Como entender?

É compreensível a morte de uma pessoa idosa. Dolorosa, mas compreensível. Mas quando alguém que ainda teria décadas e décadas pela frente se vai, como compreender?

É aceitável a morte de um doente terminal. Pode ser um consolo saber que o ente querido finalmente irá descansar. Mas quando alguém sai para trabalhar pela manhã vendendo disposição e simplesmente não volta, como encontrar consolo?

É um alívio quando morre aquela pessoa que causou tanto mal a tanta gente, aquela criatura mesquinha e repleta de maus sentimentos. “Já vai tarde”, dizemos. Mas como entender a morte de quem sempre espalhou exclusivamente o bem? Como explicar a partida daquela moça que adorava viver, sorria o tempo todo, não tinha inimigos, era incapaz de pronunciar uma palavra venenosa contra quem quer que fosse, tinha poesia na voz e leveza no coração?

Quando uma das melhores pessoas que você já conheceu morre subitamente, aos 26 anos, como encontrar algum sentido?

Palavras de ânimo são apenas isso: palavras.

A fé em Deus pode até servir de suporte e esperança.

Mas onde está o sentido disso tudo?

Descanse em paz, querida Gil…

11 thoughts on “Como entender?

  1. Lu, a morte que mais me comoveu, até hoje, foi de um cara sensacional, aos 30 anos, de um jeito brutal demais. Chorei tanto, tanto, tanto que pensei que fosse secar. Faz 4 anos. Desde então, eu digo para todo mundo que ele me fez desejar, mais do que nunca, que exista algo do outro lado. Porque eu sinto tanta saudade, tanta saudade, que preciso acreditar no reencontro para conseguir ficar bem. Força na peruca, linda.

  2. Ei Lu. Não dá pra entender mesmo. Por mais que a gente pense e repense e tente achar uma explicação, não dá.

    Eu trabalhava com a Gilmara. Não a conhecia direito, mas a impressão que eu tinha era exatamente como você falou. Foi tudo muito chocante. E totalmente inexplicável.

    Acho que, para nos confortar um pouco, acabamos pensando nas vontades de Deus. Mas mesmo assim é muito difícil…

    Beijos e fica bem

  3. Pior que acho que a gente entende. Que essa é a única certeza que temos na vida e quando acontece assim, sem mais nem menos, nos faz acreditar ainda mais no que somos, nos faz rever alguns valores e pensamentos. O bom é que das pessoas queridas sempre ficam as coisas boas, os risos, as alegrias e a saudade. Beijos.

  4. … nunca estamos preparados para a perda. acabamos nos questionando as razões, os acontecimentos, as consequências, o que virá, como será.
    acabamos refletindo e inventamos nossas próprias respostas para contentar nossa própria dor e a alheia.
    eu já cheguei a pensar que era forte o suficiente diante da perda, mas tive a certeza de que sou mais uma a sofrer talvez mais. se mostrei-me forte foi para fortalecer aqueles que amo e não deixá-los sofrer mais.
    a dor é nossa e não sabemos o que fazer.
    sinta somente, não guarde.
    aqueles que daqui partem, felizes estão.
    e a gente segue.
    fique bem, lu.
    ficaremos todos.
    beijo

  5. OI, Lu.

    E engraçado, eu tava justamente a pensar em alguem que m foi muito especial. se alguna fez m senti verdadeiro HOMEM, foi com ela. conscidencia ou nao, mas ela tem o mesmo nome que vc, LU.

    perdi-a a pouco menos de um mes, de uma forma tragica, num acidente, ate hoje tento perceber porque tinha que ser ela se m fazia tao bem a presenca dela.

    Doi ainda mais porque no dia do seu acidente, ela queria tao falar comigo, e como tava chateiado com ela, nao foi ter.

    Antes eu nao acreditava na vida apos a morte, mas hoje, minha oponiao e outra.

    Ja perdi varias pessoas nessa vida, mas nunca doeu tanto como a da Lu, ja cheguei a desejar ver o espirito ou fantasma dela, mas sao fantasias minhas.

    nessa hora as vezes da uma raiva de Deus, acho que ELE sabe o que faz, a missao dela na terra chegou ao fim e como se diz BOLA PRA FRENTE.

    Por isso Lu, so o tempo pode tentar aliviar a dor.

    Hoje mais do que nunca eu percebo a pessoas que desiste de viver quando pedem alguem que lhe foi especial.

    A minha Lu era tao doce, tao amavel, apesar de alguns defeitos, alias, defeitos que nao os tem.

