O Fantasma da Ópera

Ficha técnica

The Phantom of the Opera. EUA, 2004. Musical. 143 min. Direção: Joel Schumacher. Com Gerard Butler, Emmy Rossum, Minnie Driver e Patrick Wilson.

Homem assombra uma companhia de ópera francesa e leva a soprano à loucura. Uma história de amor começa quando uma jovem assume seu posto.

Mais informações: Adoro Cinema.

Comentários

5 estrelas

Sou suspeita, suspeitíssima para comentar O Fantasma da Ópera. Adoro musicais em geral, isso não é novidade. E sou completamente apaixonada pelo musical de Andrew Lloyd Webber. O livro de Gaston Leroux que serve de base à peça não tem tanta força. Pertence ao Romantismo, torna-se por vezes arrastado e apresenta um Fantasma mais cruel do que o imaginário coletivo acostumou-se a idealizar. É de Webber o mérito de ter tornado a história popular, com um vilão tão carismático que é quase impossível não torcer por ele, ao menos por alguns instantes.

As canções da peça estão todas lá. Os atores estão excelentes, transmitindo as características marcantes de cada personagem: a ingenuidade de Christine, a bobice de Raoul (é um personagem que nasceu para ser fraco) e o carisma do Fantasma. Tá, é inevitável comparar e constatar que a Sarah Brightman canta e interpreta melhor que a Emmy Rossum, mas o desempenho dela está longe de ser ruim.

A execução da trilha sonora é magistral. Os primeiros acordes da música-tema provocam arrepios. A interpretação de Music of the Night é profundamente sensual, envolvente até o último fio de cabelo.

Algumas tomadas lembram Moulin Rouge, outro filme que adoro.

Agora, estejam avisados, o filme é praticamente todo cantado. A versão levada às telas é praticamente a transcrição do musical – quem não gosta do gênero, não se arrisque a assistir a mais de duas horas cantadas.

3 thoughts on “O Fantasma da Ópera

  1. Cara sou fã de fantasma da opera….
    Até fiz um site sobre The Phantom of the Opera – Brasil, no estilo WikiPedia ehhehe
    dêem uma olhada

    http://www.thephantom.frih.net
    THE PHANTOM OF THE OPERA BRASIL

    Mas discordo da sua posição sobre o livro, até já rebati um comentario parecido essa semana ainda.

    Acontece que você deve ter conhecido o tema pelo musical, entao provavelmente voce ama o musical hehehe…

    bom..
    gosto é gosto..

    Abracos

  2. Ola!
    Eu sou aluna do 2º ano do curso de Música em Bragança e estou a realizar um trabalho sobre o fastasma da ópera. e gostaria, se possivel, que me arranjassem material figdigno sobre esta matéria, ou seja, sobre a história do fantasma da opera, como nasceu e a sua evolução até ao musical.
    Obrigado!

Comments are closed.