Picles

Os picles originais são feitos apenas com pepinos, mas muita gente chama de picles uma seleção de legumes variados em conserva. É uma opção saudável e sem calorias para beliscar entre as refeições, ou mesmo para aqueles dias em que você chega cansada do trabalho e não está a fim de fazer nada para o jantar. Também vão bem com salada de folhas verdes ou como aperitivos na reunião com os amigos.

Ingredientes

  • 2 copos (tipo americano) de vinagre de vinho branco
  • sal
  • 4 cebolas
  • 4 cenouras
  • 4 pepinos
  • 1 couve-flor
  • 1 pimenta-de-cheiro partida em quatro (opcional)

Você também precisará de

Preparo

Cozinhe os legumes separadamente, porque cada um tem um tempo próprio. Primeiro, ponha a cebola em uma panela cheia de água, com um copo americano de vinagre branco e um punhado de sal. Gosto de deixá-la em pedaços grandes, rasgando cada camada em duas ou três partes. Deixe-a cozinhar por uns dez minutos, depois que a água começa a ferver. O ardido da cebola sumirá, deixando-a muito mais saborosa.

Retire a cebola e, na mesma água, coloque as cenouras descascadas e cortadas em palitos. Cozinham pouco, uns cinco minutos. Não podem ficar moles – têm que manter a textura crocante.

Os pepinos, também cortados em palitos, ficam na água fervente por uns três minutos, o suficiente para mudarem um pouco de cor, tomando um aspecto meio verde, no lugar da natural cor esbranquiçada.

A couve-flor fica na água até amolecer.

Para não errar o sal, adicione-o após tirar cada legume da água. Espalhe os legumes em um refratário grande e jogue bastante sal, como se estivesse preparando uma salada muito salgada.

Picles, ou Conserva de Legumes Deite o vidro que receberá os picles e comece a montagem da conserva, colocando os palitos de legumes de modo a ficarem na vertical. Alterne-os, caprichando na arrumação, para que o efeito final fique bem bonito.

Acrescente a pimenta de cheio partida em quatro se quiser um sabor mais picante.

Picles, ou Conserva de Legumes Depois de colocar os legumes, levante o vidro e complete-o com a água do cozimento e um copo americano de vinagre de vinho branco.

Conserve os picles na geladeira.

Dicas e Complementos

Quanto tempo dura? Um dos meus vidros ficou na geladeira por cinco meses, cada dia mais saboroso. É importante que o vidro seja esterilizado para garantir a durabilidade da conserva.

  • Tempo de preparo: 1 hora e meia (a parte mais chata é preparar os ingredientes)
  • Grau de dificuldade: fácil
  • Rendimento: 1 vidro grande

39 thoughts on “Picles

  1. voce tem algum artigo com informações tecnicas deste produto, como legislação e outros

  2. gostei muito de poder saber algumas coisas á respeito deste artigo,mais tenho duvidas de como fazer uma conserva de beringela com pimentões,cenoura e alcaparras, véces poderiam me encinar.muito obrigado

  3. eu amei a receita pratica de picles e gostaria de saber se posso fazer o mesmo com salsichas em conserva obrigada

  4. Lú, venho pedindo à minha mulher desde muito tempo que faça picles para mim ! Nunca foi feito. :Fiquei feliz quando encontrei sua receita, fiz e fico lhe devendo. Nunca mais peço nada ! Agradeço e me tornei seu admirador. Grato, RDO.GOMES MENESCAL. Fiquei feliz ! ! !

  5. Lú, venho pedindo à minha mulher desde muito tempo que faça picles para mim ! Nunca foi feito. :Fiquei feliz quando encontrei sua receita, fiz e fico lhe devendo. Nunca mais peço nada ! Agradeço e me tornei seu admirador. Grato, RDO.GOMES MENESCAL. Fiquei feliz ! ! !
    (é a primeira vez que faço um comentário sobre uma receita)

  6. Gostaria de saber se os picles feitos com vinagre em vez de embalar em vidros podem ser embalados em baldinhos ou potesplasticos esterelizados, pois, os vidros encarecem demais os picles para vender. Isto é, mesmo que a durabilidade seja menor.

  7. EU FAÇO PICLES,FAÇO BATATAS EM CONSERVAS,MANDIOCAS EM CONSERVAS PARA A FAMILHA.
    MAS AGORA QUERO COMERCIALIZAR,QUERO SABER COMO CONSERVAR,SE VAI ALGUM PRODUTO QUE MANTEM A DURABILIDADE,POR QUANTO TEMPO ,E SE PRECISA FICAR EM GELADEIRA
    OBRIGADA
    GENI
    OBS; ESPERO RESPOSTA

  8. Fiz 2 potes, de 5 litros cada, Fazem 10 dias. Abri hoje para experimentar. Então resolvi voltar aqui e dizer: BRIGADUUUUUUUU!!!! É muito bom. Detalhe: Coloquei um pouquinho de alcaparras. Deu um gostinho ótimo lá no fundo….

