Um ano em uma ilha deserta

Tive a honra de ser convidada pela Patricia, criadora do meme Um ano em uma ilha deserta, para respondê-lo. Atrasada como sempre nos meus textos, demorei tanto a atender o chamado que chegaram mais dois convites, da Lu Freitas e da Maysa de Castro. Bom, dizem que é melhor tarde que nunca…

Ilha DesertaVocê vai passar exatamente um ano em uma ilha deserta, onde existe uma certa infra-estrutura, mas ela é limitada. Além de você não haverá mais ninguém na ilha, mas você terá acesso a alguns privilégios limitados. Com isso em mente, seguem as perguntas:

1. Na ilha você terá água à vontade e frutas nativas. Se souber pescar, com sorte vai poder comer um peixe de vez em quando. Fora isso, você terá que escolher apenas um tipo de comida salgada e um tipo de comida doce para comer todos os dias, o ano inteiro (podem ser cruas ou cozidas). Quais você escolhe?

Comida salgada: pão francês. Está longe de ser minha comida favorita, mas sei que não enjoaria. Poria fazer sanduíches de vários sabores com os peixes e os vegetais da ilha.

Comida doce: chocolate amargo, sem pensar duas vezes.

2. Além da água (e, também com sorte, água de côco se você estiver disposto(a) a subir no coqueiro) não há nenhuma outra bebida na ilha, mas você pode também escolher um único tipo de bebiba, fria ou quente, alcoólica ou não, para ter à sua disposição ao longo do ano. Qual você escolhe?

Coca Zero.

3. Para manter a tradição, você pode também levar um único livro. Que livro você leva?

Isso vai soar nerd pra caramba, mas… eu levaria o Vademecum da Editora Riedel. Vademecum, pra quem não sabe, é uma compilação de leis e códigos. O da Riedel é o mais completo.

Não, não gosto de Direito – longe disso. Mas preciso estudar. Que melhor oportunidade do que passar um ano longe de quase tudo que realmente me interessa?

4. Igualmente, você poderá levar um único filme para assistir. Que filme você leva?

O Auto da Compadecida, pra rir muito.

5. Você terá um notebook à sua disposição, mas com um único programa instalado. Mas você não pode usar um programa de comunicação (como email ou mensagens instantâneas). Qual programa teria mais utilidade para você e por que?

Photoshop. Renderia horas e horas de entretenimento e possibilitaria um aprendizado e tanto, impossível no dia-a-dia corrido.

6. Você poderá acessar a internet, mas este acesso é limitado a um único site, o ano todo. (Se você escolher o Google, por exemplo, não poderá navegar para os links dos resultados da sua busca, que estão fora do Google). Também não pode ser seu webmail, Meebo e afins ou sites de notícias (o que elimina os portais). Fora isso, não há restrição nenhuma ao tipo de site, inclusive os que permitem comunicação de outros tipos. A qual site você quer ter acesso por um ano e por que?

Sem dúvida, o Google Reader, meu agregador de feeds, para manter contato com o mundo e com os blogs por meio da leitura.

7. Você também poderá ouvir música. Mas, claro, você terá que ouvir a mesma música o ano todo, pois só pode escolher uma. Qual você leva? E se fosse um CD?

Uma só? Qualquer que seja, vou enjoar. Talvez Faroeste Caboclo (Legião Urbana[bb]) já que, de tão grande, devo demorar um pouquinho mais pra pegar abuso. 😉 Quanto ao cd, imagino que possa ser uma coletânea de mp3? Não? Certo, então fico com U2 – The Best of 1980-1990 & B Sides[bb].

8. Você poderá escolher um dia do ano para fazer uma única ligação para uma única pessoa, com quem poderá falar por 10 minutos. Para quem você vai ligar, quando e por que?

Na metade do período de um ano, ligaria para a casa dos meus pais e falaria com quem atendesse. Aproveitaria para matar a saudade, perguntar de um para o outro e ouvir as novidades.

9. Você poderá escolher um programa de TV para assistir ao longo deste ano na ilha – limitado à freqüência de uma vez por semana. Você só não poderá assistir nenhum tipo de noticiário, fora isso não há restrições. Que programa você quer assistir?

House M.D.[bb]. A temporada atual está arrasando e não me importaria de assistir às reprises quando acabasse.

10. Quando for seu aniversário, você terá direito a receber uma carta de um(a) amigo(a) ou familiar que tenha uma novidade para contar (sobre si próprio ou não). De quem você gostaria de receber a carta e com qual notícia?

De uma querida amiga, a Andie, que escreve divinamente e muito, sem economia de palavras. Seria uma carta grande e interessante. Gostaria de notícias dela, dos amigos em comum e da cidade.

11. Como não queremos que você transforme uma bola de vôlei no seu melhor amigo imaginário e a única pessoa na ilha será você, você terá direito a levar um animal de estimação para lhe fazer companhia (veja como estou facilitando sua vida!). Que tipo de animal você escolhe e por quê? É um animal que você já tenha?

O Bóris ou a Charlote – o felino que a Lu Freitas não levasse com ela, iria comigo (melhor que deixá-lo sozinho, não é, Lu?)

12. Do que você acha que sentirá mais falta? (Contato com as pessoas? Tecnologia? Não saber o que está acontecendo no mundo? Etc…)

Internet e tudo que ela proporciona: informação, bate-papo, interação, manutenção e reforço de laços, aprendizado, diversão…

13. Por outro lado, o que você acha que será positivo, proveitoso ou benéfico na experiência? Ou divertido?

Tempo para pensar sem agito e a possibilidade de desenvolver a capacidade de focar em um só assunto sem dispersar seriam ganhos. Estudar, finalmente, seria altamente proveitoso. Conhecer um novo lugar, escrever adoidado, fotografar tudo, isso seria divertido.

14. Por fim, você tem direito a levar 3 outros ítens à sua escolha que:
a) não entrem em contradição com nenhuma das perguntas anteriores
b) não seja algo que você vá usar para sair da ilha, como um barco, por exemplo.
O que você vai levar e por que?
  • O maior caderno do mundo, pra ter espaço de sobra para escrever
  • Uma caneta que dure o ano todo
  • Minha câmera fotográfica digital

Com isso, teria entretenimento garantido e produtividade em alta.

Como a tag já rolou por bastante tempo, não vou indicar as 5 pessoas para participarem. Quem quiser entrar na brincadeira, responda que eu coloco o link aqui.

One thought on “Um ano em uma ilha deserta

  1. hehehehe… ok, eu te empresto um dos felinos. Provavelmente vais sobrar com o amarelão 😛
    Feliz Ano Novo, querida!
    bj

Comments are closed.