Torta de Morango

Segunda receita da série Receitas com Morangos.

Ingredientes

Massa

  • 140 gramas de margarina
  • 8 colheres (sopa) de leite condensado (se quiser reduzir as calorias, use o desnatado)
  • 3 gemas
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 pitada de sal

Recheio

  • 1 pacote (12 gramas) de gelatina em pó sem sabor
  • O restante da lata de leite condensado
  • 1/2 copo de requeijão
  • 2 caixas de morangos

Você também precisará de

  • geladeira
  • forno de micro-ondas ou panela para banho-maria
  • liquidificador
  • forma com fundo removível grande (26 cm. de diâmetro)
  • forno a gás

Preparo

Massa

Misture a margarina com as 8 colheres (sopa) de leite condensado. Junte as gemas, a farinha de trigo e o sal e amasse com as mãos até obter uma massa homogênea. Cubra a massa com um pano ou papel-toalha, para evitar o ressecamento, e deixe descansar na geladeira por 30 minutos.

A seguir, forre o fundo e as laterais da forma com fundo removível pouco a pouco, usando pequenas porções da massa. Leve ao forno médio pré-aquecido por 15 minutos, ou até dourar.

Recheio

Torta de Morango - clique para ampliar Coloque a gelatina em pó numa vasilhinha de vidro, acrescente 3 colheres (sopa) de água fria e espere hidratar. Dissolva em banho-maria, ou no microondas (bastam poucos segundos).

No liquidificador, bata o restante do leite condensado, o requeijão, uma caixa de morangos (aproximadamente 40 morangos, ou 400 gramas) e a gelatina dissolvida. Despeje sobre a massa assada.

Parta ao meio, no sentido do comprimento, os morangos da segunda caixa, e forre a torta com eles. Leve à geladeira e aguarde 2 horas antes de desenformar.

Dicas e Complementos

Forrar a forma com a massa é a parte mais demorada e exige paciência. Não faça uma camada muito fina, ou rachará ao ser assada. Não deixe espaços vazios.

Torta de Morango pincelada com gelatina - clique para ampliar Se desejar, pincele os morangos que cobrem a torta com geléia de morango, ou com gelatina sabor morango. A torta da foto ao lado está pincelada com gelatina de morango – sem dúvida, o brilho dá um acabamento mais bonito à torta. Além da beleza, a gelatina ou a geléia ajudam a proteger os morangos contra o ressecamento sofrido na geladeira. Por outro lado, ambas mascaram o azedinho da fruta. Meu conselho é que, se for consumir a torta rapidamente, não pincele nada.

A torta fica em ponto de corte. Se quiser uma consistência mais cremosa, use menos gelatina sem sabor.

  • Tempo de preparo: 1 hora e 40 minutos, mais 2 horas de geladeira
  • Grau de dificuldade: moderado
  • Rendimento: 16-20 fatias

21 thoughts on “Torta de Morango

  1. Neto, pena que não funcionou pra mim… mas obrigada pela lembrança!

    GraveHeart, tem, mas eu não conto. 😛 Brincadeirinha… não sei, na verdade, mas imagino que não sejam tantas. O leite condensado pode ser desnatado e o requeijão pode ser light.

    E, no fim das contas, caloria é só um número. 😛

  2. Lu…

    Não é o caso dessa receita pois não vai açucar (já está no leite condensado).

    Mas qual o problema de se trocar açucar por adoçante? É saber como converter a quantidade de um para o outro, não?

    Pois é! Existe um produto pouco conhecido para o publico não-diabético que é um adoçante chamado “tal & qual” que tem a praticidade de substituir o açucar na proporção 1×1.

    Desde que a minha mãe virou diabética, ela só tem feito “doces” usando ele!

    Fica aqui a dica 🙂

  3. Jonny, realmente, não há nenhum problema. Eu mesma costumo fazer a substituição de vez em quando. A questão é que esses adoçantes são caros e nem sempre são facilmente encontráveis.

    Uso um chamado “Magro” (se não me engano), cuja proporção é 1:4. É mais barato que o “Tal & Qual”, mas não funciona para toda receita – algumas dependem da quantidade do açúcar para atingirem a consistência certa.

    O que não dá é para usar aquele adoçante de cafezinho, que desanda a receita, não pode ir ao fogo e tende a amargar. Os outros estão valendo.

    Vou acrescentar uma observação à receita, informando que o leite condensado pode ser desnatado. 🙂

  4. O meu aniversário é no dia 19 de dezembro, então copiei a torta e a mousse de morango.
    Bjos

  5. Eu acho realmente muito gostosa principalmente na época da fruta prefiro aquelas individuais, a massa é dura de cortar.

    E espatifa o recheio ….

    Att
    Lediane

  6. Ameiii a torta!!!
    Eu fiz e ficou uma delicia… também achei a massa meia durar, porém acho que é pq deixei demais no forno. Mas de qq jeito, TODOS adoraram, não durou 2 dias rsrsrs

    bjs

  7. gortaria de receber uma receita de pavê de morango eu amo essa fruta.

Comments are closed.