Enquete: pena de morte – contra ou a favor?

Resultado da enquete: pena de morte - contra ou a favor?Depois de quase quatro meses e 500 participantes, encerro a enquete aberta em 16 de fevereiro, motivada pelo assassinato bárbaro do menino João Hélio: Pena de morte – contra ou a favor?

Você pode conferir o resultado na imagem ao lado (clique para ampliar).

Em números percentuais, a enquete terminou assim:

  • 27% dos leitores são a favor da pena de morte, argumentando que a medida livraria a sociedade de indivíduos irrecuperáveis.
  • 16% são favoráveis, porque acreditam que a pena de morte ajudaria a reduzir a criminalidade.
  • 10% dos votantes são a favor pelo caráter retributivo da pena (olho por olho, dente por dente).
  • 22% são contrários, devido às falhas do sistema judiciário, que poderiam resultar na condenação de inocentes.
  • 14% são contra, por motivo de consciência (religioso, filosófico ou afim).
  • 12% são contra porque não acreditam que a pena de morte reduziria a criminalidade.

Simplificando os resultados:

  • 53% ou 264 leitores são a favor da pena de morte.
  • 47% ou 236 leitores são contra a pena de morte.

Uma disputada realmente apertada. Confesso que esperava uma vantagem maior para os defensores da pena capital, especialmente levando-se em conta os horrores que diariamente são apresentados pela imprensa.

Alguns leitores escreveram-me perguntando minha opinião. Sou favorável à pena de morte. Acredito que ela retiraria do convívio social, de uma vez por todas, criaturas abjetas, que apenas em termos puramente biológicos podem ser consideradas “humanas”, seres desprezíveis que nem mesmo o melhor sistema prisional do mundo seria capaz de recuperar.

Não creio que a pena de morte reduziria a criminalidade. O criminoso sempre conta com a impunidade e o psicopata não tem qualquer temor da punição. É necessário um aparato tão grande e com tantas fases para alguém ser preso e condenado que é fácil para o bandido acreditar que sairá ileso. Por outro lado, não vejo a questão da redução dos crimes como fator determinante para a instituição ou não da pena de morte. A questão, para mim, é bem outra, e passa pela tranqüilidade social, não por estatísticas.

Quanto ao risco de falhas no sistema judiciário, entendo que ele seria tão minimizado pelos sucessivos recursos e pelo tempo necessário para chegar-se à execução que tenderia a zero. Sem mencionar que a pena de morte não significaria o fim do in dubio, pro reo, mas sim o reforço deste princípio – à menor sombra de dúvida sobre a autoria do crime, a pena capital não seria aplicada.

O “olho por olho, dente por dente” parece-me um argumento primitivo demais para justificar uma medida drástica como a pena de morte, e passível de ser usado em situações de justiçamento com as quais não concordo, em tese (porque, na prática, a teoria sempre pode ser outra).

Quanto ao motivo de consciência para afastar a pena capital, bem, esse é o único argumento que, na minha opinião, não comporta réplica. Cada indivíduo tem suas próprias convicções morais e religiosas e cultivá-las é direito soberano, até o momento em que não interfiram com outros direitos fundamentais.

Finalmente, é bom ressaltar que só enxergo a aplicação da pena de morte em casos extremos, como o de matadores seriais (serial killers), estupradores ou assassinos com ficha criminal.

Claro que tudo isso é simplesmente a minha opinião.

Amanhã, colocarei nova enquete no Dia de Folga. O assunto será mais leve: o Pan-americano 2007.

83 thoughts on “Enquete: pena de morte – contra ou a favor?

  1. Confesso que uma caixa de comentários se torna um lugar muito pequeno para um assunto como esse, mas é sempre importante levantar a discussão. Eu sou contra, simplesmente pelo fato de que não acho que isso resolva nada e concordo que o aparato para prender alguém é despendioso, mas acho-o necessário. Se alguém tira a vida de outra pessoa e considero isso um ato terrível, não acredito que aplicando a mesma pena ao algoz esteja realmente cumprindo um papel de manter a ordem dentro da sociedade. Eliminar um problema não significa acabar com ele, fora que são pessoas, psicopatas sim, mas que de alguma forma precisam ter alguma chance. E lógico que dar uma chance para pessoas que cometem crimes hediondos implica em em dar um chance para pessoas execráveis como estupradores de crianças, mas é o que acho que deve ser feito.

    E menina, acredita que a tocha do Pan passou aqui em frente de casa? Moro de frente para a L2, de repente, na tarde de segunda, um caminhão de som e cinco gatos pingados correndo pela calçada avisam a passagem da tocha. e lá veio ela e já se foi também.

    Nossa, esse comentário ficou parecendo Jornal Hoje, um assunto super sério e logo em seguida uma pataquada, ai ai… vida de internet é tudo ao mesmo tempo agora.

  2. A questão é bem simples: Assim como o homicida tem a liberdade de escolher se deixa viva ou não sua vítima, a sociedade deve ter o mesmo poder de escolha. A questão não é de vingança mas simplesmente equiparar o poder de escolha da sociedade ao poder de escolha do criminoso. Isto serve tanto para quem mata diretamente (alguém com uma arma, por exemplo) como para aquela quadrilha que rouba os cofres públicos, matando a população por falta de alimentos,hospitais, moradia, saneamento básico, etc.

  3. Sou a favor da prisão perpétua para crimes hediondos, não que a sociedade deva pagar para o delinquente “hospedar-se” na cadeia, mais que ele trabalhasse lá dentro, para ajudar a sociedade; e também sou a favor de um sistema penitenciário mais humano e mais justo, porém acho o Código Penal, flexível demais, somando-se a lentidão da justiça, logo o criminoso tem a certeza da impunidade.

