Dia de Folga » Opinião com gelo e laranja.

A Fox e o desrespeito

Publicado em 04/07/2008, em televisão.

A Lu Freitas lembrou: dia 1ºde julho fez um ano que o canal Fox, transmitido somente em pacotes de televisão por assinatura, tomou a antipática decisão de dublar quase toda a sua programação. O blog TeleSéries liderou um movimento para marcar a data.

Fox - um ano de desrespeito ao telespectador

Na época, a Fox alegou que uma pesquisa com sua audiência indicava a preferência por programas dublados.

Como assim, Bial?

Então, todos os outros canais de televisão por assinatura têm prejuízo? Universal Channel, Warner, People & Arts, AXN etc. etc. e tal, todos os canais que têm grade de programação majoritariamente legendada estão contrariando sua audiência? Só a Fox está certa?

Televisão por assinatura não é pra todo mundo. Antes que comunistas de cartilha me chamem de reacionária ou elitista, diga-me: quem tem 100 reais, no mínimo, pra pagar mensalmente pela tv a cabo? A verdade é que, no Brasil, somente uma certa classe (econômica e/ou cultural) pode dar-se a esse luxo.

Essa mesma elite freqüenta cinemas, lê romances e navega na internet. É um público que pode até não estar familiarizado com outros idiomas, mas, certamente, é alfabetizado e plenamente capaz de acompanhar legendas.

É essa turma que valoriza o trabalho dos atores originais, que escuta o timbre manso do Robin Williams em Tempo de Despertar e, na hora, já se lembra de Sociedade dos Poetas Mortos, que adora a voz rouca do Al Pacino – ainda mais em Advogado do Diabo -, que acha bacana ouvir a Cameron Diaz em Shrek.

Ah, é uma pequena parte da população? Sim, mas essa minoria compõe a maioria que paga, todo mês, por um pacote especial de televisão, e espera ser respeitada. Não é favor algum levá-la em consideração; antes, é obrigação dos prestadores de serviço que vivem do dinheiro dessa parcela. No mínimo, a opção de som original com legendas deveria estar acessível.

Vindo da Fox, esse desrespeito nem surpreende – a emissora é especialista em ignorar o telespectador. Intervalos comerciais de seis, e até oito minutos são comuns (sim, já cronometrei). Falta de som ou falta de sinal acontecem com mais freqüência que em outros canais. Outro dia, a transmissão estava tão desbotada – não era a minha tv, eu testei – que a cor dos Simpsons era… cor-de-pele.

Aliás, falando em Os Simpsons, realiza a cena: exibição do desenho animado após a meia-noite. Acabou o primeiro episódio, começou o segundo… em espanhol. Esquisito, despropositado, mas tudo bem, dá pra entender. Vem o primeiro intervalo e… surpresa! A Fox tirou o episódio do ar, na metade e, obviamente, sem nenhum aviso.

Bacana, hein?

Depois de tudo isso, ainda tem gente que grita "crime! pirataria!" quando o telespectador resolve baixar episódios e legendas – aos quais tem o direito de assistir, já que paga todo mês por eles – para ver da forma que mais lhe agrada, no horário mais conveniente.

Você vai me dizer: "ah, pára de ver a Fox, se ela te incomoda tanto". Já parei, há muito tempo (exceto pelos Simpsons, de vez em quando). Só que minha liberdade de parar de ver o canal não anula minha liberdade de, como consumidora, reclamar.

A propósito, o que falta em várias esferas do nosso dia-a-dia é reclamação. O conformismo é característica do brasileiro, infelizmente (e eu me incluo nessa, em alguns aspectos).

21 comentários para “A Fox e o desrespeito”

  1. Thássius V' disse:

    Belo relato. Realmente é uma falta de respeito com o consumidor, ainda mais porque parte deles se manifestou.

    No dia em que cada canal for pago separadamente, aí sim prestarão mais atenção ao que o consumidor pensa. Porque se não andarem na linha, zap!, é só cancelar aquele canal.

  2. Concordo com cada palavra. Fox agora só p/ Simpsons de vez em quando.

    Se prepare para o ataque dos dubladores fundamentalistas ofendidos.

  3. Lu Monte disse:

    Thássius, sonho com o dia em que poderei comprar os canais que realmente vejo… não são 20% dos que pago hoje.

    Ronaldo, putz, eu sabia que tinha me esquecido de alguma coisa no texto.

    Registre-se que o trabalho de dublagem no Brasil é de primeira qualidade e, em alguns casos, iguala-se ao original (Os Simpsons e a dublagem de Star Trek: TOS são dois ótimos exemplos). Isso não muda o fato de que a decisão da Fox é arbitrária e inconveniente.

  4. [...] dos Blogs de Séries Blah Blah Blog Box Fechado Cavalca Comentando Séries Cultura Sem Censura Dia de Folga Dude News Episódios Comentados Ftofani.com Grupo de Discussão BR-Lost Grupo de Discussão TV [...]

  5. Paulo Antunes disse:

    Belo texto, belo mesmo, gostei do ponto de vista diferenciado e de não ter vergonha de se expor como uma pessoa de classe média com cultura (pra muita gente isto parece ofensa).
    Obrigado pelo apoio.

  6. Lu Monte disse:

    Paulo, obrigada por iniciar a campanha que motivou o texto. :)

    É curioso, no Brasil é feio gostar de cultura, aproveitar entretenimento sadio (mas Faustão e Mulher Melancia pode) e ganhar dinheiro. Vai entender.

