Masala Chai

Habemus invernum em Brasília!

Dá até medo de comemorar, porque nos últimos anos o inverno por aqui durou umas duas semanas. Se tanto.

Enfim, enquanto temos um friozinho gostoso, aproveito pra renovar meus apetrechos de chás e café, e pra inventar moda. A desse ano é o chai.

Masala Chai

O chai, ou masala chai, é uma bebida originária da Índia feita com chá preto, leite e masala. Já a masala é uma mistura de especiarias que dá um toque bem picante à bebida.

Existem mil maneiras de preparar chai (invente uma). Aqui, acrescento uma colher (chá) rasa de masala a uma xícara (chá) de leite e levo ao fogo baixo, mexendo a leiteira de vez em quando pra que demore mais a ferver e para que os sabores da masala se incorporem melhor. Enquanto isso, fervo uma xícara (chá) de água e preparo o chá preto usando dois saquinhos. Depois, passo o leite numa peneira fina para segurar a maior parte da masala (não segura tudo porque minha peneira não é tão fina), misturo ao chá e está pronto. Rende duas xícaras (o que, pra mim, é dose única).

Como eu disse, existem várias maneiras de preparar o chai:

  • eu uso leite desnatado, mas reza a lenda que as especiarias soltam mais aroma e sabor se você usar leite integral;
  • tradicionalmente, junto com o leite ferve-se uma colher (sopa) de açúcar ou mel;
  • também tradicionalmente, levam-se todos os ingredientes ao fogo de uma vez, usando chá preto a granel – ainda não fiz assim simplesmente porque não achei chá preto a granel (a propósito: use chá barato, não acrescentará nada à sua bebida usar um twinings ou semelhante).

Se levar todos os ingredientes ao fogo ao mesmo tempo, retarde a fervura mexendo a leiteira de vez em quando. Assim que ferver, desligue o fogo e deixe a bebida descansar por uns três ou quatro minutos antes de coar e servir.

E a masala?

Também existem mil maneiras de preparar masala. Os ingredientes mais comuns são canela, cardamomo, pimenta-do-reino, gengibre, cravo-da-índia e nós-moscada. As proporções variam enormemente. Eu fiz assim:

  • 1 parte de canela em pó
  • 1 parte de cardamomo em pó
  • 1 parte de pimenta-do-reino preta em pó
  • 1/2 parte de gengibre em pó
  • 1/2 parte de cravo-da-índia em pó
  • 1/2 parte de nós-moscada em pó

Misture tudo e guarde num pode vidro com boa vedação. REcomenda-se 1/2 colher (chá) de masala para cada xícara, mas isso depende do quão apimentado você quer o seu chai.

Masala Masala

Às vezes, quando não estou a fim de tomar leite, acrescento uma pitada de masala ao chá preto e mais nada. Também faço o inverso (uma pitada – mais generosa – de masala ao leite, sem o chá) de vez em quando.

5 thoughts on “Masala Chai

  1. Que boa dica, Lu!
    Eu só não colocaria pimenta no meu, mas vou experimentar.Será que fará diferença?
    Aqui não faz tanto frio. Houve uns diazinhos mais invernosos e só.Mas eu gosto de chá o ano todo.
    beijo, menina

  2. Denise, a característica fundamental do chai é ser apimentado – algumas receitas de masala levam 80% de pimenta e só 20% dos outros ingredientes. Sem a pimenta, acho que ficará gostoso (especialmente se aumentar a quantidade de canela), mas não será chai. 😉

  3. Oi =)

    Muito interessante essa Masala, vou tentar reservar um espacinho nesse próximo final de semana para fazer aqui em casa. Tenho certeza que vai ser um sucesso hahaha…

    Eu também prefiro Leite Desnatado, mas, já ouvi falar sobre essa questão aromática com o Leite Integral também… Bom, acho que só testando mesmo rsrsrs

  4. Muito legal a técnica, não a conhecia. Obrigado por compartilhar, “Sharing is Caring”

Comments are closed.