  4. Eu sou contra msm sendo uma pessoa que perdeu uma mae assasinada sou firme e e decididamente contra a pena de morte . Um mal não se repara a outro mal comentido em repreália .A justiça em nada progride tirando a vida de um ser humano o assasinato legalizado não contribiu para o refoço dos valores morais ..

  5. então, se de repente um fdp invade sua casa e ,desculpe a expressão, estupra sua mãe ou sua irmã. ele vai preso, é estuprado lá dentro tambem, e aê??
    com a prisão ele só vai aprender a ser mais cauteloso quando estupra alguem, vai cumprir a pena dele, vai sai, vai estupra mais um pouco e aê???
    Se de agora em diante começasse a valer a pena de morte, estuprou? matou? morte!!
    Todos marginal teriam medo.
    Hoje em dia a policia tem medo de bandido, se começasse a matar todos que matam e estupram, eles seriam mais respeitados e teriam mais autoridade com traficantes e ladrões. Isso poderia ajudar a acabar aos poucos com o crime.
    enquanto você está se matando de trabalhar pra ganhar uma merreca pra sustentar a família, eles estão lá, comendo e bebendo as nossas custas. E se não bastasse comandam crimes, assaltos e trafico lá de dentro da cadeia sem problema algum.
    eaê?? ta com dózinha de marginal ta??
    Com a pena de morte iria mudar muita coisa.
    matou? morreu! estuprou? morreu!
    no Estados Unidos tem estupro e morte constante como no Brasil????não!! pq? PENA DE MORTE!!
    podiamos adotar isso ne?!
    pena de morte para mortes e estupros, e como no jãpão, roubo, trafico? trabalha!!!!!!
    não tem essa ta preso não trabalha!! pelo contrario, TRABALHA pra poder dar valor que não se consegue as coisas faceis!!!

    no caso da menina de 9 anos gravida de gemeos pelo padrasto!!!
    meu, já era! não tem perdão!
    talves se existisse pena de morte ele não teria feito isso por medo dessa pressão!!

    juro por DEUS se eu pudesse fazer algo pelo meu país eu juro que faria..

  6. Bom penso da seguinte forma, tirou a vida paga com sua própria, caso contrário cumpre uma pena aplicavél ao crime.

    sim a pena de morte

  7. olho por olho…
    dente por dente….
    perna por perna….
    e assim a diante
    se uma pessoa mata ela deve ser morta
    se ela estrupa deve ser estuprada
    se ela espanca deve ser espancada
    digo sim a pena de morte em casos onde
    o individua mata!!!

  8. Se existisse essa lei no Brasil, Ele estaria beemmm melhor, pois antes de matar alguém, essa pessoa pensaria se ela também queria ser morta, então índice de mortalidade em geral diminuiria.
    Sou 100% a favor da pena de morte!
    E não vem a questão: “Olho Por Olho o Mundo acabará Cego.”
    Pois se for Olho por olho, o mundo ficaria bem melhor, pois aí as pessoas iriam pensar bem antes de fazer!
    E também acho que se um ladrão roubasse, sua mão deveria ser arrancada fora, se estuprasse , deveria arrancar seu órgão genital, aí sim, o Brasil não seria 100% melhor, seria 100000% melhor!
    Quem tiver algo contra a respeito do que eu digitei aqui pode rebater, pois se você defender um safado pedófilo e estuprador, você também é outro safado que deveria pasar por essa lei, caso ela existisse!
    ?Grazzielly?

    ESTUPRADORES, PEDÒFILOS, LADRÕES—> Só presta se for morto!

  9. SOU A FAVOR,POIS NINGEM TEM O DIREITO DE TIRAR A VIDA.
    E NADA MAIS A DECLARAR.

  10. Sou contra, mas defendo a prisão perpétua. Se matamos alguém com a pena de morte… deveriamos morrer também então? Por matar outra pessoa?


  11. Sou contra a pena de morte.
    Assim como eles não tem o direito de tirar avida de alguém, nós também não temos.
    Agindo, matando, como eles, seremos iguais a eles.
    Vestiremos a pele de um assassino.
    Pelo que li dos outros comentarios, como ladrões, estupradores, e assim por diante… eles podem estuprar a mãe de várias pessoas, as irmãs de várias pessoas, que no final, ele ia acabar sendo morto mesmo.
    Não a caminho mais fácil do que a morte, para que dar esse gosto a eles, quando a justiça, pode ser feita de outras maneiras.
    O que falta não é punição em si. é tmabém, mas a educação é o que degride o mundo em que vivemos, tanto em costumes, quanto em justiça, como qualquer aspecto.
    Sou contra pena de morte, pois a morte é muito “prazerosa” para quem é impuro como pessoas assim.

  12. Sou contra a instalação de pena de morte no Brasil!!!
    Definitivamente não é o melhor meio de “deletar” a criminalidade.
    Além do direito à vida defendido pelas religiões e filosofias, pode ocorrer um trágico erro judiciário incriminado, aliás, exterminando um inocente!

