Petit Gâteau

Traduzindo ao pé da letra, o nome dessa sobremesa é “bolinho”. Na prática, indica um bolo com pouco tempo de forno, de forma que a massa fique líquida no centro, formando ela mesma um recheio super cremoso. Apesar do nome, o petit gâteau não é francês. A origem certa é desconhecida, mas reza a lenda que surgiu em Nova Iorque, quando um chef errou o ponto da sobremesa. Seja lá como for, é deliciosa e fácil de fazer.

A maior parte das receitas leva quase o dobro de manteiga. Achei um exagero, tentei fazer diferente e deu certo.

Ingredientes

  • 170 gramas (uma barra) de chocolate ao leite de qualidade
  • 100 gramas de manteiga em temperatura ambiente
  • 3 ovos
  • 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 2 colheres (sopa) de açúcar

Você também precisará de

Preparo

Petit Gâteau
Recheio de cholocate cremoso, para a nossa alegria.

Pique (basta seguir os quadradinhos, não precisa picar mais que isso) e derreta o chocolate. Eu prefiro derreter no microondas, abrindo de minuto em minuto para misturar e homogeneizar o calor. Leva mais ou menos 2 minutos e meio em potência alta, pra derreter uma barra.

Adicione a manteiga. Depois que estiver bem misturada, acrescente os ovos. Peneire a farinha de trigo e o açúcar para não haver grumos e junte-os à massa. Mexa bem até incorporar todos os ingredientes.

Com a ajuda de uma concha, preencha as forminhas da assadeira. Leve ao forno baixo (180ºC) pré-aquecido e asse por 8 minutos. Dê uma olhada: ele deve estar assado nas laterais e em cima. Se ainda não estiver, deixe mais uns dois minutos no forno e confira novamente.

Sirva quente, com sorvete.

Dicas e Complementos

Não adianta enfiar um palito para testar se o bolo está pronto porque a ideia é justamente que o recheio esteja úmido. O jeito é ir no olhômetro. Se você tentar tirar um bolinho da fôrma e ele estiver grudado ou ameaçar “vazar”, é porque ainda precisa de mais uns minutinhos de forno.

Use assadeira antiaderente para garantir que o bolo vai sair sem quebrar. Para retirá-lo, use duas colheres e bastante delicadeza.

Se sobrar, você pode guardar o petit gâteau para mais tarde e aquecê-lo por uns 30 segundos no microondas antes de servir.

  • Tempo de preparo: 15 minutos
  • Grau de dificuldade: fácil
  • Rendimento: de quatro a oito bolinhos, dependendo da profundidade da sua forma; a minha é bem rasa, foram oito bolinhos.

One thought on “Petit Gâteau

Comments are closed.