Novo plugin: comentaristas da semana

Falando em comentários e comentaristas, desde a semana passada o Dia de Folga tem um novo plugin: o Show Top Commentators.

Quem explica muito bem a utilidade do plugin (e convenceu-me a usá-lo) é o Guilherme Valadares, no artigo Seu blog é uma árvore. Faça ele crescer.

Em resumo, é o seguinte: os comentaristas mais ativos da semana são listados na barra lateral do Dia de Folga, com links para os respectivos blogs, sob o título Comentaristas da Semana. O objetivo é premiar os leitores mais participativos, no melhor estilo link love (links espontâneos para outros sites ou blogs).

Embora o posicionamento da lista não seja dos melhores, estando “abaixo da dobra” (dependendo do interesse dos leitores, posso mudar isso no futuro), o fundamental é a existência do link em cada página do Dia de Folga, contribuindo para o posicionamento blogs dos comentaristas no Mestre e no Technorati, por exemplo.

Um dos recursos mais úteis do plugin é a possibilidade de bloquear a exibição do nome de comentaristas específicos. Por enquanto, bloqueio apenas a inclusão do meu próprio nome na relação. Se, eventualmente, surgirem comentaristas mal-intencionados, buscando somente o link sem contribuir em nada para as discussões no Dia de Folga, obviamente também serão bloqueados.

O que você acha da novidade? Que tal implementá-la no seu blog também?

Atualização em 29 de abril de 2007: o Alessandro Martins criou uma lista para divulgar os blogs que adotaram o Show Top Commentators. Se você quiser ver mais exemplos práticos do plugin, visite os blogs da lista. Se adicionar o recurso ao seu próprio blog, deixe um comentário no artigo do Alessandro pra que ele o acrescente à relação.

20 thoughts on “Novo plugin: comentaristas da semana

  1. Oi Lu,
    Eu também já coloquei esse plugin no meu blog, foi a partir da leitura do mesmo post que resolvi implementar isso.
    Abraço

  2. Eu tenho um medo parcial desse plugin. Primeiro que quando fui editá-lo pra excluir meu nome da lista dos comentaristas foi um sufoco pra achar o código.

    E depois, quando quis incluir mais um, deu um pau federal e tirou meu blog do ar. Tive que ir no ftp deletar o maldito.

    Ficou só por um mês, talvez mais. Tomara que funcione bem por aqui.

  3. É uma novidade! Já é a terceira postagem que leio sobre o assunto. Vim pelo twitter! Vi você lá! Tem suas vantagens, mas um chamariz para os aparecidos.
    Beijus

  4. Essa dica do Guilherme foi muito boa.
    mas é preciso ficar atento, pq como disse o próprio Guilherme, ele é uma via dupla.

  5. Já tinha visto isso num blog q eu visito, não lembro qual, enfim, a idéia é bacana.
    Vou pensar em instalar, mas não agora, braço tá uma bos…

  6. Guilherme, não disse que seja somente chamariz para os aparecidos. É uma ferramenta muito boa, principalmente para o dono do blogue.
    Bom fim de semana! Beijus

  7. Pingback: Neto Cury Blog
  8. Pingback: Curtas | Outros
  9. Olha, tô pra te dizer que aumentou sensivelmente o número de comentários no meu blog. E nem tem comentários inúteis não (tipo como esse haha)

  10. Moços, por aqui os comentários também se tornaram mais freqüentes. Além disso, estou tentando seguir o exemplo do BrPoint e publicar minhas respostas também nas páginas de comentários (anteriormente, só as enviava para o email do comentarista). Fazia isso no começo do blog, mas parei porque achava que isso inflava o número de comentários artificialmente. Parece, no entanto, que essa atitude estimula as conversações, então é mais positiva que negativa. O que acham?

  11. Pode ter certeza que é positivo.
    Pode ser que dê um pouco de volume ‘falso’ nos comentários, mas é sempre bom estimular a conversa nos comentários. Além do que, é legal pra quem está de fora e vê que o autor responde.

    Muitas vezes também a resposta pode ser interessante pra mais de uma pessoa e você nem sabe disso. 🙂

  12. Os meus comentários aumentaram também. Mas ainda não tenho uma quantidade de acessos significativos para tirar uma conclusão mais precisa.
    Abraço

  13. Acho que a única pergunta agora é se realmente compensa e ajuda em alguma coisa ter mais comentários no blog. Page Rank acho que não muda em nada …

    Se for pra ter comentários inúteis e sem valor, atrapalha, mas se os comentários aumentaram e trouxeram discussões positivas, aí, palmas para o plugin.

Comments are closed.