    …Sou contra e não abro mão…

  13. Eu sou contra a pena de morte…Hoje estou sem tempo para teclar mto, então soh vou dizer q o estranho mesmo é q existe pena de morte, mas se um familiar de uma pessoa q foi assassinada, assassina o assassino, o familiar é preso! Esse mundo é muito doido!!! 😛

  14. Eu sou totalmente contra…Primeiramente ninguem tem Direito de tirar a vida de ninguem a não ser Deus.não posso explicar o fato que leva uma pessoa a assassinar,roubar,matar,estuprar entre outros atos abominaveis que sem duvida podem ser entendidos como disturbios psicologicos,rebeldia contra a propria vida,enfim são varios os entendimentos que sao colocados em tese para a explicaçao de tais fatos,mas isso não vem ao caso, assim como o assassino não tem o direito de matar alguem, nós não temos o mesmo.

  15. VEJA AS NOTÍCIAS DO JORNAL E PERGUNTE-SE: SE FOSSE VOCÊ A VÍTIMA DE UM LATROCÍNIO (TE MATOU PARA ROUBAR) OU UM ENTE QUERIDO SEU, HAH, EU NÃO DESCANSARIA ENQUANTO O SUJEITO NÃO PAGASSE!!! PELA PESSOA QUE MORREU, PELA JUSTIÇA, POR DEUS: APROVEM A PENA DE MORTE !!!! PARA OS CRIMES: LATROCÍNIO, ESTUPRO SEGUIDO DE MORTE, SEQUESTRO SEGUIDO DE MORTE. O CIDADÃO BRASILEIRO É MUITO BONZINHO, POR ISSO SÓ TOMA…. AH, E OS ÓRGÃOS DEVERIAM IR PRA FILA DOS TRANSPLANTES…

  16. Eu acho o seguinte,se o assassino, pelo caso de querer colocar a culpa em alguem,nós devemos pensar por esse lado,pois muitas pessoas inocentes sofrem,mesmo sabendo que a justiça quer que a pessoa pague,pelo o que não fez.Se por exemplo,existir alguma prova contra a pessoa,nesse caso seria mais fácil,da justiça fazer com que o assassino pague pelo que fez.
    Não é fácil viver em sociedade,pois cada um tem a sua opinião,mais tambem devemos saber ouvir a dos outros.E só Deus pode tirar a vida de alguem,porque se ele colocou,é ele quem tira.E quem escolheu esse tipo de vida,concerteza irá pagar,porque Deus é justo,ele é quem decide,o que faz com a pessoa.E eu não acredito em justiça,o unico em que acredito de verdade é Jesus,que morreu por nós,e levou nossos pecados na cruz.então nós devemos agradeçer a Deus por tudo,porque sem ele não sei como iria ser o mundo hoje.Por isso sou totalmente contra.

  17. O objetivo destas palavras é mostrar que a pena de morte não é o melhor caminho para proteger a sociedade, em uma sociedade em que vivemos onde existem várias falhas no sistema.

    A pena de morte é uma forma muito errada de se punir uma pessoa, sem contar que o acusado não terá uma segunda chance de se redimir do seu erro. Impossível falar de pena de morte e não tocar no assunto religião, vivemos em um mundo onde a maioria das pessoas são católicas, sendo assim acreditamos que só deus tem o direito de dar e tirar a vida do ser humano.O que seria mais fácil ,educar, dar condições digna de vida, emprego, boa saúde ou simplesmente matar esse individuo que veio a assassinar seu próximo, estrupar seja lá qual for o motivo do seu crime,será que ele teve as mesmas oportunidades que eu e você teve.

    Devemos sim educar uma sociedade, para que ela venha a ter uma conduta boa de respeito a si mesmo e ao próximo com a finalidade de que todos nós venhamos a viver em um ambiente harmonioso onde se haja respeito desde o filho com o pai, ao menino que pede esmola no farol.

  18. Bom dia, quém não quér pena morte ???
    Pena de morte já tém no bRASIL !!!!
    Más por enquanto só está morendo HONESTO e TRABALHADOR !!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Aqui esse bando de SAFADOS gostam de SAFADOS,direitos UMÂNUS
    é p vagabundo, enquanto NÓS que sustentamos esse bando de políticos não votam a PENA DE MORTE p SAFADOS !!!!!!!!!!!!
    SERÁ PORQUE ???????????Hhhuuuuummmmmmm ????
    Nós sabemos…Más as coisa vão mudar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  19. Sou plenamente a favor da pena de morte, pois só assim intimidaria mais o bandido; Tenho certeza que se houvesse um plibicito, a maioria dos brasileiros honestos e conciente votaria pela pena de morte. E o govêrno e os parlamentares não tem coragem de entrar com um projeto de lei para ver a opinião do povo, porque têm medo que a lei seja aprovada, pois esses maus políticos fazem bandidagens semelhantes aos piores bandidos!!! Por isso ao votar neste ano, muito cuidado com os futuros ladrões da pátria!!!

  20. AGORA !!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Onde eu assino ?????????????????
    E estou na frente para AXECUTAR !!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Sempre FÚI à FAVOR !!!

  21. não sei exatamente se sou contra… devido um trabalho de colégio percebi que argumentos contra tem sentido… mas de que justiça realmente estamos falando? A do homem? e a justiça de DEUS?