    Se descobri esta pagina na Net, foi a tentar encontrar algo com o nome dela que m confortasse, e olha a conscidencia de nomes, chego a pensar que foi ela que conduziu ate aqui.

    ainda sinto a presenca dela, em casa, no meu carro, enfim, onde quer que eu ande.

    Sorry pelo texto tao grande.

    Descanse em paz minha Lu.

    Fica bem.

  6. Oi Lu, hoje faz 20 dias que perdi o meu espozo ele tinha 31 anos morreu de um enfarte,tiamos 7 anos de casados e temos um filho de 4 anos,vivemos uma historia de amor que nao parecia real pois era muito lindo e verdadeiro, estou inconformada, nao consigo aceitar que de repente ele se foi. para onde? meu filho me pergunta e sofro dobrado por mim e por ele, nao sei o que dizer estou totalmente sem chao.tenho muita fé que um dia irei encontra-lo.nao consigo nem mais escrever, pois doi muito.

  7. OLÁ! ESTOU MUITO TRISTE… UMA MOÇA, VIZINHA DA MINHA QUERIDA MÃE E QUERIDO PAI, FOI ATROPELADA HOJE – 16/09/2010 – POR UMA MOTOCICLETA NO CENTRO DA CIDADE E MORREU NA MESMA HORA, POIS BATEU A CABEÇA E TEVE TRAUMATISMO CRANIANO. ELA TINHA APENAS 27 ANOS DE IDADE, DEIXOU MARIDO E DOIS FILHOS, UM DE 01 ANO E OUTRO DE 02 ANOS DE IDADE. ERA UMA MOÇA MUITO HONESTA, TRABALHADORA E LUTADORA COM A VIDA. NO MESMO DIA ELA TINHA FEITO FAXINA NUMA CASA ENORME. ELA SEMPRE DIZIA QUE TERIA QUE VIVER BASTANTE PARA CUIDAR DE SEUS FILHOS… MAS DEUS SABE O QUE FAZ, E COM CERTEZA ELA ESTÁ DESCANSANDO NOS BRAÇOS DO SENHOR. MAS SABEMOS QUE NÃO É FÁCIL VER ALGUÉM TÃO JOVEM IR TÃO CEDO. QUE DEUS A TENHA EM UM ÓTIMO LUGAR…

  8. Bom dia!
    Ontem fez 7 dias que meu amigo Thiego, MUITO amado, foi para os céus …
    Ele sofreu um acidente de moto, tinha apenas 19 anos, era SUPER feliz, aproveitava a vida como se não fosse existir o amanhã, colocava sentimento em tudo que fazia, dizia EU TE AMO qtas vezes ele sentisse vontade, era o melhor amigo dos pais dele e tratava a pequena irmãzinha dele como se fosse uma princesa. Para ele, não tinha tempo ruim, ele sempre estava disposto a viver aventuras, falar besteiras, festejar com os amigos, ir se divertir nem se fosse da maneira mais simples … Ele adorava o simples fato de estar reunido com pessoas queridas e sinceras.
    No dia 21/10/10 ele faleceu … Demorou para cair minha ficha, demorou MESMO! – Aliás, nem sei se ainda caiu!
    Eu fiquei descontrolada, não parava de chorar, principalmente qdo vi ele no velório, peguei em suas mãos friiias … e olhava seu rosto que já não tinha a coloração de antes, suas bochechas rosadas estavam pálidas. É uma sensação tããão estranha, triste e indescritível … só quem passa, sabe!
    Eu ficava ligando no celular dele apenas para ouvir a sua voz na caixa postal, cheguei a deixar uma mensagem me desculpando por não ter dado o ultimo abraço, falei que eu o amava e que um dia nós nos encontraremos … Coisa de louco não ? Mas qdo a morte chega próximo da gente, nossa cabeça muda e muda MUITO … passamos a acreditar que existe vida após a morte e que um dia tds nós nos veremos em outra vida, isso de alguma forma nos conforta, pois temos a sensação de que aquela pessoa que amamos tanto, um dia voltará a viver com agente.
    Tenho recaídas, fico vendo as fotos dele, procurando e-mails trocados, cartas que ganhei, lembrando dos momentos que passamos juntos a quais foram inesquecíveis, em fim, tudo que lembre dele … As vezes lembro disso e fico feliz mas outras vezes lembro dele e me bate uma saudadeeeeeeeee … que não sei um dia irá acabar!

    Bom … foi um desabafo pessoal, Oro todos os dias pedindo para que Jesus conforte nossos corações, espero que um dia isso passe!

