Gmail agora abre apresentações

Que o Gmail é o melhor serviço de webmail de todos os tempos, só duvida quem nunca testou.

Já há algum tempo, é possível abrir documentos e planilhas anexados a emails no seu navegador, sem ter de esperar pelo carregamento de um “Word”, “Excel” ou programa semelhante. Graças à integração com o Google Documents, pode-se, inclusive, conservar esses arquivos online, prontos para consultas e alterações em qualquer computador com acesso à internet.

Agora, ele também abre anexos em .pps (os “powerpoint” da vida, amados por uns, detestados por outros) sem socorrer-se de outros programas (clique para ampliar):

Apresentações abrem diretamente no Gmail

Basta clicar em “View as slideshow” e o anexo será aberto numa nova aba (ou janela, se você usa Internet Explorer… que tal mudar para o Firefox?), com controles no alto da tela para passar os slides na seqüência ou ir diretamente para um deles.

Aquela lenga-lenga chaaaata de ver letrinhas aparecendo uma-por-uma, ou frases inteiras que dançam na sua frente, é eliminada: cada slide é exibido imediatamente, na íntegra.

Também somem as músicas e efeitos sonoros aplicados à apresentação. Isso agiliza o carregamento, mas pode empobrecer algumas apresentações, ou até retirar-lhes o sentido.

Em todo caso, é uma excelente alternativa para quem recebe toneladas de .pps, mal tem tempo de olhá-los e não tem a menor paciência com as firulas e a lerdeza dos programas especializados em abri-las.

Está esperando o que para mudar para o Gmail? Já nem é necessário convite.

Em tempo: essa função não está disponível na versão em português do Gmail. Se você não quer esperar, acesse as Configurações da sua conta e mude o idioma para “English (US)” – o idioma-padrão sempre é atualizado antes dos demais.

Agora, só falta o webmail do Google abrir arquivos .pdf decentemente, sem precisar do lentíssimo Adobe Acrobat Reader.

6 thoughts on “Gmail agora abre apresentações

  1. Sempre fui uma devota fiel da Igreja de São Google, pois o Google é meu pastor e nada me faltará. Ele provém tudo que preciso para resolver qualquer dúvida.

    Mas sim, o gmail é ótimo, o google-talk é lindo de tão simples, sem aqueles winks e coisas assim. E daí que o Google vai dominar o mundo? Nos dias especiais eles colocarão a logomarca no céu com desenhos. (Adoro quando o google muda a logomarca de acordo com alguma comemoração do dia).

  2. Srta. Bia, também acredito que o Google dominará o mundo e fará dele um lugar melhor para vivermos. 🙂

  3. Mas o Gmail abre PDF nativamente, não? É só pedir para visualizar como HTML ou algo do tipo. Ou será que eu estou maluco? =]

  4. Thássius, é possível abrir um pdf como html, sim, mas em vários casos o resultado é lamentável, pois perde-se formatação, relação de tabelas e até alguns elementos da página (como um código de barras de boleto bancário, por exemplo).

  5. Sério? Eu sofrendo esperando o arquivo baixar, e depois aquela chatice dos efeitos mais bizarros possíveis. Não tinha reparado nesse detalhe!

Comments are closed.