  22. Eu sou contra a pena de morte, pois ninguém tem o direito de tirar a vida dos outros a não ser a Deus. Mas sou a favor da prisão perpetua sem direito de redução de penas e outros benefícios, as pessoas que matam, que estrupam, que tira a vida dos outros e que cometem crimes graves como o caso Nardoni e outros tinham que sofrer na cadeia, trabalhando, fazendo serviços comunitários, porque nós não temos o direito de pagar as comidas, as hospedagem do bandido, eles deviam trabalhar para eles e para sociedade, pessoas carente e necessitada, e também acho que as leis tinham ser mais justa mais rigorosa mais severa, pessoas quem cometem crimes depois de algum tempo passa natal em casa isso sou complenamente contra, ainda mais ser for crimes violentos.
    Assim podia ate diminui a criminalidade existe muitas pessoas que culpam as outras e que iriam morrer sendo injustiçado.
    Porque estamos num mundo muito desigual, pois nao é facil viver em uma sociedade com falhas no sistema.
    Esse tema é muito discutido, pois cada um tem uma maneira de pensar, de agir. Pois a criminalidade começa la de cima, pessoas roubando, colocando dinheiro na meia, na cueca e pessoas sem ter o que comer, mas isso não quer dizer que essas pessoas que não tem nada, tem que matar, que roubar.
    Pois tirando a vida dos outros não vai trazer ela de volta aqueles que foi morto por bandidos, eles deveriam sim ser condenados e julgados.

  23. Por enquanto PENA DE MORTE…Porque ??? Pelos (estudos) 5% da população do bRASIL são de SAFADOS DE VÁRIAS CATEGORIAS então numa população de 2 milhões de habitantes tém 5% que serão eliminados a tendencia é ficar-mos(limpos) !!!!
    E aqueles que eventualmente forem chegando também fossem eliminados NÓS SÉRIOS ficariamos LIVRES !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Porque enquanto o MAL permanecer estamos FÚ !!!!Entendeu ???? FÚ !!!!
    Minha opinião !!!!!!!!!!!
    Obrigado e abraços do Zé de BH/MG.

  24. Boa tarde!Eu sou completamente a favor a pena de morte… em outros paizes casos como extrupo pedofilia a crianças e crimes gravissimos contra o proximo… e inadimissivel… Brasil vamos la aprove logo essa lei… para dar um freio a esses pilantras safados desses mostros que a cada dia tira vida de muitas pessoa… Eu tenho vergonha de ser Brasileira… a lei no Brasil não funciona mesmo… existe pressos de alta periculosidade andando pelas ruas terrorizando as pessoa… e ninguem faz nada… Cadeia e muito pouco… la dentro eles tem uma vida boa come dorme tem banho de sol *ate visita intima* Isso e uma vergonha… cadeia e muito pouco para um mostro que tira a vida do proximo… Quando esse Brasil vai ter noção que a melhor maneira de controlar os crimes e essa disordem … seria a pena de morte…

  25. Boa noite. Sou contra a Pena de Morte, acredito que não é a melhor maneira de resolver um problema tão sério como esse.
    Ao invés da Pena de Morte, é preciso políticas públicas mais sérias de repressão ao tráfico e aos assassinatos. Estou sem tempo…

  26. Como se resolve um problema tão sério como esse ????????????
    Se a pessoa não tem cura nós vamos ficar pagando prisão perpétua ????
    E se ela fugir de lá…Vai matar dobrado !!!!!
    Matou??? Tém que morrer !!!!
    É olho por olho dente por dente !!!!
    Quém tem dó de VAGABUNDO é safado !!!!!
    Olha os políticos do brasil ???????????????????????????
    Minha opinião !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Estou com tempo……………………………………………

  27. sou contra a pena de morte porque quando e os outros nois acusamos e dizemos sim para ela
    mas imagina se e vc ou seu pai sua mae.
    como fika a historia?
    vcs querem morrer?

    a pena de morte nem sempre esta serta
    descubri isso em um filme muito bom chamado a vida de david gale.

    assistam e veram que estao errado a ser a favor
    eu sei que cada um tem sua opniao essa a a minha
    tenho 14 anos e penso desse jeito.

    quem quiser discutir sobre o assusto me manda um e-mail :

    my e-mail is william-ofcars@hotmail.com

    brigado!

  28. É um assunto delicado a se tratar…nenhum ser humano por pior que ele seja deve ser “eliminado” da sociedade…algumas pessoas não acreditam na SEGUNDA CHANCE em um “EU POSSO MUDAR”…As vezes por ato de covardia um ser humano pode ser incriminado(como está acontecendo), por uma coisa que não fez e acabar pagando pelos erros de outras pessoas…se a pena de morte vier a tona muitas pessoas as vezes *inocentes podem perdem sua vida por algo que não fez. Sabemos que hoje vivemos em um mundo em que os piores bandidos usam TERNO E GRAVATA, eles são os que levam para a sociedade os ‘culpados’ aqueles que se dizem .-santos-. É dificil realmente dizermos que vivemos um mundo DEMOCRÁTICO onde os verdadeiros culpados não são punidos e a sociedade é que sofre com as consequencias de ¨delinquentes(¨desculpem pelo uso desta palavra), mas é isso… Penso que não é necessário a pena de morte, pois os verdadeiros culpados nunca pagam pelos seus atos e os piores bandidos…usam GRAVATA… e esses tem dinheiro… “JÁ VIU GENTE RICO IR PRA A PRISÃO E FICAR EM UMA SALA COMUM??”

  29. Em primeiro lugar, ao ordenar a morte de uma pessoa, estamos usando o argumento do “olho por olho, dente por dente” e atitudes cruéis e brutais como essa já deviam ter sido deixadas no esquecimento. Além disso, estamos praticando um ato assassino. Sim, estamos assassinando uma pessoa, pois tirar a vida de alguém é assassinato. Negar-lhe o direito de viver é assassinato.

