Um Vietnã que surpreende

No que você pensa quando ouve falar do Vietnã?

Minhas primeiras ideias são cinzentas: colonização predatória, guerra e muita, muita pobreza, como a relatada no romance O Livro do Sal. A rápida exposição de fotografias no foyer do teatro do CCBB de Brasília, contudo, amplia, dá cor e embeleza a imagem que tradicionalmente se faz do país.

São 16 painéis que percorrem vários aspectos do Vietnã, dos costumes ao turismo, passando pela arquitetura que funde Oriente e Ocidente e pela gastronomia única. Cada painel traz uma fotografia destacada, outras menores sobre o mesmo tema e um breve texto explicativo.

Hanói
Hanói, capital milenar do Vietnã. Foto da foto que integra a mostra.

Não faltam curiosidades. Quem diria, por exemplo, que o esporte favorito por lá é o futebol? Ou que sua capital, Hanói, celebrará 1.000 anos em 2010? Ou, ainda, que o rio Mekong é palco de um mercado flutuante?

Rio Mekong
Mercado Flutuante, Rio Mekong. Foto da foto que integra a mostra.

A exposição integra a Semana do Vietnã, que já mencionei por aqui. Lembra que eu disse que é rápida? Isso vale tanto pelas suas dimensões (dá pra percorrê-la em poucos minutos) quanto pela duração – começou dia 20 deste mês e termina amanhã. Vá enquanto é tempo!

3 thoughts on “Um Vietnã que surpreende

  1. Muito interessante, aliás todos os posts referentes ao CCBB estão ótimos, nos dão vontade de fazer uma visita.

  2. Sobre o futebol eu já sabia.Mas,pouca gente sabe que os vietnamitas adoram futebol,realmente não dá para acreditar que seja o esporte mais popular naquele país.Luciana, o futebol virou profissional por lá no início desta década,os campeonatos são muito fraquinhos ainda,beiram o ridículo mesmo…mas o bacana é ver o brilho nos olhos deles jogando futebol,muito legal mesmo.Ouita coisa é que eles tem verdadeira veneração pelos jogadores brasileiros.
    Eu tenho certeza que as pessoas da minha idade só lembram de uma coisa quando ouvem falar de VIETNÃ;Guerra,Guerra e Guerra.É só o que eu me recordo dos milhares de filmes americanos que eu assistia na minha adolescência.Agora,essa foto que você ilustrou aí é simplesmente linda,tem certeza que é lá no Vietnã mesmo ??? rsrsr Valeu !! Tchau,tchau

  3. @Roan, que bom que está gostando. 🙂

    @Rodrigo, futebol é sua praia, né? Hehehehe. O bacana dessa mostra foi justamente reforçar essas belas imagens do país.

Comments are closed.