Super Size Me – A Dieta do Palhaço

Ficha técnica

Super Size Me. EUA, 2004. Documentário. 98 min. Direção: Morgan Spurlock. Com Morgan Spurlock e Daryl Isaacs.

Para analisar a cultura do fast food, o diretor se transforma em cobaia, alimentando-se durante um mês, três vezes ao dia, apenas no McDonald’s.

Mais informações: Adoro Cinema.

Comentários

3,5 estrelas

Morgan Spurlock concebeu Super Size Me quando viu o resultado de um processo movido por duas garotas contra o McDonald’s, acusando-o pelas suas más condições de saúde. O juiz declarou que não podia condenar a rede de lanches, por não ter ficado provada a correlação entre a alimentação fornecida por ela e os problemas de saúde das garotas. Spurlock decidiu, então, provar que a correlação existe. Propôs-se a, durante trinta dias, alimentar-se exclusivamente das coisas vendidas pelo McDonald’s.

A idéia foi fazer uma experiência-limite, a fim de medir os efeitos de uma dieta constituída por fast food no organismo e comprovar que ela é prejudicial. Spurlock conseguiu o que queria – todas as suas taxas de saúde (glicose, colesterol etc.), antes perfeitas, alcançaram patamares altissimos e seriamente perigosos à saúde, a ponto de Ter-lhe sido recomendado abandonar a experiência, por não se ter idéia do quão mal ela poderia lhe causar. O aumento de peso também foi considerável: onze quilos em trinta dias – mais de 10% do seu peso corporal (que era de 84,3 quilos) em pouco tempo, o que é sempre perigoso. Um dos médicos apontou que a dieta rica em fast food provou-se tão danosa quanto beber em excesso. O fígado de Spurlock transformou-se em patê. Foram necessárias oito semanas de desintoxicação para voltá-lo a condições aceitáveis, e nove meses para retomar o peso corporal anterior. Os médicos afirmaram que, mesmo tendo feito a experiência por apenas trinta dias, ela foi tão danosa que, possivelmente, a vida e Morgan Spurlock sofrerá algum encurtamento.

A maior crítica ao filme é que ninguém, em sã consciência, come no McDonald’s com tamanha regularidade. A própria lanchonete alegou isso em sua defesa. Ocorre que ela nunca informou que comer fast food com tanta freqüência pode ser perigoso. Ao contrário, incentiva desde a infância o consumo de seus produtos. 72% dos norte-americanos comem no McDonald’s ao menos uma vez por semana. Isso sem falar nas outras lanchonetes. Assim, o grande problema apontado por Spurlock é a falta de informações adequadas aos clientes, aliada a uma campanha publicitária maciça em favor de uma alimentação nada saudável.

Outro ponto interessante refere-se à péssima qualidade dos lanches servidos nas escolas públicas – nada balanceados, gordurosos e incentivadores da obesidade. Some-se a isso o fato de que um americano médio caminha menos de três quilômetros por dia.

O diretor traz alguma influência de Michael Moore ao filme, construindo-o com auxílio de desenhos e não abrindo mão da música. O resultado final é interessante.

Só não sei se serve ao propósito de afastar as pessoas das redes de fast food. Porque eu e a Kika saímos da sessão louquinhas por um lance do McDonald’s.

Nunca vi Big Macs tão bonitos quanto os apresentados por Spurlock…

10 thoughts on “Super Size Me – A Dieta do Palhaço

  1. Na verdade preciso de uma resposta:De que forma o organismo armazena gordura quando utilizamos uma dieta hiper calórica?

  2. Olá!

    Minha Professora de ciências levou a sala para assistir o Filme Super Size Me!!!e a sala adorou o filme por que ele fala que a vida não é só ficar comendo lanches do Mc Donalds,por que faz mal para nossa saúde!!!o filme é muito bom,adorei!

  3. Minha Professora de ciências levou a sala para assistir o Filme Super Size Me!!!Foi d+ a sala ficou hipnotizada!
    rsrs
    Bjos Gata Poliany

  4. o super size me é um filme polemico que fala do mc donalds que faz mal para o organismo do ser humano vlw se quiser copia se não quiser pimba

  5. A Minha Professora de Português levou esse filme(DOCUMENTARIO),ele é muito bom e mostra a realidade,eu achei muito bom esse documentario,agora eu não vou mais comer lanche do MC DONALD’s.
    OBRIGADO.

  6. Minha professora de biologia levou esse filme na escola para a gente assistir.Ele é muito bom pois mostra muuuito a realidade sobre os lanches que agente come,mesmo assim vou continuar comendo,mais nem tanto,kkk.
    Obrigada!

  7. eu continuo comendo, porque o filme nao significa nada ! Tipo, eu nao assisti mas eu sei, e adoro ser assim; porque assim é o povo de Japaratinga, nunca para, nunca desiste ! Um salve pra Budhuga, que faz dos meus dias, serem os melhores, eu te amo. Valeu Mamãaãe ! *-*

  8. A dieta dos fast-food MC DONALDS, É PREJUDICIAL À SAÚDE É MAIS DO QUE A BEBIDA ALCOOLICA .O fígado pede “socorro “!!!!Lembrarmos também da obesidade,doenças cardíacas,diabetes,derrame,apnéia do sono;,problemas drespiratóris,que são causadas nesses fast-food.O lucro dessa lanchonetes é absurdo e não se vê campanhas sobre dietas ricas em legumes,verduras,desses lanhes rápidos.Abraços e cuidem-se da saúde!!

Comments are closed.