Globo de Ouro 2006

A pior parte do Globo de Ouro é que a maioria dos filmes ainda não estreou no Brasil. Fica complicado acompanhar e tecer comentários a respeito.

A parte mais interessante é que a premiação tende a ser um bom indicativo do Oscar, que acontece daqui a dois meses. Seguindo-se essa lógica, o grande premiado do Oscar 2006 será Brokeback Mountain (no Brasil será chamado de O Segredo de Brokeback Mountain[bb], com estréia prevista para 3 de fevereiro) O filme, que mostra o amor que surge entre dois cowboys, é dirigido por Ang Lee (Razão e Sensibilidade, O Tigre e o Dragão, O Incrível Hulk) e na noite de ontem levou os melhores prêmios: melhor filme de drama, melhor diretor e melhor roteiro. Abocanhou também o Globo de Ouro de melhor música (A Love That Will Never Grow Old, do argentino Gustavo Santaolalla).

O brasileiro Fernando Meirelles (Cidade de Deus[bb]) concorreu como melhor diretor de filme de drama por O Jardineiro Fiel, e a película também foi indicada como melhor filme de drama. Rachel Weisz concorreu como melhor atriz coadjuvante e ganhou, o que deve projetar bastante o nome do filme e valorizar seu diretor. A única dúvida é se ela interpretou mesmo uma personagem coadjuvante – na verdade, o filme todo gira em torno de Rachel.

George Clooney, charmoso como sempre, ganhou o prêmio de melhor ator coadjuvante por Syriana, uma história sobre a indústria do petróleo norte-americana, declaradamente anti-Bush (previsão de estréia no Brasil: 10 de fevereiro).

Felicity Huffman ganhou o Globo de melhor atriz em filme de drama por Transamerica[bb], em que interpreta um transsexual. Ao lado das premiações dadas a Brokeback Mountain, o fato levou Rubens Ewald Filho – que comentou o evento no SBT – a exclamar: “Gente, é um Globo de Ouro gay!”.

Os Produtores, que teve passagem meteórica pelas salas brasileiras, concorreu nas categorias de melhor filme musical/comédia, melhor ator em filme musical/comédia (Nathan Lane), melhor ator coadjuvante (Will Ferrell), melhor canção (There is Nothing Like a Show on Broadway). Apesar de ser um ótimo filme, não levou nenhum prêmio.

O prêmio Cecil B. DeMille, concedido pelo conjunto da obra, coube a Anthony Hopkins que, indicado seis vezes ao Globo de Ouro, nunca havia levado um para casa.

Hugh Laurie ganhou o globo de melhor ator em série dramática pelo médico rabugento que interpreta em House[bb], excelente seriado transmitido pelo Universal Channel.

O quarteto protagonista de Will & Grace[bb] apresentou um dos prêmios da noite. A série está em sua última temporada nos Estados Unidos e não concorreu em nenhuma categoria este ano.

Veja a lista de todos os ganhadores do Globo de Ouro 2006.

Atualização: texto publicado originalmente em 17 de janeiro de 2006, um dia após a premiação, e perdido devido à esquizofrenia do WordPress 2.0. Ei-lo novamente, graças ao sempre leal WordPress 1.5.2.

4 thoughts on “Globo de Ouro 2006

  1. Bom dia lu,

    Sim, a demora, a espera que o Brasil sofre não seria bem por culpa da industria, ou das produtoras, é mais fundo.

    Hoje um Dublador (Caso real de um amigo do Rio de Janeiro), ganha por filme, e por personagem!
    Um amigo foi um dos pinguins de mandascascar (acho que é assim o filme), e ganhou 750 pelo trabalho. Pois bem, ele gravou, mas houve um erro e ele teve qye voltar pra re-gravar. Ganhou mais 750. Quem é Dublador certamente tem outra profissão.

    Não existe dubladores por profissão, é tipo Juiz de futebol. Ai fica dificil achar dubladores, e as vezes um dublador faz 3 ou 4 personagens. Até regularizar isso, vai haver uma demora pra lançar o filme no circuito nacional, sem dizer que a maioria dos cinemas ainda usam aqueles rolos, etc, então isso gera mais espera, já que os filmes vem em sua maioria em formatos digitais (DVD’s Blue), etc.

    Mas o que nos resta é investimento no cinema e continuar dando presença a aqueles filmes que realmente merecem nossa presença e aplausos!

    Beijo.

  2. Lu,

    eu que nunca assisto a premiação nenhuma, prefiro mil vezes as suas narrativas do acontecido do que suportar aquelas bichas afetadas dos canais que transmitem os programas…rs…

  3. Poxa, vou tentar assistir esse grande ganhador aproveitando que ainda estou nos States. Se bem que acho que ateh o dia do Oscar ele jah deve estar passando aih no Brasil, naum eh mesmo?

Comments are closed.