    Esta mesma pessoa de quem queremos extinguir a existência na face da Terra é um ser-humano, é uma pessoa tal qual eu e você, e por isso ela também tem direito à vida e se na lei dos homens a prisão é o meio de punição, então que assim seja. Retirar-lhe a vida não vai reparar os danos e a maldade cometida, não vai aliviar a dor de ninguém, mas sim fazer mais pessoas sofrerem, porque este indivíduo, por pior que seja, também tem família e pessoas que o amam. Por que fazer essas pessoas sofrerem? Por que fazer mais pessoas sofrerem?

  30. Muitos de vocês podem estar se dizendo: sim, ele fala isso porque nunca teve alguém da família assassinado, porque nunca ninguém fez mal a alguma pessoa querida. E vocês estão certos. Graças a meu bom Deus, nunca aconteceu e rogo a Deus que não aconteça. Mas caso Ele queira que eu tenha que passar por essa terrível experiência, a morte daquele causador de toda a dor não vai aliviar a minha, não vai trazer uma pessoa de volta à vida, então prefiro que ele viva e possa colher tudo aquilo que plantou.

    E essa é a parte mais importante da história:Deixando essa criatura viver, ele tem a chance de se arrepender, de perdir perdão e buscar fazer o bem à outras pessoas. Dessa forma estamos fazendo como Cristo nos pede: devolver o bem a todo mal que nos é feito. Ainda existe a chance, mesmo que me desagrade, de que essa criatura sofra muito mais em uma cadeia, que se transforme em dejeto humano. E dessa maneira sofreria muito mais do que se fosse morto. Nesse caso, ao matá-lo faríamos, de certa forma, um bem à ele.

    SOU CONTRA A PENA DE MORTE! minha opnião

  31. Eu sou contra apena de morte, eu acredito que quem comete um crime tem que pagar com vida e não com a vida.Tem que sofrer pra sentir na pele.Se existe prisão perpétua,perfeito.Não existe uma melhor maneira pra se pagar…A justiça humana pode até falhar mais a de Deus não falha…

  32. Eu ??? Pagar para manter VAGABUNDOS em prisão perpétua ??? Eu pago a TUMBA !!! !!!!

  33. Sou totalmente a favor da pena de morte. Evidentemente para casos hediondos, tais como latrocida,homicida,estupradores seguido de morte e sequestro com morte. Impressiona-me o fato de algumas pessoas contrárias a pena de morte alegarem o fato de serem Cristãs…. Ora é exatamente por ser Cristão que sou favorável a pena de morte. A mim não importa a justificativa de que a pena de morte aumentará a violência…. a violência aumentará de qualquer forma…. a mim importa que aquele criminoso não mais matará!!!! Qualquer leitor das escrituras descobrirá facilmente que pena de morte foi usada pelo Senhor em todo o velho testamento e o fato do Senhor pregar não matarás, não significa que isso valha para o assassino. Em I João 5:16, João deixa claro que não devemos orar pelos que matam. Acredito ainda que essas execussões deveriam ser feitas publicamente e com transmissão pela TV em cadeia nacional.

  34. Esvreveu BÉM Joel Fernandes !!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Abraços do Zé de BH/MG.

  35. estou fazenso um trabalho acerca deste assunto envie mais pelo meu email

  36. eu acho que depende dos casos , pois , em alguns deles é merecido , bom , na maioria deles . é o caso isabela nardonni , eu puniria , porque não é justo o que fizeram com a vida de uma crinça.

  37. Estou conforme a opinião do autor refente ao que dice: “enxergo a aplicação da pena de morte em casos extremos, como o de matadores seriais (serial killers), estupradores ou assassinos com ficha criminal.”; para os demais delinquentes acho que deveria haver: Uma primeira e única chance de reformar-se em trabalhos de preparação profissional para a vida, carpinteiros,pedreiros, tudo que termine com -eiros estaría incluido. Caso o delinquente apos ser liberto volte a cometer o mesmo crime a punição deve ser severa, com trabalhos forçados, fazer ele pagar pelo que alimentamos ele na cadeia, após ser liberto, caso volte para a cadeia pela terceira vez “pena de morte” com direito a camarote para todos os presos para que vejam ao delinquente perder a vida por ter entrado em cana pela terceira vez

  38. parece cruel o que disse? coloque-se no caso de ter um familiar assassinado ou estuprado, como se sentiría? Deus perdoa sim e ele tem suas leis, e por isso sabemos que no final todos terão a sua sentença, mas sejamos francos! Não é também pelas leis dos homens que nos movemos? está dito “não matarás” mas também sabemos que o velho mandamento diz que aquele que com ferro fere com ferro será ferido, a maioría já concorda com isto, por que não tentar? aproveitamos e colocamos fuzilamento para os corruptos, isso estaria ótimo hehe

  39. Sou a favor se ele mata tambem tem que ser morto assim o nosso mundo ficara melhor…

  40. sou a favor da pena de morte, não consigo pensar que alguém consiga “pagar” pela vida de uma pessoa, alimentando se três vezes por dia, tomando banho de sol, enquanto a família da vitima chora pela morte da vitima. Seria simples, tirou a vida de uma pessoa, vai perder a vida também. Oras, isso pode lembrar o famoso Código de Hamurabi, mas se um criminoso tira minha vida, eu perco a minha vida e ele continua vivo? Injusto.

    Pode parecer radical, e muitos vão falar, que com o código penal arcaico muitos poderão ser julgados e condenados a pena de morte, erradamente. Concordo, erros sempre existe, mas para isso defendo a reestruturação do conjunto de nossas leis para diminuir o máximo possível a possibilidade do erro.

    Em relação a outros crimes, concordo que a prisão seria a melhor forma, mas feita no sentido de reabilitação para a pessoa que furtou, ou praticou outro crime mais “leve” seja devolvida a sociedade certa de que não fará mais isso e não voltará para a prisão.