  7. Ju Dacoregio disse:

    É isso aí, Lu! Você, mesmo não assistindo mais ao canal, tem todo o direito de reclamar. Nós brasileiros somos mesmo muito conformistas com relação aos nossos direitos de consumidor.
    E filmes e seriados dublados, tenha dó! É nojento!!!!

  8. Roan disse:

    È isso aí… tem que botar a boca no trombone… (no bom sentido)..ou não…rs… valeu a bronca…

  9. Lu.

    Talvez pelo fato de eu assistir (quando assisto) a Fox pela Sky, tenho a opção de ver a programação com ou sem legendas, com áudio original ou dublado. Não sei se é para toda a grade que tem esse recurso, mas para Os Simpsons está sempre disponível.

    Mas concordo que não dá pra suportar filmes (ou o que quer que seja) dublados. Esses dias tinha um filme super bom no TCM, cuja dublagem os caras refizeram. A impressão que deu é que não tinha dublador suficiente para todos os personagens e os que ali estavam tinham de se desdobrar para criar novas vozes. O resultado ficou digno de um Tela Class da MTV (finada na Sky — eu gostava de ver o Fudêncio).

  10. Digitador disse:

    Nossa.. eh verdade… apesar de eu ser um Neo-pobre… ainda tenho condições de pagra… porem, se pudesse escolher, compraria apenas uns 10 canais… pq de resto nada se salva… e repetm toda hora o mesmo programa isso….. eh um saco… fikei desempregado e cheguei a ver 3 vezes o mesmo filme passando num canal.. absurdo!

  11. Anny disse:

    Lu:
    Adorei seu texto. Muito bom. Nem tenho canal pago, só vejo quando vou até a casa de meu filho e vejo como é ruim. Poi é, as pessoas deveriam poder escolher o que ver e não ficar vendo o que eles querem que vejamos. A MTV fez uma baita propaganda contra a Sky e achei foi bom.

  12. Neto Cury disse:

    Lu, eu concordo, odeio coisas dubladas, mas tenho que concordar com a fox, a maioria das pessoas que convivo diariamente só assistem a DVDs, configurando-o pra assistir o filme dublado!!!
    Já ouvi outro companheiro de trabalho reclamando da TV a cabo só passar as coisas legendadas…
    Claro, tudo para meu desespero!!!

  13. Clara disse:

    Também tenho Sky, então não posso falar por todo mundo, mas a Fox é a única que eu vi oferecer a possibilidade de exibir legenda além de escolher o áudio original.
    A única reclamação que tenho com ela é a demora da exibição de séries por causa da dublagem. (A terceira temporada de Prison Break vai ser exibida com dez meses de atraso.)

  14. Ed disse:

    É… por mais que eu também abomine filme dublado, o Neto Cury tem razão. Vence a maioria, que não gosta de ficar lendo. Conheço várias pessoas assim, quem gosta de filme legendado é minoria. Infelizmente…

  15. Jovas disse:

    Lembro bem quando aconteceu essa dublagem geral na programação da Fox. Eu, que achava o canal muito legal, passei a ignorar totalmente, pois pra que continuar acompanhando algo que está pior?

    Hoje em dia nem sei como anda a programação do canal, mas parei total.

    Series ou nos outros canais ou via download. =P

  16. J@de disse:

    Eu tenho Sky e raramente assisto a Fox, mas descobri sozinha, que mudando o idioma, imediatamente começa a aparecer legenda!!
    Foi por acaso, como eu odeio filme dublado, e tentando treinar mais o inglês, fui lá e mudei…

    Nos Simpsons não sei porque não vejo, mas nos filmes, sempre faço isso!!

    E vc tem todo direito de reclamar sim, eu heim!!

    Beijos!!

  17. Lu Monte disse:

    Pena que para a NET analógica a Fox não oferece o som original – aliás, parece que na NET digital o recurso não funciona muito bem, embora esteja lá.

  18. Rodrigo disse:

    Assino a NET Digital e sou ex-assinante da SKY. Nas duas é possível alterar o audio e a legenda. Mas para isso funcionar o canal tem que disponibilizar tanto um quanto o outro. Parece que a Fox disponibiliza só o audio nas séries… Shame on you Fox! :)

  19. [...] não foge à regra. Nem dá pra acreditar que os mesmos profissionais fazem trabalhos sofríveis como os vistos no canal Fox. Bem, provavelmente não são os mesmos. O Blog do Bonequinho publicou uma ótima entrevista com [...]

  20. [...] com meia dúzia de canais bacanas, você leva montes que não prestam. Tem que aguentar séries e filmes mal dublados. Submete-se a intervalos comerciais homéricos (se eu já pago a tv, qual a necessidade de tanta [...]

  21. C. disse:

    Ah, tem mais uma coisa: a fox mostrou não ter respeito nenhum com seus telespectadores e perdeu muita audiência com suas dublagens. Para aqueles, que assim como eu, acreditam que a programação deve ser exibida com áudio original e legendada e que a dublagem deve ser uma OPÇÃO, como acontece em DVDs e que é tecnicamente viável nas operadoras digitais, mandem emails aos canais de sua preferência mostrando essa idéia. Divulguem no orkut, no twitter enviando o link dessa página e expondo a situação… Assim quem sabe, nós palhaços que estamos pagando seremos ouvidos…

Deixe um comentário

AvatarA autora mora em Brasília e atende por Lu (de Luciana). Ou Lu Monte, já que há um monte de Lus. Mais?

O Dia de Folga, no ar desde 2003, é seu espaço para conversar sobre entretenimento de qualidade. Também aproveita para refletir sobre o que vai pelo mundo.

Opine sobre o Dia de Folga. Leva só três minutos!

Blogaram agorinha

23 queries. 0,364