Boo-Box

O projeto mal foi lançado e a blogosfera já começou a falar dele. Trata-se do Boo-Box, mais uma forma de ganhar dinheiro com blogs. Vi a novidade no blog do Fabio Seixas, empolguei-me, fiz o registro para ser beta-tester e recebi um email informando que poderei implantar o serviço no Dia de Folga a partir de 26 de janeiro.

O projeto, criado por brasileiros, é bem interessante. O funcionamento é simples e pouco intrusivo: o blogueiro escreve um novo artigo, adiciona uma imagem e marca-a com a tag do serviço; quando o leitor clicar na foto, uma caixa com anúncios de produtos será aberta e, se ele comprar algo, o blogueiro receberá uma comissão. Mais fácil que explicar o funcionamento é vê-lo na prática.

Passada a empolgação inicial, comecei a ver defeitos no programa. Em primeiro lugar, ele é discreto demais, se é que você me entende. O leitor não tem nenhum aviso de que será exposto a propaganda, apenas uma caixinha quase imperceptível é inserida no canto da imagem. Tudo bem, quem quer ganhar dinheiro na rede gosta do AdSense (programa de anúncios do Google) justamente porque é pouco intrusivo, não incomoda o layout do blog e não aborrece o leitor. Acontece que o Boo-Box exagerou na dose. Quem clica numa imagem espera vê-la ampliada, quer observar melhor algum detalhe. Já temos esse condicionamento. O leitor que clicar numa imagem marcada com o Boo-Box, além de ter frustrado o seu objetivo de observá-la mais detalhadamente, esbarrará numa caixa de propaganda que lembra bastante os famigerados pop-ups, tão comuns antigamente e tremendamente incômodos (substituído, atualmente, por propagandas em flash igualmente chatas).

Por outro lado, qual é o percentual de visitantes de blogs que clica em imagens?! Como leitora, até gosto de ver artigos ilustrados, mas as fotos são mero complemento ao texto – a palavra é que me chama a atenção, é ela que me atrai e mantém-me no blog. Os links que, eventualmente, aparecem no texto têm várias vezes mais chances de serem clicados do que as imagens, pelas quais os olhos só passam rapidamente.

Por essas razões, estou muito inclinada a não adotar o Boo-Box aqui no Dia de Folga.

Passe no site oficial do projeto, dê uma olhada na demonstração e comente sobre o projeto.

4 thoughts on “Boo-Box

  1. Pois é. També, recebi o convite hoje, mas creio que não vou implementar no meu blog não!

  2. boo!

    Obrigado pelos comentários, são muito pertinentes e serão cuidadosamente analisados.

    Precisamos de todos vocês para fazer o boo-box acontecer, contamos com você pra testá-lo =)

  3. Olá, gostei desse serviço, mas não vejo muita utilidade para mim, tendo em vista que meu blog não recebe tantas visitas assim…

    Desculpe incomodar, mas gostaria de saber como eu faço para achar um plugin que permite que eu posa responder comentários como o que tu tinhas tempos atrás… Eu acho bem mais cômodo e interessante…

    Beijos

Comments are closed.