Claro Curtas: Diversidade e Inclusão

Responda a duas perguntinhas:

  • Você tem criatividade?
  • Gosta de discutir temas relevantes?

Se respondeu “sim” às duas questões, o festival Claro Curtas é uma ótima chance de mostrar talento, falar sobre assuntos importantes e, de quebra, concorrer a prêmios.

Para participar, você deve fazer e enviar até o dia 20 de outubro um vídeo com duração entre 30 e 90 segundos cujo tema seja Diversidade e Inclusão:

DIVERSIDADE: a procura e garantia do acesso universal, da igualdade e da equidade de oportunidades, na perspectiva dos Direitos Humanos. Não discrimina, mas promove as diferenças,transformando-as em uma vantagem, um valor, uma oportunidade e um direito.

INCLUSÃO: a garantia de respeito e incorporação das identidades sociais, culturais, afetivas, étnicas, de gênero e físicas de todos, por meio de um processo de diálogo e aprendizagem e da construção de novas formas de convívio, a partir da singularidade dos sujeitos, ampliando o significado de acesso e participação.

A inscrição é gratuita e você pode enviar até três vídeos. Pra filmar, vale usar até câmera de celular. O que conta é o cuidado com o tema e a criatividade. Na comissão julgadora, gente de peso como José Padilha. Entre os prêmios, 50.000 reais em barras de ouro para o primeiro colocado, e um workshop em São Paulo para os vinte primeiros. Dê uma olhada no regulamento para ver os detalhes.

O tema da acessibilidade já passou pelo Dia de Folga e deveria ser uma constante não só para quem trabalha com internet, mas para qualquer profissional. O médico deve pensar na facilidade de acesso ao seu consultório, o dono de restaurante precisa ter banheiros adaptados e, claro, engenheiros e arquitetos fazem apenas sua obrigação ao incluir em seus projetos, além de técnica e beleza, itens inclusivos como rampas.

Óbvio que as definições de diversidade e inclusão propostas pelo festival dão margem a vários outros desenvolvimentos… use sua imaginação, ponha mãos à obra e boa sorte!

2 thoughts on “Claro Curtas: Diversidade e Inclusão

  1. Dá muita vontade de participar de concursos assim. Algumas ideías até tenho, mas seria necessário a colaboração de outras pessoas. Porém, nem sempre as pessoas envolvidas possuem a mesma visão em relação ao curta que você quer realizar.

  2. Gabriel, se você tem a idéia, já tem o mais difícil. Convida amigos ou colegas pra ajudar no projeto como auxiliares, e não como co-produtores. 😉

Comments are closed.