  9. gostei da receita,porém não se esqueça de que quando retirar da água fervente coloque imediatamente em água gelada para não perder a textura ou seja fique “tenro”.Agradeço pela Receita. PARABÉNS!!!!!!

  10. Adoro fazer picles e gostaria de saber se voces twm alguma dica de comercializá-los pois estou interessada em montar um negócio.
    obrigada pela atenção
    Parabéns

  11. muito boa essa receita gostaria de comercializa la e saber como devo conserva los e quanto tempo duram pois pretendo fazer varios tipos de conservas se voces puderem me ajudar dando me algumas dicas nescessarias eu agradeço um abraço e que DEUS vos abençoe

  12. fica uma delicia pra se consumir em churrasco, e como petisco para acompanhar uma cervejinha.kkkkkkkkk.
    OOOOOOOOOOOttttttttttttttIIIIIImmmmmOOOOOOOOOOOOOOOOO, mesmo.

  13. Procurava uma receita caseira de picles..acho que a encontrei com vcs..rizs vou testá-la ..volto prá falar como ficou…

  14. Quero fazer picles para revender e não consigo encontrar um lugar que venda potes de 200/300 gr com preço bom. Moro em Campinas/SP, e gostaria de obter ajuda sobre os potes. Grata

  15. Meu marido conseguiu chuchus pequeninos para fazer conserva, mas eu não sei como fazer, porisso peço sua ajuda. Desde já agradeço sua atenção.
    Gosto muito de picles.Eles podem ser armazenados em recipiente de plastico ou só de vidro? espero anciosa sua resposta.Obrigada.

  16. Olá, gosto muito de picles, mas dia desses resolvi comprar um pote deles ja pronto em conserva no supermercado e antes de servir coloquei de molho por 30 min em água mineral, mesmo assim ficou com um sabor salgado de doer, o que se deve fazer pra tirar o sal e gosto de vinagre do picles? existe algum segredo?

  17. Lu,que bom encontrar-la novamente.
    Meu pc deu um problema,ficou tanto tempo desativado,que esqueci completamente minha senha.
    Sem querer,hoje a procura de uma receita de picles,me deparo nada menos,com voce .Felicidade pura.
    Sou sua fã de carteirinha,e testei com sucesso,tudo que voce publicou na area gastronomica.
    Um abraço,e continue esta pessoa que nos ensina tanta coisa,de forma tão simples e sem frescuras.
    FATIMA

  18. Adorei a receita do picles era tudo oque eu precisava de todos o seu foi o melhor obrigada estou saboreando com muito gosto,continue nos dando dicas

  19. Boa tarde,
    Fiz uma consrva de salsichas ja faz uns 15 dd, mas a salsicha nao esta pegando o gosto da conserva. O que fiz de errado?
    Tbm gostaria de saber se ela demora para estragar e se tenho que deixar na geladeira,

    Muito obrigado!

  20. Gostaria de saber se conserva de batatinha feita sem azeite ou outro tipo de oleo pode ser conservado fora da geladeira em vidros.

  21. adorei a receita fiz no restaurante onde trabalho como saladeira ficou uma delicia.ameiiiii.fique com deus.

  22. O picles é uma forma de conservar o alimento sem precisar de geladeira, portanto é armazenado em temperatura ambiente.

  23. nao tem picles de pimentão em nenhum blogs .muito obgada eu ia colocor vinagre e agua 05/01/2012 loy

  24. gostaria de saber como fasso o picles so pepino enteiro …obrigado

  25. Por favor vc sabe como posso fazer para reutilizar as tampas dos vidros usados tipo palmito? Ou se existe algum lugar que venda tampas novas? Onde posso encontrar?

    Grata
    Rosângela

  26. Querida luciana…
    por favor gostaria de saber em quanto tempo ele fica pronto para ir para a geladeira?(picles )

    Obrigado pela receita!

  27. LUCIANA…

    GOSTARIA DE SABER DE OS LEGUMES EM CONSERVA PERDEM MUITO OS NUTRIENTES?

    VALEU

  28. Oi , acabei de fazer sua receita, vamos ver se vai dar tudo certo mais já te agradeço. entre muitas a sua que me deixou mais tranquila em prepara-las, depois te conto obrigada, Karen

  29. Lu a muito tempo tenho vontade de fazer picles.com sua ajuda sei que vou comer muito melhor! muito obrigado. abraços.

Comments are closed.