Massa de Pizza

A categoria Receitas do Dia de Folga foi reformulada, o que me deixa bastante motivada para voltar a compartilhar minhas incursões gastronômicas. Para comemorar o retorno, uma deliciosa receita de massa de pizza descoberta e aperfeiçoada durante anos por meu pai.

Ingredientes

  • 1 quilo de farinha de trigo
  • Meio litro de água morna
  • 15 gramas de fermento biológico (Itaiquara ou Fleischmann)
  • Uma colher (sobremesa) de sal

Você também precisará de

Preparo

Colocar a farinha numa vasilha grande, reservando uns 100 gramas para abrir as massas.

Dissolver o sal e o fermento na água morna e misturar à farinha. Quando a mistura estiver homogênea, retirar da vasilha e amassar em uma bancada lisa por uns 15 minutos. Deixar repousando por uma hora.

Amassar mais cinco minutos, cortar em pedaços (de quatro a seis, dependendo da espessura desejada) e deixar repousar por mais uma hora.

Abrir a massa e colocar em forma redonda de aproximadamente 25 cm. de diâmetro, untada levemente com óleo ou azeite. Levar ao forno alto pré-aquecido e assar por aproximadamente 15 minutos.

Dicas e Complementos

Cada pedaço pode ser congelado sem abrir, desde que enrolado em saco plástico. Quando desejar, basta retirar do congelador e abrir a massa quando chegar à temperatura ambiente.

O rolo de abrir massa pode ser substituído por uma garrafa de vidro vazia.

  • Tempo de preparo: 3 horas, contando os tempos de descanso da massa.
  • Grau de dificuldade: trabalhoso
  • Rendimento: de 4 a 6 pizzas médias

8 thoughts on “Massa de Pizza

  1. Achei coisa fááááácil nos *ingredientes*!
    Cheguei no *preparo* e… chorei.
    Realmente eu não sei cozinhar! Até a água que eu coloquei para esquentar hoje… queimou! :((
    Beijo, Luzoca!

  2. isso é coisa que se faça com uma pessoa de dieta?
    pombas
    a essa hora da noite?
    deu fome!!!:((

  3. :):x:x:x:xgosteiiiiiiiiiii muitooooooooo…obrigadoooo por isso ñ vou desse de pezo nunca!!!!!!!

  4. essa pizza é muito gostosa , eu amei 😡 eu como pizza todo dia e o dia que eu comi essa eu nunca mais comi outra 😉 é boa demais . eu tenho vontade de nunca mais ouvir papo furado:-@ falando que existe pizza melhor , quem falar isso eu mato8-x .eu vou rir =))da minha mãe que tenta fazer uma comida boa e não consegue^:)^
    ^:)^=))8-}(*)=d>b-)%%-(%)>-)l-)o-+(~~)**==o:-)*-:):(|):^o

  5. estou pegando esta receita para fazer para os meus filhos e marido . quando esperimentar lhe mando outro comentario, mas acho que é muito boa

    Beijos

  6. Preciso saber as quantidades e o que apresentar num café completo para 150 pessoas(bolo/cuca/paezinhos, torta salgada, etc).Obrigada desde já.

  7. Ótima receita, deixo uma grande abraço ao seu pai que tive o prazer de conhecer neste mês de agosto e que indicou o blog e as receitas!!

Comments are closed.