  41. Sou contra! Pois essas pessoas que cometem tais crimes são psicopatas e irracionais, penso que o estado não pode agir da mesma forma pagando com a mesma moeda, mas sim aplicar punições como a prisão perpétua, onde o criminoso pague por seu crime e o estado não seja visto como um orgão que apoie o ato de tirar vidas.

  42. Completamente a favor!!!!!!!! Ainda mais pq fui assaltado várias vezes e quase morri devido a uma facada de um bandido vagabundo!! Não vou entrar em detalhes do que sofri, só sei que o país só vai melhorar depois que matarem um monte de bandidos e acabar com a corrupção!!! Eu acho que assim que teve votação para o desarmamento, deveria ter votação para pena de morte!! Bandido bom é bandido morto!!!!!!!!!!!!!!!

  43. Prisão perpétua não funciona no Brasil. Ou eles fogem, ou diminuem a pena, ou está superlotado!!! Além que paga a conta somos nós!!!! Ficar sustentando bandido?? Leva pra casa!!!! Porque sacrificamos animais doentes e pessoas bandidas não??? Ambos são ameaça e irracionais!!! A verdade que o governo tem o rabo preso em acabar com a violencia. É só mudar as leis!!! Por isso que o país vai continuar sendo um país de 3 mundo para sempre!!!

  44. Sou a favor da pena de morte, acredito q com isso, talvez diminua a criminalidade no Brasil.
    Além do mais, é fora do comum, os assassinos, tem em media 50 anos de prisão, dpois de 5 anos, ele é libertado, pra continuar cometendo mais assassinatos, fora isso q os presidiários não fazem nada o dia todo, tem direito a 3 ótimas refeições diárias, visita intima, banho quente, jogam futebol na prisão, e nós ainda temos q pagar pra mante-los, um pai de família, com pessoas honestas, muitas vezes, mal consegue ter 2 refeições diárias, isso é justo?????
    Os bandidos, não irão trocar o conforto da penitenciária, por longos dias trabalhados, e mal conseguir se alimentar pq essa é a realidade do Brasil.
    Os bandidos tem liberdade e mordomia, e nós pessoas honestas, ficamos trancados em nossas casas.
    Pq então, nw criar um maneira de coloca-los pra trabalhar dentro do próprio presídio e ele próprio, pagar seus custos na cadeia, e não nós, através de imposto….Concordo com o Paulo, MUDE AS LEIS BRASIL!!!!

  45. Olha sou totalmente contra… ninguem pode tirar a vida de ninguem dessa forma. Até mesmo para esses crimes bárbaros que existem ai…
    tudo bem tem crimes ai que e dificil ate acreditar, mas e preciso saber que a morte e o caminho mais fácil. Pode deixar o criminoso viver porém fazê-lo pagar com consequências sérias. Um estuprador por exemplo, acho um monstro homens que fazem isso, principalmente com crianças. Mas acho que deveriam mesmo era tacar ele na cadeia por muito tempo, deixar que os outros lá dentro cometam o mesmo ”crime” com ele, e depois disso é só decepar o ”…” dele. Que homem hoje em dia aguentaria viver sem isso?
    Dessa forma ele tbm não teria mais como cometer o mesmo crime… nem se quizesse né… rs

  46. eu sou contra.Quando você mata uma pessoa você comete um crime, matando o criminoso automaticamente você se torna um criminoso!! A justiça tem que ser feita, mas eu não acho que tirar a vida de uma pessoa seje fazer justiça.Elas tem que ser punidas, mas sem tortutas e/ou mortes!!

  47. Matar criminoso é fazer nele o que ELE fez!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    É só ele não matar p não ser MORTO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Só isso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  48. sou a favor concerteza,pois pessoas q comentem tais atrocidades como crimes hediondos, merecem morrer,pois, a população pessoas inocentes correm um constante perigo.

  49. eu sou contra por que deus disse que só ele deu a vida e só ele pode tirar
    e outra coisa e se for inocente for morto

  50. EU SOU NEM CONTRA E NEM A FAVOR POIS
    TODOS TEM DERITO DE DE ETR UM SEGUNDA CHANCE MAS
    DEPENTENTO DA SIYUAÇÃO

  51. não sou contra…em caso de sereais,estrupadores,pedofilia e esses casos que chocam o brasil…
    agora só pq vendeu um papelote de droga ou traficou não presisa matar ñ ne!
    tenho 15 anos e quero muito mais doque pessoas matando pessoas né!

  52. É…Mas se vender 10 gramas e depois um quilo é pena de MORTE mesmo!!!!!!!
    Começa é com pouco!!!

  53. Tinham que fazer uma lei:
    Quem é contra, tinha que levar pra casa todos os estupradores, pedofilos, assaltantes, criminosos da pior espécie pra casa e dêem de comer 3x por dia, roupa lavada e ficar vendo ele o dia todo de bunda pro ar..

    Quem sabe se um dia um desses pegar alguém da própria familia essa mudam de opinião…

    Quem mata bandido é criminosos tb?? Isso é conversa pra boi dormir…
    vc não estará matando inconsciente algum….

