, blogueiro e estudante de jornalismo, começou a manhã falando sobre web 2.0, blogs e Campus Party. A convite dele, Alessandro “Aleh”, Cláudio e eu compusemos uma mesa redonda e respondemos a várias perguntas do público, formado principalmente por estudantes de jornalismo.

Foi surpreendente e gratificante.

Blogs como ferramenta de jornalismo - início do evento Para início de conversa, devo admitir: eu estava com um pouco de receio. Blogueiros diante de uma turma de jornalismo? Será que entraríamos num covil de leões? Não, nada disso. Fomos muito bem recebidos. Isso só reforça minha crença de que essa guerrinha entre jornalistas e blogueiros não passa de um factóide criado por veículos amedrontados com o crescimento dos blogs e alimentado por um ou outro jornalista mal-informado (ou mal-intencionado). Minha experiência com jornalistas e as impressões que os estudantes deixaram ontem confirmam minha opinião: a mídia tradicional e os blogs são complementares, não concorrentes.

Aliás, o professor Sérgio Euclides, supervisor de Pablo Emílio na palestra, fez questão de exortar: “É importante que todos vocês, estudantes de jornalismo, criem blogs!”. O professor (que também tem um blog) acredita na importância da ferramenta e considera necessário que os futuros jornalistas se familiarizem com ela. Bacana, não?

Eu, Alessandro e Cláudio não preparamos texto. Contávamos com a curiosidade dos estudantes para que surgissem perguntas, e eles fizeram bonito. Fomos questionados sobre a relevância dos temas abordados por blogs, a qualidade dos textos, a ética dos blogueiros, a tal campanha do Estadão contra os blogs, a audiência, as formas de rentabilizar o conteúdo, as diferenças entre blogueiros e repórteres, a responsabilidade social, o Caso Veja, protagonizado por Luis Nassif e, provavelmente, mais alguns temas que não estou lembrando.

Além do debate, o Pablo Emílio teve a idéia de criar um blog colaborativo a ser atualizado durante o evento.

Duas novidades foram a presença do blogueiro Paulo Renato na mesa, a convite do professor Sérgio, e a divulgação do recém-criado blog Digital TV, da turma de telejornalismo do Ceub.

Foram cerca de duas horas de debate. Não tenho conhecimento de outro evento bloguístico relevante já acontecido em Brasília – creio que foi o pioneiro. Parabéns ao Pablo Emílio, pela organização. Parabéns ao público, pelas intervenções e perguntas relevantes.

Eventos bloguísticos, tradicionalmente, ganham uma esticada no boteco. Tivemos a nossa, no Manara: boteco/restaurante especializado em comida árabe e próximo à faculdade. Só dispensamos a cerveja, já que era meio-dia de um dia útil. 😉

Não faltou o boteco – nem o kibe.

Blogs como ferramenta de jornalismo - não faltou o kibe

Por último, mas não menos importante: existe uma cena blogueira interessante em Brasília. Se você tem um blog e mora no Distrito Federal, não deixe de se inscrever na lista de discussão de blogs do DF para acompanhá-la ainda mais de perto.

Blogs como ferramenta de jornalismo - boteco + notebook

Blogueiros grudados no notebook.

13 thoughts on “Encontro entre blogueiros e estudantes de jornalismo

  1. Muito, muito, muito, muito legal, Lu. Algumas pessoas (conhecidas ou não) já vieram me falar que foi a melhor palestra da semana, e que gostaram de tudo, inclusive dos participantes do debate. Obrigado pela força e “vamo que vamo”… =]

  2. Lu,

    Amei a pelestra que vocês deram com o Pablo (colega meu) ontem no UniCEUB. Com certeza foi uma das melhores da semana da comunicação.

    E estou passando por aqui também só pra dizer que AMEI o seu blog! Temos gosto muito parecido por filmes (minha primeira paixão). =] Já ganhou mais uma leitora!

  3. Acho que depois de tanto tempo afastada dessa coisa de “blog” eu quase me esqueci como é que tudo funciona. Para todos os efeitos a palestra me incentivou mais a tocar pra frente a idéia que o professor Sérgio não cansa de lembrar em sala de aula: jornalista tem de ter blog.

    E a palestra foi muito boa sim, parabéns pelo empenho e etcéteras. Gostei 🙂

  4. Lu também acredito que foi uma ótima experiência tanto para os estudantes quanto para os blogueiros.

    Adorei conhecer blogueiros que já possuem uma certa referência no cyber espaço. E quero participar com vontade total da cena blogueira de Brasília.

    Estou aqui para dar apoio e apesar de ter alguns blogs, atualmente tenho dedicado apenas ao Manual dos Focas por ser uma experiência nova e colaborativa com meus colegas de faculdade.

    Satisfação em conhecer. Abraços.

  5. poxa! que show! um dia eu consigo participar de algo assim rs… aliás! Lu, está saindo – finalmente – minha transferência! E pelo jeito que recebi o email ontem falando sobre o assunto, acho que no máximo amanhã já estou em Brasília (minha chefia dai tá desesperada pra que eu vá o mais rápido possível, o que me faz não entender tanto porque enrolaram =p )

    eu já ia me precipitar e perguntar “quando vamos marcar uma choppada no Stadt”, mas lembrei que preciso ir com calma rs… no feriado preciso voltar pra Sampa e de início preciso correr atrás de apê ai pra não ficar abusando da minha tia rs…

    beijos!

  6. Maravilhosa palestra, Lu! Como consenso entre os alunos do 3º semestre de jornalismo do CEUB, a palestra dos blogueiros foi a melhor da semana de comunicação mesmo!
    E seu blog é exclente, já tinha visitado antes, mas a preguiça de comentar me vence… hehehe

    d=***

  7. Lu! Já estou em Brasília, quero ir no próximo (apesar de que, pela tal da semana, acho que só ano que vem né? rs…)

    bjs!

Comments are closed.