Tiramisù

Faz séculos que queria aprender a fazer tiramisù, sobremesa tipicamente italiana que adoro. Aqui no Brasil, normalmente é vendida uma espécie de tiramisù-de-faz-de-conta-semicongelado quase sem gosto. Raramente comi um gostoso; portanto, pensava que devia ser um doce difícil de fazer. Ledo engano.

Certo, talvez tenha sido difícil algum dia, levando-se em conta que algumas teorias remontam a origem do tiramisù ao distante século XVII. Afinal, o mascarpone é meio que um creme de leite batido e fazer isso a mão, sem batedeira, séculos atrás, devia ser tormentoso. Pior ainda, como conservar um doce baseado em leite e ovos e com pouquíssimo açúcar (um conservante natural) numa época em que não existia geladeira?

Felizmente, vivemos tempos moderno. Com os confortos da eletricidade, tudo ficou mais fácil.

Chega de papo e vamos à receita.

Ingredientes

Tiramisù - Ingredientes
Ingredientes para o tiramisù.
  • 400 gramas de queijo tipo mascarpone
  • 4 ovos
  • 100 gramas de açúcar
  • 300 gramas de biscoito champanhe coberto com açúcar fino
  • 300 ml. de café amargo
  • cacau em pó para polvilhar

Você também precisará de

Preparo

Prepare os 300 ml. de café. Deixe esfriar enquanto você faz o restante.

Separe as gemas das claras.

Bata as claras em neve com metade do açúcar e reserve.

Bata as gemas com a outra metade do açúcar até obter um creme esbranquiçado. Acrescente o mascarpone e volte a bater, até ficar uniforme.

Acrescente as claras em neve à mistura de gemas e queijo. Misture suavemente. Isso é importante: o creme deve ficar homogêneo, bem leve e sem grumos de clara. Pra conseguir isso, você deve misturar a mão, com delicadeza.

Molhe cada biscoito no café, rapidamente. Não empape o biscoito, não o deixe de molho. Apenas molhe-o num segundo. Coloque cada biscoito na travessa de servir, até forrá-la.

Jogue metade do creme sobre os biscoitos. Nivele com uma espátula ou com as costas de uma colher.

Polvilhe cacau em pó. A peneira entra aqui, pra que você consiga polvilhar uniformemente.

Tiramisù pronto para comer.
Quer um pedaço de tiramisù?

Mais uma camada de biscoitos passados no café, dessa vez arrumados em sentido contrário ao da primeira camada; a outra parte do creme e cacau em pó por cima. Pronto!

Antes de servir, deixe-o em geladeira por, no mínimo, uma hora.

Dicas e Complementos

A travessa que usei tinha 30 x 20 x 4 cm. Deu certinho.

Mascarpone é um queijo cremoso amanteigado, um tanto caro (200 gramas custam de 10 a 15 reais) e difícil de achar. Tem gente que faz “tiramisù” com ricota ou queijo cottage. Nenhum deles lembra, nem de longe, o mascarpone. Compre-o apesar do preço.

Se não achar o mascarpone de jeito nenhum e, mesmo assim, quiser fazer tiramisù, bata creme de leite fresco gelado até virar chantilly, e um pouco mais – ele deve chegar quase ao ponto da manteiga. Não vai ficar igual ao tiramisù de verdade, mas certamente ficará mais decente do que o feito com ricota.

Deve-se consumir o tiramisù em poucos dias. Se preferir, faça metade da receita. Conserve-o em geladeira.

Curiosidade: o maior tiramisù do mundo, reconhecido pelo Livro dos Recordes Guinness, pesava 1.075 quilos. Foi montado sobre uma pista de patinação no gelo para garantir que se mantivesse na temperatura correta. A proeza ocorreu em Villeurbanne, na França, em 31 de outubro de 2009.

  • Tempo de preparo: 40 minutos
  • Grau de dificuldade: fácil
  • Rendimento: 8 porções

7 thoughts on “Tiramisù

  1. Oi, achei muito bom seu site, com receitas deliciosas…
    Conheço uma receita de tiramisu que vai cream cheese e requeijao em vez do mascarpone, e quando bate as gemas com o açúcar polvilha raspas de limao. Fica uma delícia! da próxima vez que eu fizer vou usar o mascarpone junto com as raspas de limao, será que fica bom?
    bjss

  2. Encontrei o queijo mascarpone pelo “comércios e queijos” (via google), com preços acessíveis. Agora minha sobremesa carísssima do Jardineira Grill está bem melhorada aqui na minha cobertura. Parabéns.

  3. parabens;achei super façil de fazer;com o mascarpone ficou verdadeiramente delicioso!!!!!!

Comments are closed.