Casas mal-assombradas

Antigamente, as histórias de terror contadas em noites escuras preocupavam-se em assustar usando o próprio imaginário do ouvinte, pouco importando-se em descrever monstros repugnantes e tripas ensangüentadas.

Contando com efeitos especiais cada vez melhores, o cinema encarregou-se de inverter as prioridades, dando mais destaque à imagem do que à ambientação psicológica. Nessa linha surgiram, nos anos 80, as duas séries de terror mais famosas de todos os tempos: Sexta-Feira 13 e A Hora do Pesadelo, protagonizadas pelos horrendos Jason Voorheess e Freddy Krueger, respectivamente.

Nos últimos anos, os produtores de filmes de terror parecem ter percebido a saturação da fórmula monstro-assustador-ataca-novamente-e-mata-mocinha e voltaram a se preocupar com o suspense, o horror que nasce na cabeça do espectador, a tensão psicológica. Essa tática é muito mais eficiente em causar sustos do que a anterior. O cinema de terror japonês já sabe disso há tempos e a utiliza largamente – não é por acaso que Hollywood tem visitado a Terra do Sol Nascente para garimpar seus filmes e fazer remakes.

Três lançamentos seguem a linha o-perigo-está-na-sua-cabeça. Coincidentemente, vi os três trailers na seqüência, antes de Sin City. Mais coincidência ainda, todos trazem o lar-doce-lar como vilão.

Faz sentido. É possível evitar uma pessoa que pareça má e feia e, assim, escapar do perigo. É mais difícil quando ele está dentro do próprio lar, no recinto que deveria ser sinônimo de segurança e aconchego, entre as paredes que abrigam tudo que temos de mais querido, material e emocionalmente falando.

As três produções em questão são Água Negra, A Chave Mestra e Horror em Amityville.

Água Negra (Dark Water) é refilmagem do japonês Honogurai Mizu No Soko Kara (de Hideo Nakata, o mesmo diretor dos também japoneses O Chamado e O Chamado 2) e traz a inusitada direção do brasileiro Walter Salles. A tensão não se passa numa casa propriamente dita, mas em um apartamento. Dos três filmes, é o único que já está em cartaz. Tem recebido algumas críticas ruins. Provavelmente porque, acostumada ao susto fácil de caras feias, a platéia americanizada não está habituada a deixar-se envolver pela história dos personagens e, conseqüentemente, não tira proveito do suspense psicológico típico do horror japonês. Até pode ser que o remake seja mesmo uma grande porcaria, mas quero dar-lhe o benefício da dúvida.

A Chave Mestra se passa numa mansão e envolve magia negra. Com estréia prevista para 26 próximo, tem cara de clichê e foi o trailer que menos me chamou a atenção.

Horror em Amityville também é refilmagem. A produção original, A Cidade do Horror (de 1979), é norte-americana e rendeu quatro seqüências. A história inspira-se em fatos reais, ocorridos por volta de 1974: a casa foi palco do assassinato da família DeFeo e de eventos sobrenaturais que atormentaram seus moradores seguintes, a família Lutz. Os eventos macabros tornaram-se livro em 1977, pelas mãos de Jay Anson. Um dos produtores dessa nova versão Michael Bay, também co-produziu a refilmagem de 2003 do cult O Massacre da Serra Elétrica.

Três películas a conferir. Resta saber se terei coragem. Morro de medo de ver filme de terror. Sério.

51 thoughts on “Casas mal-assombradas

  1. O bacana é que nem preciso ir ao cinema para levar sustos. Minha casa é mal assobrada. Sério mesmo! hehe Quase todo dia eu fico a beira de ter um ataque do coração. Cada coisa sinistra. Mas ainda bem que aqui os fantasminhas ainda não tentaram matar ninguém 🙂

  2. Eu não assisto filmes de terror, não mais! Já assisti e escutei muita história de terror quando criança. Lu, queria pedir autorização para colocar um link aqui para o seu blog citando aquele post sobre coisas de mulher…pode? Bom fim de semana! Beijus

  3. Olá!!!
    Assim como a Luma, eu evito os filmes de terror. Sou muuuuito medrosa!!! Daquelas que não dorme três noites depois de assistir a um desses filmes… Isso porque dizem que os americanos não chegam aos pés dos originais japoneses…
    Bom fim de semana, Lu!!!
    Beijos

  4. eu não gosto muito de filmes de terror não…mas assisti Horror em Amityville….medo, muito medooooooooooooo…beijos, querida…bom fds pra ti

  5. Eu vou estar na primeira fila, vc sabe né? Sem marido, que anda traumatizado com os últimos filmes que vimos…rs.

  6. Voce tem medo!? E eu!? Eu nao vejo nem Trailler 😉

    Aqui se chama Dark Water, The Skeleton Key e Horror in Amityville.
    Eu ja li o livro do ultimo filme, passei um cagaco gigantesco so de ler, imagina se vou ver o filme, hohoho 😉

    O Skeleton Key ouvi falar que e ruim, e outras pessoas falaram que e otimo, que e aquele filme lento, que assusta duma hora pra outra.

    Beijos

  7. Eu fiquei passando mal só de assistir o trailer do segundo… quanto ao primeiro, depois de ver o making-off na TV, confesso que me animei a assistir. Também preciso de muita coragem para ir ao cinema ver esse tipo de filme. Saudade daqui. Não estava conseguindo acessar teus textos, sabe? Beijoquinha.

  8. :-w q site chato, se for pra falar de fantasmas, fale direito bahnn…8-|

  9. :d na verdade tudo relacionado com fantasmas me facina!!!
    na verdade eu realmante acho que existe muita coisa que os olhos humanos ainda nao estao prontos para enxergar.
    mais o site e bem legal!!!
    beijos

  10. bom acho que é besteira ter medo de filmes mas nem sempre os filmes mostram ficção mas sim a realidade que vivemos em nosas vidas \:d/:)>-:d

  11. :oEu nunca asiste o filme mas eu acho que deve ser muito assustador e muito louco.