  9. Oi Lu
    Procuro na net respostas para o que me aconteceu.
    Perdi meu pai 14/07/2011 doente de cancer com 61 anos, foi tudo muito rápido, em 15 dias ele se foi,…..e ficou um buraco no nosso peito que não cicatriza de jeito nenhum!
    Pra piorar uma semana depois minha sobrinha de 8 meses morre engasgada com leite na escolinha…é uma dor que não acaba mais………..

  10. NO DIA 24 DE JULHO DE 2011 ACORDEI AS 6HORAS DA MANHÃ COM A TRISTE NOTÍCIA A PIOR DA MINHA VIDA. TINHA PERDIDO O MEU FILHO TIAGO DE APENAS 19 ANOS. ESTE FOI O PIOR MOMENTO DA MINHA VIDA, POIS MEU FILHO ERA UM BOM FILHO, TRABALHADOR, INFELIZMENTE CONFIAVA EM TODO MUNDO.
    O ASSASSINO QUE TIROU A SUA VIDA ACREDITO QUE NÃO O CONHECIA, POIS SE O CONHECESSE TALVEZ NÃO TIVESSE TIRADO SUA VIDA. ELE ERA INCAPAZ DE FAZER MAL A QUALQUER SER VIVENTE. MEU FILHO CAIU NUMA CILADA ELE NÃO MORREU SOMENTE POR UMA DISCUSSÃO POR CAUSA DE CERVEJA E DE CD DE MÚSICAS E SIM POR CIÚMES Do ASSASSINO QUE CIUMAVA DE UMA DAS GAROTAS QUE ESTAVA NO LOCAL E JÁ TINHA SIDO SUA NAMORADA E ESTAVA INTERESSADA NO MEU FILHO E TODOS QUE LÁ ESTAVAM CONTARAM UM MESMA HISTORINHA, O ASSASSINO NA RUA COMO SE NÃO TIVESSE FEITO NADA O MEU FILHO NÃO ERA UM VAGABUNDO, FORA DA LEI ELE ERA UM CIDADÃO QUE CUMPRIA SEUS DEVERES E RESPEITAVA AS LEIS, INFELISMENTE ESTAVA NO LOCAL ERRADO NA HORA ERRADA.
    NÃO É JUSTO EU EDUQUEI O MEU FILHO, INFELIZMENTE ELE CONFIOU EM PESSOAS QUE NÃO DEVERIA CONFIAR, ERA MUITO QUERIDO ENTRE SEUS COLEGAS.NÃO É JUSTO VC SABER QUE O SEU FILHO FOI BRUTALMENTE ASSASSINADO PELAS COSTAS COM 3 FACADAS SEM NENHUMA CHANCE DE SE DEFENDER, MEU FILHO ERA APENAS UM MENINO QUE SONHAVA ACREDITAVA NA VIDA, AMAVA A FAMÍLIA RESPEITAVA A TODOS E QUERIA SER FELIZ.
    FOI CRIADO POR MADRASTA E PADRASTO E ERA AMADO POR TODOS DAS DUAS FAMÍLIAS.
    EU PRECISO ACREDITAR NA VIDA EU TENHO APENAS MAIS UMA FILHA COM 22 ANOS DEFICIENTE PORTADORA DE PARALISIA CEREBRAL DESDE ESTE FATÍDICO DIA 24 DE JULHO A GENTE SOFRE POIS ELA CHORA MUITO TEM QUE VIVER DOPADA POR FALTA DO IRMÃO ISTO NÃO É JUSTO É MUITO SOFRIMENTO, ELE NÃO SÓ MATOU UMA PESSOA ELE FOI COVARDE E VIL, NÃO POSSIBILITOU A CHANCE DO MEU FILHO SE DEFENDER.

  11. Perdi meu noivo em janeiro de 2012 num tragico acidente de carro. Ele tinha apenas 22 anos. Íamos nos casar no final do ano, ele era tudo pra mim, tudo, não consigo esquecer nenhum segundo. Perdi a vontade de viver, a esperança, até a fé que eu acreditava possuir em abundância, perdi naquele maldito dia. Morrer jovem é ridículo, é um chiste de péssimo gosto. É a pior dor que existe. Vivo esperando ansiosamente pelo fim de tudo isso, nem acredito mais em nada após a morte, acho que o jogo acaba aqui mesmo. Bom, espero que ninguem passe por isso, é o verdadeiro inferno em vida. Qual o sentido de viver afinal?

Comments are closed.