Seinfeld

Este artigo é a sétima parte da tag As 10 Melhores Séries de Todos os Tempos.

Kramer, George, Elaine e Jerry Seinfeld.Uma série sobre… nada. É assim que Seinfeld se define. Tente lembrar-se dos detalhes de um episódio qualquer, mesmo que você o tenha visto há apenas dois ou três dias – é um desafio e tanto. Jerry, George, Kramer e Elaine se envolvem nas mais inusitadas aventuras, freqüentemente deixando de lado qualquer escrúpulo.

Dos quatro amigos, Jerry Seinfeld é o mais bem-sucedido. George Costanza é o perdedor nato (o perfeito “loser”), Cosmo Kramer está sempre dando um jeitinho para se virar (podia ser brasileiro) e Elaine Benes tem uma situação estável profissionalmente, mas caótica em termos sociais e afetivos.

A série tem tiradas hilariantes. Fugindo ao padrão das sitcoms (as comédias de situação), Seinfeld é subversiva, sarcástica e irônica, destacando-se pelo humor negro.

Personagem Favorito

Jerry Seinfeld, com suas idiossincrasias em assuntos amorosos e seu hábito incorrigível de tirar sarro dos amigos.

Cena Inesquecível

O Nazista da SopaQualquer fã de Seinfeld é capaz de passar horas recordando momentos absolutamente nonsense do seriado. Sem dúvida, uma das primeiras situações a ser lembrada será a do Nazista da Sopa, do episódio The Soup (sexta temporada): se o freguês do tal restaurante de sopas pensa um pouco mais na hora de fazer o pedido, ou se comete a audácia de reclamar de algo, fica sem sua refeição (“No soup for you!!!”):

(George e Elaine estão na fila da loja de sopas. É a primeira vez de Elaine.)
George: Shh! Preciso me concentrar. Estou entrando no “modo de sopa” [soup mode]
Elaine: Ai, meu Deus!
(A fila anda. Chega a vez de George.)
George: Boa tarde. Uma sopa grande de caranguejo para viagem. Pão. Lindo.
Nazista da Sopa:Você está abusando da sorte, homenzinho…
George: Desculpe. Obrigado. (Recebe a sopa e sai.)
Elaine: Oi pra você. Hum, uh… (Tamborila no tampo da linha de serviço.) Oh! Oh! Oh! uma sopa mulligatawny [segundo o Kramer, uma sopa indiana feita com maestria pelo Nazista] e… uma… De que é essa aí? Feijão?
Nazista da Sopa (já sem paciência): Sim.
Elaine: Nunca gostei muito… (Tosse sobre o balcão.) Uhm… (Encara o Nazista.) Sabe de uma coisa? Alguém já lhe disse que você é a cara do Al Pacino? Sabe, o de “Perfume de Mulher”.
Nazista da Sopa: Muito bom. Muito bom.
Elaine: Bem, eu…
Nazista da Sopa: Sabe de uma coisa?
Elaine: Hmmm?
Nazista da Sopa: Nada de sopa pra você!
Elaine: O quê?!
Nazista da Sopa: Volte no ano que vem! O próximo!

Curiosidade: a cena é baseada num restaurante de sopas real, que tem um dono tão nazista quanto o Nazista.

Saiba mais

Compre