Khan se foi.

Khan em Jornada nas Estrelas: Série Clássica.
Ricardo Montalbán em Jornada nas Estrelas: Série Clássica.

Fiquei sabendo ontem à noite, pelo Cesar Cardoso (mais precisamente, pelo twitter dele): Khan Noonien Singh, o melhor vilão de Star Trek, presente tanto na série clássica quanto em um dos grandes filmes da franquia, não está mais entre nós. Ricardo Montalbán, seu intérprete, morreu ontem , aos 88 anos. A causa da morte não foi divulgada, mas dá pra imaginar que os benefícios eugênicos do personagem não passaram para o ator, e ponto.

Khan é um desses vilões que você não consegue odiar inteiramente. Ele tem uma história, tem razões pra ser “mau”, tem um contexto bem amarrado.

Khan havia sido um dos líderes durante as Guerras Eugênicas no final do século XX. É encontrado pela tripulação do Capitão James Tiberius Kirk em 2.267, numa nave à deriva, mantido em estado criogênico ao lado de 84 seguidores. Quando sua derrota era iminente, a fuga nessa nave (a Botany Bay) foi sua rota de sobrevivência.

Kirk reencontra Khaaaaaaaaaan.
Kirk reencontra Khaaaaaaaaaan.

A tripulação de Kirk revive Khan; em “agradecimento”, ele tenta capturar a Enterprise, desejoso de tornar-se líder da humanidade uma vez mais. O plano fracassa, claro. Khan e seu séquito, então, são enviados para Ceti Alpha V, planeta habitável, mas inóspito, onde poderão viver em liberdade e criar uma nova civilização.

Só que as coisas não saem exatamente como o planejado. Após 15 anos, Khan e Kirk se reencontram. Khan está enfurecido: anos atrás, o planeta vizinho, Ceti Alpha VI, explodira, afetando gravemente a órbita e as condições de Ceti Alpha V e selando a morte da maior parte dos seus seguidores. Durante anos, Khan planejou sua vigança contra James Kirk – finalmente, o momento havia chegado.

Montalbán em Jornada nas Estrelas: A Ira de Khan.
Montalbán em Jornada nas Estrelas: A Ira de Khan.

Khan é inteligente, carismático, charmoso, forte física e emocionalmente. É produto da engenharia genética e de um cenário apocalíptico. Deslocado, luta pela sobrevivência. Não é infantil como Trelane ou Q, não é uma coletividade sem alma como os borgs, nem é raso como a maioria dos inimigos klingos e romulanos. Khan tem conteúdo e é isso que o torna o maior vilão que Jornada nas Estrelas já teve.

Por algum erro no continuum, Ricardo Montálban é mais conhecido como o Sr. Roarke, anfitrião da Ilha da Fantasia ao lado de Tattoo. Para os trekkers, o episódio A Semente do Espaço (um dos pontos altos da série clássica) e o fantástico filme A Ira de Khan representam com mais fidelidade o talento desse grande ator. Vida Longa e Próspera às reprises.

Imagens (pela ordem): Wikipedia; Prodigeek; Wikipedia. Fair use.

4 thoughts on “Khan se foi.

  1. Oi, Lu Monte,

    Quando eu era criança assistia fascinado a todos os episódios da Ilha da Fantasia e achava o maior barato o personagem Sr. Roarke, protagonizado por Ricardo Montálban, junto com a figura impagável de Tattoo. Eram tardes bem divertidas assistindo a séria. Também lembro dele como Star Trek, e ficava pensando na minha inocência infantil: será que o mundo no futuro vai ser mesmo assim? Lendo o seu posto me vieram todas essas recordações boas da infância.
    Beijo carinhoso.

  2. Star Trek… Um suspiro aqui. Aguardando a próxima aventura com medo, muito medo. Aquele trailer não me inspirou confiança.

  3. hehe, todos os meios de comunicação lembraram apenas da Ilha da Fantasia. Dos filmes de Star Trek, a Ira de Khan é o melhor, seguido por De volta para Casa e First Contact.

Comments are closed.