    Eu Teria o prazer de puxar a chave da cadeira elétrica…

  54. APOIADO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  55. SOU CONTRA PQ : QUEM APLICA PENA DE MORTE TAMBEM E CRIMINOSO E SE VC MATA UMAPESSOA MESMO FASENDO LEI VC TAMBEM E CRIMINOSO ENTAO TAMBEM DEVE SER PUNIDO E ENQUANTO A JUSTIÇA NO BRASIL NAO FOR100%NAO DA POIS EOS RICOS DE MARTA ALGUEM INOCENTE

  56. sou a favor da pena d morte, acredito q quem mata n tem conserto, pq bandido msm mata, vai pra cadeia, volta pra rua e mata d novo..um absurdo
    n vejo a pena de morte como maneira d diminuir criminalidade e nem quero isso tb, quero q atraves dela agente acabe com os q praticaram tamanho absurdo, nao visando reduzir numeros, mas dando akeles que merecem o seu castigo, pois o foco mesmo eh punir quem n merece a esse mundo

  57. Sou a favor. Muito dizem que viola os Direitos Humanos, mas o criminoso mata e/ou estrupa uma pessoa e não é considerado violão desses direitos. Acho que deveria ter pena de morte em alguns casos sérios como assassinatos e estrupos, porque o criminoso acabou com a vida da vitima e se nao matou, deixou muitos traumas. E quanto a questão religiosa sobre Deus etc 😮 criminoso também tirou a vida de alguém. Essa questão sobre Deus parece não se impor a ele. Com a pena de morte reduz o numero de assassinatos, com certeza.

  58. EU SOU CONTRA A PENA DE MORTE [1] PESSOAS ICENTES PODEM MORRER .
    [2] NAO ACHO A PENA DE MORTE TAO EFICAS , UMA PESSOA MATA ESTRUPA E SIMPLISMENTE MORRE? NAO É´POUCO .
    A PENA DE MORTE ELIMINA UMA VIDA MUITO RAPIDO, ACHO QUE UMA PESSOA QUE COMETEU UM CRIME DEVE VIVER PRESO [ PRISAO PERPETUA] EXISTE COIS PIOR?
    FICAR ISOLADO DO MUNDO E DAS PESSOAS , DA FAMILIA ? EU ACREDITO QUE A PRISAO PERPETUA SEJA A MELHOR SOLUÇAO ,E TEM MAIS APENAS DEUS PODE LEVAR UMA VIDA [ NAO O HOMEM] ELE NAO PODE , PQ SE ELE FIZER ISTO ESTA E IQUALANDO A ESSA PESSOA , É ISSO QUE PENSO, PRISAO PERPETUA. PENA QU O BRASIL NAO TENHA PRESIDIOS DESSE PORTE E A PENA DE MORTE SEJA MAIS BARATA……
    ABRAÇOS….

  59. um assasino que mata uma pessoal inocente tem q morre e claro eu tenho 16 anos e acho q o brasil e melhorar muito, com a pena de morte para assasinato banal

  60. “Quantas mortes ainda serão necessárias para que se saiba que já se matou demais?”

    O simplismo de considerar a defesa dos direitos humanos a defesa de direitos de criminosos tem de ser desmascarado. Aqueles que defendemos o direito à vida de todos, de todos sem exceção, não podemos ser confundidos com criminosos ou defensores de suas posturas. O que almejamos mesmo é o fim da barbárie e do ódio.

    O Estado brasileiro falha diante de seus cidadãos, do berço à sepultura. Más condições de educação e saúde, de moradia, de sobrevida material mesmo, acabam por reduzir o ser humano à situação desesperadora de louco desviante em muitos casos. Há muita gente desesperada por providenciar sua sobrevivência e a dos seus, ainda que para isso tenha de romper com as normas sociais vigentes. Se o Estado brasileiro é o maior responsável pela elevação no índice de criminalidade, particularmente tendo em vista a brutal e dificilmente equiparável, em escala planetária, concentração de renda, o Estado brasileiro carece de condições morais para dizer “quem tem o direito à vida (assegurado na Constituição, por sinal) e quem, por seus crimes, deve ser apenado com a perda deste direito humano básico”, até porque o juízo humano é falho, a pena-de-morte é uma punição evidentemente irreversível e o “exemplo” deve vir sempre de cima, jamais dos desesperados. Montar uma fábrica de desesperados e, para “solucionar”, montar uma máquina de extermínio de desesperados não me parece racional. É coisa parecida à “Solução Final” dos nazistas…

  61. Não sou contra a pena de morte.. 1° porque uma pessoa que já abusou de varias pessoas não é inocentes e acho que não teria como ele voltar a ser uma boa pessoa! O Brasil melhoraria muito com a pena de morte, aqueles que seriam condenados são pessoas sim, mas para cometerem os crimes que comentem se tornam animais sem alma e coração, ainda mais quando os crimes são com crianças, acho um absurdo quem faz essa maldade só cumprir 5 anos de cadeia. E a pena de morte não afetaria os mais pobres e sim aqueles que cometeram crimes graves. Pobreza e maldade não tem nada a ver.

  62. logo que sim, mais tinha de ser imediata pro safado não ficar ingordando ás nossas custa na cadeia. se fosse culpado tinha de ser imediatamente sem direito a recorrer a nada somente o satanás quando ele chegase lá no inferno onde é o lugar de todos os assasinos e estrupadores.

  63. vagabundo tem direitos sim. DE FICAR CALADO.SOU A FAVOR DA PENA DE MORTE, MAS BEM DEVAGARINHO, PRA ELE SOFRER BASTANTE.POIS SE MORRER NA HORA NAO VAI SOFRER NADA.E SE PRECISAR DE UM CARRASCO, ESTAMOS AÍ.

  64. Pena de morte pra esses sujeitos. Todos os dias nós assistimos assassinos matarem e roubarem tudo o que as pessoas construiram. Mas o melhor é matar bem devagarzinho para esses malditos sentirem no corpo o que fizeram à suas vitimas.

