Uma caixa de Pandora… cheia de música!

Depois que você vicia em internet, não resiste a dar uma espiada em toda e qualquer aplicação online de que ouça falar. A maioria delas acaba esquecida em uma semana, ou mesmo em poucas horas, e o interesse pula para a seguinte. As causas do esquecimento são várias: alguns sites são feios ou não são intuitivos ou, ainda, são pouco interativos; outros são simplesmente inúteis aos interesses pessoais.

Uma vez ou outra, porém, surge aquele serviço surpreendente: um site bonito, uma curva de aprendizado pequenininha e recursos pra lá de interessantes. É o caso do Pandora Internet Radio, um paraíso na terra para quem gosta de música e passa horas na frente do computador: um serviço online com um repertório de mais de meio milhão de músicas online com uma ótima qualidade de conteúdo e de forma.

A grande diferença do serviço para outras rádios online é a forma como o conteúdo é oferecido: você escolhe um artista, ou uma música, para dar o pontapé inicial – a partir daí, Pandora começa a apresentar outras músicas que sigam o mesmo estilo e que acha que você gostará de ouvir – e quase sempre acerta! Assim, a inovação do serviço é esse elemento surpresa, que leva à descoberta de ótimos artistas dos quais você nunca tinha ouvido falar. Não é à toa que o lema do projeto é “Can you help me discover more music that I’ll like?”.

Você pode criar diferentes rádios para diferentes estilos – basta começar cada rádio com um artista do ritmo que deseja. Assim, uma rádio que comece com Legião Urbana levará o nome “Legião Urbana Radio” e apresentará outras bandas de rock – aí, é só mudar o nome da rádio para “Rock”, por exemplo, e ir refinando seu estilo, mostrando a Pandora do que você realmente gosta a cada nova música.

Depois de um tempinho ouvindo, o site pede registro, que é gratuito (também existe uma versão paga). O único detalhe é que, devido às regras de direitos autorais adotadas pelo projeto, por enquanto é preciso morar nos Estados Unidos para registrar-se. Para fazer esse controle, o registro pede um CEP norte-americano (“zip code”) – nada que uma prece a São Google não resolva em meio minuto.

O nome do serviço, claro, diz respeito à Pandora da mitologia grega, que foi agraciada pelos deuses com diversos dons, inclusive o da música. Além disso, ganhou uma caixa que não deveria ser aberta sob circunstância alguma. Muito curiosa, Pandora não resistiu e abriu a caixa, derramando sobre o mundo todos os seus males, ficando no fundo do recipiente apenas a Esperança. Como os criadores do Pandora Internet Radio fazem questão de lembrar, no entanto, neste projeto a curiosidade é muito apreciada – e a Esperança continua por lá…

O Pandora Internet Radio ganha do seu primo, o Last.fm, pela enorme praticidade de uso e pelo visual atraente. Também o supera por trazer grande quantidade de músicas brasileiras, uma felicidade para mim, que nunca encontrei uma música nacional conhecida no Last.fm que tocasse por mais de trinta segundos. O Pandora só não é uma boa para os apreciadores de música clássica, já que ainda não abrange o estilo.

Para mais informações sobre o projeto, nada melhor que ler as perguntas frenqüentes lá no site.

Quem deu a dica do serviço foi a Jess no seu ótimo blog, o Crash Tester. Ela também escreveu um artigo em que explica o serviço e fala da “mágica” que possibilita ao Pandora sugerir outras músicas que agradem ao usuário e acertar em cheio tantas vezes: o Music Genome Project.

Como a moda, hoje em dia, é rede social e troca de idéias, você pode saber o que tenho ouvido visitando meu perfil no Pandora.

E você, descobriu algum serviço online interessante nos últimos tempos?

6 thoughts on “Uma caixa de Pandora… cheia de música!

  1. De musica clássica eu sei que tem algumas coisas natalinas do Tchaikovsky. Não tem mais nada além disso?

  2. Oba! Gostei. Tinha visto esse site na tela de alguém aqui do trabalho e fiquei curioso. Bem legal…

    Mas as bandas que procurei algumas não achou, e algumas que achou trouxe umas músicas totalmente toscas, mas basicamente pq eu coloquei umas bandas bem desconhecidas.

    Com as mais famosas ficou bem legal 🙂

    Abraço.

  3. Lu,

    Gosto de internet e muito mais de músicas.
    Uso o Last.fm, mas já estou aqui comentando e ouvindo o RHCP no Pandora.
    Ótima dica!

Comments are closed.