Risoto de Lingüiça

O risoto é um dos pratos mais práticos que existem. Se aquela visita que chegou ao meio-dia não dá sinal de ir embora, ou se você resolveu convidar uns amigos para uma reuniãozinha de última hora e quer servir um prato quente, ele é a salvação da lavoura – fica pronto em quarenta minutos e pode ser feito com o que estiver na geladeira.

Para garantir o sucesso, entretanto, é essencial usar um arroz próprio para o prato. O ponto alto do risoto é a sua cremosidade e ela é determinada pelo amido que o arroz libera durante o cozimento, o que depende da sua variedade. Além disso, não se pode arriscar que o arroz fique grudado, ou tão cozido que desmanche. Recomendam-se dois tipos: o arbóreo e o carnaroli. Se puder escolher, dê preferência ao último, que libera mais amido e tem uma aparência amendoada belíssima.

E, pelamordedeus, esqueça o hábito brasileiro e não lave o arroz.

A lingüiça, aqui, é mera sugestão. Meu pai havia preparado uma lingüiça deliciosa, cozida no vinho e posteriormente frita. Como sobrou bastante, resolvemos fazer o risoto. Você pode substitui-la por qualquer carne previamente preparada e picada (ou desfiada), por tomates secos, cogumelos ou qualquer outro ingrediente que estiver à disposição. Se usar queijo, acrescente-o (picadinho ou ralado) apenas ao final do cozimento.

Vamos à receita.

Ingredientes

  • Uma colher (sopa) cheia de azeite
  • Meia cebola média picadinha
  • 2 xícaras (chá) de lingüiça frita picada
  • 1 xícara (chá) de arroz arbóreo ou carnaroli
  • Meia xícara de vinho branco
  • 4 xícaras de água fria
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reio a gosto

Você também precisará de

Preparo

Numa panela de fundo largo, leve ao fogo o azeite, o sal e a cebola, fritando-a até amolecer (não espere dourar).

Junte a lingüiça e frite ligeiramente (lembre-se, ela já está frita). Tempere com pimenta do reino. Acrescente o arroz e refogue.

Junte o vinho branco e mexa até que dois terços dele tenham evaporado. Derrame as quatro xícaras de água fria aos poucos, mexendo sempre com uma colher de pau.

Após a fervura, o cozimento levará cerca de 20 a 30 minutos. Durante este tempo, mexa freqüentemente para estimular a liberação do amido – é isso que dará cremosidade ao risoto. Aproveite para provar o tempero e ajustá-lo. Se necessário, acrescente mais água.

Atenção especial ao fim do cozimento, quando é importantíssimo mexer o arroz continuamente para que não grude e não queime.

Risoto de Lingüiça O risoto, por definição, não deve ficar seco, mas úmido e cremoso. Os grãos de arroz ficam soltinhos e al dente, ou seja, oferecem certa resistência à mordida, mas estão cozidos e macios por dentro.

Sirva imediatamente.

Dicas e Complementos

Risotos são de rápido preparo e devem ser feitos minutos antes de serem saboreados. Não ficam tão gostosos se forem requentados.

O vinho branco pode ser substituído pelo tinto sem prejuízo do sabor – claro que o risoto adquirirá uma cor escura. Também pode ser usado espumante, especialmente se os ingredientes tiverem sabor delicado.

No lugar da água, você pode usar caldo de legumes, de carne, de frango ou de qualquer outro sabor.

  • Tempo de preparo: 40 minutos
  • Grau de dificuldade: moderado
  • Rendimento: 2 porções bem servidas

12 thoughts on “Risoto de Lingüiça

  1. :”> Vou chegar na sua casa por volta do meio-dia, tá? deu água na boca!
    Os italianos não comem arroz branco, quando comem arroz somente na forma de risoto. Aprendi convivendo e adotei. Arroz branco só com strogonoff.
    Bom dia!! Beijus

  2. Lu,

    As fotos são tuas? Também gosto de cozinhar, mas acho xarope colocar receitas sem fotos, mas as tuas estão excelentes. Talvez possa nos dar algumas dicas de fotografia de comida.

  3. FIQUEI MUITO EMPOLGADA COM ESSA RECEITA,
    DO RISOTO DE LINGÜIÇA, MAIS COMO NÃO
    TENHO EXPERIÊNCIA COM RISOTO, FICA
    DIFÍCIL SABER A QUANTIDADE DE ARROZ
    QUE DEVO USAR…
    É UMA PENA!!! SNIFF

    VALEU

    MALLU

  4. um parece ser bem gostozo vou tentar fazer hoje para o meu marido,espero que de certo.torsao por mim.bjsssssss

Comments are closed.