FlyLady

Link: FlyLady

Em resumo, FlyLady é um método de organização e limpeza da casa. Há anos ouço falar, mas nunca tive vontade de segui-lo. A uma, porque achava mais fácil não ter rotina; a duas, porque imaginava que o sistema FlyLady era muito engessado.

Bem, numa primeira olhada, é engessado mesmo. Há regrinhas, listas, um cronograma de organização semana a semana etc. e tal. Só que a grande maravilha é que você pode adaptar tudo isso segundo as suas necessidades e interesses. Pode pinçar só uma dica ou outra, em vez de pegar o pacote completo.

Quanto a ser mais fácil manter a limpeza da casa sem uma rotina… não, não é. Isso até funcionava no meu quarto-e-sala de 30 metros quadrados, mas agora, num apartamento com mais que o dobro disso, comecei a me sentir sobrecarregada, como se fosse impossível manter a casa limpa sozinha (não tenho faxineira há um ano e meio e pretendo continuar assim).

No apartamento antigo, eu simplesmente resolvia “vou limpar a casa agora”. Em duas horas, estava tudo pronto. Na casa atual, isso é impossível, e começou a parecer que só usando um dia inteiro eu conseguiria limpar tudo. E quem tem um dia inteiro para usar? Quem quer passar o sábado fazendo faxina? Eu é que não.

Aí é que entra o método FlyLady, com o fracionamento da casa em zonas, uma rotina diária de manutenção básica e uma rotina semanal para cuidar dos detalhes cômodo a cômodo, ao longo do mês. Estou experimentando há três semanas e adorando. Fiquei mesmo fã.

Uma vez por semana, vou dar aqui algumas orientações baseadas na FlyLady – um misto das dicas do método com o meu próprio uso dele. Se quiser segui-las, você não precisa – nem deve – implementar tudo de uma vez. Vá escolhendo o que acha mais útil ou fácil, no seu próprio ritmo. Uma coisa que a FlyLady sempre repete: “baby steps”. Um passinho de cada vez. E transforme a limpeza da casa em algo divertido. 😉