  12. os 3 sao muitos bons…

    eu amo filme de terror e ja vi os 3..

    naun da pra falar qual e o melhor gosto de todos!1

    bacana esse site!!

    falows!:d

  13. Adoro filmes de terror,historias de terror na escola os meninos acham que sou corajosa d \:d/ não tenho medo gostaria de uma historia ou filme que me assustado uma coisa tenho só 10 anos!!!/::-”
    mil beijos xau!!!!!!!!!:x:x

  14. eu gosto de filmes de terror eu já posso dizer q convivo com o terror diariamente pq posso ver espíritos e isso ñ me agrada muito…posso vê-los em toda parte…só digo algo ñ é facíl… :-w

  15. Eu adorava ,mas a qualidade caiu muito entao nao vejo mais.bem ate que apareça algo realmente bom.

  16. 😮 Eu gostu muito de filmes de terror,mais depois fico pensandu nas partes horriveis du filme e dai naum sai mais da cabeça da um medu de noite…….

  17. eu adoro filmes de terror só que até hoje nenhum filme me deu medo acho que não haverá filme que me de medo. [laugh]

  18. eu mori de medooooo
    é muitu massa aquele filme :-/ o=> [badboy] [-x [monkey] [batt] :@) [loser] 🙂

  19. LEIAM ISSO!!!!!!!!!!! POR FAVOR!!!!!!!!!!!!!!

    eu comecei a ficar viciado nessas coisas de fotos de espiritos histórias, filmes e tudo mais…
    por isso quero ver um espirito e entender sobre essas coisas melhor.
    a daniele (acima) disse que pode os ver por isso por favor entre em contato comigo se puder velos ou me mostralos. (a daniele está bem acima)
    daniele por favor se ler isto me add no msn
    leandropanini@hotmail.com
    obrigado mesmo
    e
    por favor entrem em contato estou ficandu louco com isso e preciso saber se espiritos são realmente visiveis ou não se souber de como posso velos entre em contato obrigadu!!!!!!!!!

  20. pô… entrei aki procurando fotos de casas mal assombradas… kadê?????? eu hem.. gostei não…

  21. Olha os 3 filmes sao muitos fracos para ser chamdo de terror!!

    mais sao bons,mais pra terror falta muito ainda!!

    bjs!

  22. Oxente bixinho…
    eu amei essa apariçao!
    eh tao supinpa!
    amei firme de terro!
    pra qm qeh meu fake…
    add ai
    Janaina Meg Hian Choqui!

    amooo!

    beeijoos!

  23. Eu amo ler sobre história de casas mal-assombrados
    Pra mim é super legal
    gotos de assistir filma de terror

    Este site é ótimo

  24. o filme que me chamou atenção foi água negra;porque acho interessante quando se trata de espíritos

  25. !!! Adoro muito mesmo …filmes de terror é sinistro mas as vezes quando é muiito pesado prefiro assistir com alguem do meu lado do resto assisto e prefiro assistir só ….rsrsr thau bjs

  26. alguem sabe onde posso encontrar casas mal assombradas em brasilia?? se alguém conhece alguma falem-me por favor, estou fazendo uma pesquisa e adoraria passar noites em casas mal assombradas pra sentir mais fortes algumas sensações, sendo que já sinto mesmo, pois também sempre vejo espiritos…

  27. Oi, falo de Brasíliae gostaria de saber se alguém conhece pessoas que trabalhem com casos de espíritos, fantasmas que esteja querendo formar uma equipe para resolver ou explicar um pouco mais sobre esses acontecimentos…meu e- mail é jhonnyvoice@gmail.com caso haja alguém que queira..obrigado!!

  28. Casa mal assombrada em Brasília? Vou te dar o endereço: Siga pela Esplanada dos Ministérios. Ao chegar num local onde há dois prédios juntos, ladeados por duas construções em forma de pratos, sendo um virado para baixo e outro para cima, chegou ao local. De quinta-feira a segunda-feira não fica uma única viva alma lá. Ou melhor… só as almas ficam. De terça-feira a quinta-feira o tal lugar é invadido por pessoas que assombram o nosso orçamento – quando aparecem.

  29. NOSAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

  30. adoro coisas assustadoras porque aconteceu comigo e eu fiquei orrorisada e passei a gostar de coisas de terror

  31. EU GOSTO DE COISAS ASSUSTADORAS MAS DE VEZ EM QUANDO DÁ UM POUCO DE MEDO DE OUVIR E ASSISTIR ESSE TIPO DE HISTÓRIA. EU NUNCA VI UM FANTASMA DE VERDADE NA MINHA VIDA.

  32. Olá eu nao posso afirma se realmente existe algo sobrenatural.
    mas sou se que nao estamos sozinhos neste unverso. Eu mesmo já prsencie algo muito sinistro,Talves vocês nao acredite tudo bem; mas em uma noite trabalhando como: segurança resolvir fazer uma ronda e quando pasava em setor desativa sem quaisque pretençao olhei e dentro do vitro na parte interna estava uma (sr,senhora me olhando e sorrindo seu rosto trazia marcas de rugas e seu cabelo há vermelhado) obs: na hora nao tiver medo mas logo fique precionado e cauteloso. os fatos que relater sao realmente genuino, sem mas.

  33. Claudio Silva, você poderia deixar o seu e-mail por favor, para que eu possa entrar em contato com você! Acho que posso te ajudar! Sou especialista no assunto! Obrigado!

Comments are closed.