Como fazer bonito na telinha de um pda

Adequar a forma de um site para a tela de dispositivos móveis é um desafio. Os layouts costumam ser feitos para telas de 15 polegadas e com resolução de 800×600 ou superior. Agora, imagina a mesma informação comprimida para uma resolução de 320×240 ou inferior, com menos de 3 polegadas?

Uma forma de resolver o problema seria criar uma folha de estilo (o arquivinho .css que determina a aparência do site) extra, alterar o MediaType dela para “handheld” e pronto. Na prática, porém, a maioria dos navegadores para dispositivos móveis ainda não reconhece MediaTypes. (Aprenda sobre MediaTypes e seu uso em dispositivos portáteis com o pessoal do Tableless.)

Além disso, há as imagens. Gosto de usá-las no cabeçalho, em determinadas páginas de categorias e, agora, no menu horizontal do Dia de Folga. Tudo muito bom num desktop, mas absolutamente desastroso na tela de um pda. E nem todas são regidas pela folha de estilo, portanto não são eliminadas apenas com a criação de uma folha nova.

Já tinha até desistido de ter um blog bonito no pda. Mas Santo Google não falha e às vezes dá uma de divindade, escrevendo certo por linhas tortas. Estava procurando uma forma de escrever e enviar os artigos pro blog direto do pda (encontrei, falta testar), quando me deparei com um dos melhores plugins para WordPress de todos os tempos: o WordPress-PDA plugin.

A instalação é instantânea. Basta fazer o upload da pasta “wp-pda” e ativar o plugin pelo Painel de Administração do seu blog. Imediatamente, ele ganhará um layout simples e funcional para pdas.

Mas não pára por aí: o WP-PDA plugin traz seus próprios arquivos “index”, “sidebar”, “footer” etc. e tal. Ou seja, a personalização não se limita à folha de estilo, mas abrange todos os blocos que compõem um blog do WordPress. Assim, fica fácil tirar todas as imagens desnecessárias, as listas infindáveis de links de blogs e outros elementos legais para o desktop, mas desinteressantes quando o acesso é por meio de pda, onde transferência de dados é dinheiro.

Por padrão, apenas as primeiras palavras de cada artigo é exibida – depois do texto da Bia sobre feeds resumidos entendo bem a razão disto e mantive assim.

Não testei a aparência do Dia de Folga em smartphones. O plugin, teoricamente, é específico para pdas e não deve atuar. Mas quem usa smartphones pode valer-se do ótimo e gratuito Opera Mini, que faz um excelente trabalho adequando todos os sites ao visorzinho dos celulares.

Para quem quer agradar a todos os leitores e usa WordPress, o WP-PDA plugin é um plugin imprescindível.

3 thoughts on “Como fazer bonito na telinha de um pda

  1. Sabe que usei esse plugin há muito tempo e nem me lembrava mais dele… também nem sei porque ele sumiu dos meus plugins…rs
    Reinstalado.
    Obrigado LU.

  2. Neto, dei uma olhadinha rápida nesse e confesso que fui cativada pela melhor aparência imediata do WP-PDA Plugin – você não precisa alterar nada e a página já é exibida belamente! Acabei nem me detendo na possibilidade de configurar esse… mas a dica é válida, é sempre ótimo apresentar diversas opções!

Comments are closed.