Múltiplas Teias

Yahoo! Posts

Um monte de gente por aí anda falando – bem e mal – do Yahoo! Posts, lançado esta semana. O Ian Black fez um texto supercompleto sobre o assunto, inclusive com links para a repercussão do projeto. Em resumo: pouco mais de 100 blogs são acompanhados diariamente por uma equipe e têm alguns dos seus artigos destacados no Y!Posts e, eventualmente, em outras sessões do Yahoo!. O Ian detalhou bem mais a coisa toda, inclusive com a relação dos participantes – vai lá pra entender melhor.

Logo que ouvi falar da história, achei um absurdo: como assim, o Yahoo! vai chupar o conteúdo de um monte de blogueiros de graça, na cara-de-pau?! Conteúdo de qualidade não está aí pra ser copiado por seu ninguém.

Só que eu tinha entendido mal – ou melhor, entendido nada, já que as coisas não estavam mesmo claras na época. O que o Y!Posts faz é linkar o artigo, apresentando um resuminho e direcionando o leitor para o texto original, no blog do participante. Ah, bom. Se é assim, sim.

Entre os 108 blogs iniciais (a idéia é expandir o número no futuro), há alguns bem conhecidos, outros dos quais eu nunca tinha ouvido falar. Tem assunto pra todo gosto, de moda a futebol. Tem blog de nicho e blog genérico. Não, não tem panelinha – embora essa insinuação seja constante. Está na hora de virar o disco, pois não?

Deusario

No meio dessa diversidade toda, está o Deusario, blog coletivo feito por mulheres, para mulheres, do qual tenho o maior orgulho de participar. A idéia do blog partiu da Nospheratt e o projeto coletivo está no ar desde novembro de 2007. No barco, estão também a Lu Freitas, a Liliana, a Veridiana Serpa e a Débora Rocco.

O Deusario é o primeiro projeto coletivo em que tomei parte. Entre idas e vindas, já fiquei super-empolgada, já desanimei, já passei tempos sem escrever – basicamente, todos os estágios pelos quais o Dia de Folga, projeto solo, passa regularmente. Minha coluna mudou de foco duas vezes, e deve mudar novamente (aceito sugestões!).

A única coisa que não muda é a vontade de participar de um projeto comum ao lado de mulheres que admiro pra caramba – ou, como costumamos falar entre nós, deusas maravilhosas.

Revista Paradoxo

Coincidentemente, hoje, no mesmo dia em que o Yahoo! Posts estreou, foi ao ar meu primeiro texto num outro site: a Revista Paradoxo. A revista, cujo editor-chefe é o Marcus Cardoso, está na web desde 2003 e trata de entretenimento, cultura, moda e comportamento.

Cheguei até lá por indicação da Lu Freitas e, eventualmente, vou colaborar com críticas literárias. A primeira é sobre Paraíso Perdido, de Cees Nooteboom, escritor holandês fantástico, dono de uma prosa que beira a poesia.

Atualização: hoje, 7 de agosto de 2008, um dia depois da publicação deste artigo, a Revista Paradoxo faz 5 anos! Parabéns e vida longa à revista!

LuluzinhaCamp

O blog do LuluzinhaCamp funciona como uma espécie de “esquenta” da reunião de 23 de agosto. Além de divulgar novidades sobre o encontro, ele fervilha de dicas e opiniões. São várias editoras, e o espaço está aberto para colaborações, como a da Ju Dacoregio, que enriqueceu o blog com o belo texto Um mundo de mulheres de verdade.

Nos bastidores, conversas fazem nascer idéias, como a organização de Mini LuluzinhaCamps. A intenção é motivar as mulheres que não podem ir a São Paulo a organizarem mini-encontros em suas próprias cidades. Leia o artigo da Nospheratt e inspire-se!

Teias

Assim é a web, que não ganhou esse nome ao acaso. Linhas são traçadas, caminhos se cruzam, mudanças de direção acontecem o tempo todo. Nós arrebentam, outros surgem. Teias formadas por gente que acredita na produção de conteúdo de qualidade online, que se dedica, que dá um duro danado – freqüentemente, sem ganhar nenhum centavo.

Panela? Não. Colaboração e compartilhamento.

9 thoughts on “Múltiplas Teias

  1. oxe, que texto-delícia, dona Lu! Prazer estar ao teu lado (às vezes perto, às vezes longe, sempre no coração) nesta enorme teia de ires e vires…
    beijo

  2. como fazia tempo que não entrava no twitter e resolvendo mil coisas relacionadas a mudança, nem sabia desse babado, mas vejo com bons olhos, aliás estão surgindo várias iniciativas interessantes na rede e é lógico que sempre vão falar de panelinhas pelo simples fato de que tem blogueiros trabalhando em agências e logicamente que sempre iremos ouvir os nomes desses blogueiros quando as agências criarem algum tipo de ação ou algo parecido e é ótimo que tenha blogueiros envolvidos, pois provavelmente do contrário, essas oportunidades não estariam surgindo. Sucesso a todos os projetos. 🙂

  3. E essa teia não é exatamente como nossa “vida real”? Eu acho. E por isso que eu gosto. 🙂
    Confesso que, a princípio, eu tinha achado isso o YPosts uma canoa furada… mas vou ler suas indicações pra ver se entendendo direitinho o que é a coisa eu passo a gostar.
    Bjs!

  4. Lu Freitas, o prazer é meu, queridona!

    Veridiana, tomara que surjam mais e mais projetos bacanas!

    Carol, se a canoa vai afundar ou não, só saberemos com o tempo… E sim, sim, ontem mesmo comentei algo semelhante: o “mundo virtual” reproduz o “mundo real” – no fim das contas, são a mesma coisa, não há como ser diferente.

  5. achei bem legal a ideia do ypost, leva as pessoas a blogs desconhecidos e as vezes bem interessantes (isso depende de quem le ne), torço pra que ao invez de a canoa afundar ela passe a lever mais gnt!
    e q venham mais e mais projetos bacanas… como o luluzinhacamp

  6. Acredita que não ouvi falar nada desse Yahoo!Posts, só no lançamento. Bom, como tudo que envolve blogs deve gerar mesmo uma polêmica, ainda bem que sou blogueira roots e não ligo para isso…rs.
    E o blog do Luluzinha Camp está mesmo tuuudo de bom!!! O que só comprova que o evento será ótimo!
    E parabéns pela revista paradoxo, Lu. É mais um reconhecimento do seu ótimo trabalho. Seus fãs agradecem 😉

  7. oi, Lu!
    Sou novíssimo na blogsfera, e encontrei o Dia de Folga através do blog O fim da varzea (ou será que foi no Blosque, sencacionais!),bem,acontece que este serviço do Yahoo é interessantíssimo neste ponto, pois,facilita a busca por textos de qualidade,já que sofro miséria com o google. E no que se refere a opinião com gelo e laranja este espaço é imbatível.

Comments are closed.