Como despelar tomates

Toda receita de molho começa da mesma forma: “despele os tomates”.

Quem já tentou sabe que a pior forma de tentar tirar a pele de tomates é descascá-los como se fossem maçãs. Perde-se, além de um tempo enorme, metade do tomate. Então, #comofas?

Encha uma panela d’água e leve ao fogo. Ela deve ser grande o suficiente para você mergulhar os tomates depois. Agora, só água e fogo alto.

Enquanto espera a água ferver, corte uma cruz na parte de cima de cada tomate. Não uma cruz quase invisível, mas uma que tome cerca de um terço do tomate.

Ferveu a água, leve a panela para dentro da pia e mergulhe os tomates. Deixe-os lá por uns 5 minutos.

Depois, escorra e encha a panela de água fria (se puder colocar gelo junto com a água, melhor ainda). Com uma faquinha, vá puxando a pele do tomate a partir dos cortes que você fez anteriormente, debaixo d’água mesmo.

Não é ecologicamente correto, eu sei, mas geralmente não uso gelo e, em vez disso, deixo a torneira aberta pra ir resfriando os tomates.

O contraste quente/frio e os cortes em cruz fazem a pele sair com facilidade e sem desperdício.

Por fim, corte cada tomate em quatro e tire as sementes com os dedos, já que toda receita de molho também pede que estejam sem sementes.

Em tempo: se você não tiver uma panela tão grande quanto precisaria pra mergulhar os tomates, não se preocupe. Jogue-os dentro da pia, ferva água e despeje-a sobre eles. Também dá certo.

9 thoughts on “Como despelar tomates

  1. Mesmo sendo “prático” eu ainda tenho usado e abusado das latas de tomates pelado. Sabe como é, fome, pressa, praticidade. 🙂

  2. Oi Lu,tbm despelo os tomates assim,faço a cruz como vc disse nos tomates,espeto eles num garfo,de preferencia naqueles garfos para bifes q são grandes e tem cabo,e levo ate a boca do fogão,no fogo médio passo os tomates e as peles vão se soltando e dá certinho,abraços a todos

  3. @Dan, realmente, despelar no fogo funciona muito bem com tomates e também com pimentões. Obrigada pelo acréscimo.

  4. Não sei cozinhar, mas curti o blog e comecei a dar uma olhada nos posts antigos. Eu fiquei com preguiça só de pensar em fazer tudo isso para descascar alguns tomates. Deve ser mais fácil usar um tomate a mais(para compensar as perdas da pressa) do que fazer tudo isso.

  5. Outro modo de despelar tomate. Corte em cruz o tomate, os cortes devem alcançar toda a circunferência do tomate, não deve ser profundo. Depois espete com um garfo na parte onde fica o talo do tomate e vá girando na chama do fogão, cuidando para não queimar. A pele logo começa a se desprender e com a ajuda de uma faca remova a pele. Simples

  6. MUITO INTERESSANTE,NÃO SABIA DESSE JEITO SÓ NO FOGO !!!GOSTEI!!!

Comments are closed.