  65. objeção: Só Deus pode tirar a vida. E Ele ordenou: “Não matarás”.
    Resposta: Então, a Bíblia estaria errada quando diz: “O que ferir um homem querendo matá-lo, seja punido de morte” (Êxodo 21,12). “O que ferir o seu Pai ou sua Mãe seja punido de morte” (Êxodo 21,15). “Aquele que tiver roubado um homem, e o tiver vendido, convencido do crime, morra de morte”(Êxodo 21,16).
    Na verdade, a ordem divina “Não matarás” significa que ninguém pode matar sem motivo, sem razão. Não impede o assassinato em legítima defesa. Ora, a pena de morte nada mais é do que a legítima defesa da sociedade contra o criminoso.
    Se a objeção procedesse, não haveria previsão da pena de morte na Bíblia.

  66. concordo com a pena de morte mas deveria ter uma rigorosa seleçao de casos para não terem erros

  67. Sou a Favor da pena de morte , pois morei no Japão e na china e lá realmente funciona , é só ver o indice de criminalidade de lá e comparar.
    E acredito que se vc fizer o bem , tudo de bom irá acontecer .
    E que se vc matar , sua vida terá que ser tirada tambem .
    Acredito que todos sabem distinguir o certo do errado, e tambem sabem distinguir de quando o crime foi premeditado ou não.
    Por exemplo …vc esta dirigindo e derrepente vc atropela alguem…não foi premeditado , então não merece ser morto e sim cumprir a pena e trabalhar pelo que come e não receber pagamentos do estado pela estadia em sua cela…trabalho faz bem a alma e enobrece.Matou tem que ser morto pois senão isso aqui virará um enorme bordel onde um f…o outro sem punição

  68. Sou a favor da Pena de Morte, muitas pessoas acham injusto tirar a vida de um jovem, mas será que é justo deixar esse mesmo jovem na sociedade, fazendo com que mais tarde ele volte a cometer crimes barbaros e destruindo outras familias?
    Em tudo, absolutamente tudo o que se vai fazer corre o risco de fracasso e isso torna-se bem mais grave se tratando de vida Humana, no entanto, se observarmos o número de pessoas que são “condenadas a morte” por BANDIDOS é muito maior comparadas com o risco de se cometer uma condenação injusta.
    Portanto sua totalmente a favor da PENA DE MORTE, e esses são alguns dos motivos, e claro, não poderia deixar de citar que os indices de criminalidade diminuiriam, esses marginais FDP irriam pensar duas vezes antes de estrupar e matar uma criança indefesa por exemplo.

  69. Eu vejo as pessoas dizendo aí sou contra eles deveriam ter uma segunda chance……então como fica a situação de quem morreu vai ter segunda chance também….

  70. Sou a favor da pena de morte sim e esse argumento que vou expor,bem….., não usaria ele para defender meu ponto de vista formalmente, mas vale a pena a proposição da situação:
    Imagine que um traficante desses que tem demais por aí, entrasse na sua casa, matasse o seu pai e estrupasse a sua irmã e depois ainda saisse com seus pertences e te levasse como refém. Muitos deles são plenamente capazes de cometer um ato desses. Agora me diga, se isso acontecesse com vc, vc ainda seria contra a pena de morte, ou iria querer a cabeça dele numa bandeja?

  71. Sou a favor da pena de morte, mas para casos hediondos. A criminalidade foi banalizada, hoje se mata por pouco, acho engraçado como “os direitos humanos” tratam esse bandidos como vítimas do sistema, claro que dependendo do caso acho que também é vítima, porém quando acontece algum assassinato, os direitos humanos ao invés de defender a vítima, vai lá pra dizer que o bandido não teve oportunidade, não veio de uma família estruturada, e assim por diante, e os “coitadinhos” acabam se prevalecendo. Daqui a pouco as vítimas serão culpadas por terem sofrido algo, se levou um tiro na cabeça é porque reagiu, se foi estuprada é porque não andava com roupas adequadas, vitimologia deveria ser banida da constituição, sou a favor da pena de morte porque não aguento mais ligar a tv e assistir nos jornais pessoas sendo agredidas, estupradas, assassinadas por gente que não dá significado a própria vida e se dá o direito de matar quem alguém inocente a troco de nada.

  72. Ora oras gentes converso com muitos: políticos, trabalhadores igual a eu, drogados, alcolatras, ladrões, vagabundos, serrote de buteko, prostitutas, gente e senhora de família, policia, religiosos; católicos, evangélicos e etc; todos pedem a “pena de morte para crimes hediondos”, porque aqui no brasil não acontece? Vocês sabem? não!!! Eu sei!!! o povo brasileiro é individualista e acredita muito nesse governo e o povo ficam o dia todo criticando governo e cheios de inveja de funcionários públicos, os brasileiros é nada mais que um bando de PNC. e tem que apreender que quem muda as coisas é o povo, vê la na fronteira do Brasil com a Argentina, apesar da lei burra o povo não desarma é cultural tá no sangue tem opinião é forte tem moral! Sim a Pena de Morte!!!!!!!!!!!!!!!!!

  73. sou a favor, só assim, os bandidos irão pensar duas vesses antes de acabar com as vidas de pessoas inocentes, com a expansão dessa lei, digo expansão porq aq no brasil para quem não sabe, ja existe pena de morte ( em caso de guerra, oficiais traidores da pátria, arquivo quinto, insiso 157) o pais iria baixar os altos indicis de assassinatos.

Comments are closed.