Bloglines

Eis a maior descoberta que fiz na internet nos últimos tempos: http://www.bloglines.com. Trata-se de um serviço (gratuito!) que permite o cadastramento dos blogs preferidos e avisa quando algum deles tem texto novo. Nada mais de abrir dezenas de janelas por dia, nada de travar o navegador ou de ficar procurando desesperadamente aquele documento de trabalho que a sua chefe quer agora-já e que está perdido no meio daquele monte de janelinhas!

Infelizmente, não funciona indiscriminadamente. É necessário que o blog a ser adicionado incorpore algum sistema de distribuição de notícias, como RSS ou ATOM, sublinguagens criadas em XML, como explicou o Rodrigo, comentando este texto*. É essa sopa-de-letrinhas que informa ao Bloglines (ou a outro serviço semelhante, conhecido genericamente como “agregador de notícias”) quando existe alguma publicação nova nos sites que você cadastrou – que não precisam ser, necessariamente, blogs.

Da minha “listinha” de mais de sessenta blogs, foi possível cadastrar apenas vinte. Já é um avanço. Para facilitar minha vida, eles serão sinalizados com um asterisco.

São compatíveis com o serviço os blogs do UOL, do Blogger.com (o que, claro, inclui o Blogspot) e os gerenciados pelo WordPress, como o meu. Weblogger e Blogger.com.br não possuem o recurso incorporado e não sei se é possível aos seu donos adicioná-lo manualmente.

Por fim, quem usa o navegador Firefox pode valer-se do serviço de acompanhamento de notícias que o próprio programa disponibiliza. Estou quase me convencendo a abandonar o Internet Explorer.

*Atualização: Rodrigo, muito obrigada pelo esclarecimento e pelo link que deixou sobre o tema. O artigo é de fácil leitura e altamente recomendável aos que quiserem saber um pouco mais sobre o tema – é só clicar aqui.

Em tempo: o Dia de Folga usa RSS 2.0 e ATOM. 🙂

7 thoughts on “Bloglines

  1. O Firefox é sofrível para sindicância de sites… Prefira um programa/serviço específico. Se for online, o BlogLines é, de longe, o melhor;e for offline, use o FeedReader (eu uso este).

    Ah, RSS e ATOM são espécies de “sublinguagens” XML. É, é complicado mesmo, mas este artigo explica divinamente bem o que é, como funciona e quais as vantagens do RSS/ATOM/XML.

    E não sei porquê, mas não o FeedReader não topa com o RSS dos blogs do UOL…

  2. como estou devidamente marcada pelo seu asterisco, tô me achando importantíssima….kkkkkkkkkkkkkkkkkk…beijão, Lu…bom fds pra ti…

    * e qto amúsica do renato Russo q tá lá no Diário, eu tb não gosto dela…mas aquele pedaço tinha tudo a ver com meu dia..

  3. Rodrigo, mais uma vez, obrigada pelos esclarecimentos! O Bloglines consegue capturar alguns dos blóguis do UOL – não todos, mas a maior parte.

    , é nisso que dá ser blogueira viciada!

    Mônica, é por essas e outras que o Blogger continua sendo o melhor serviço gratuito de blóguis!

    Ana, devidamente adicionada, claro!

    Francezinha, olha mesmo! É uma ajuda e tanto na hora de ler as novidades!

    Sabrina, você usa o Blogger.com.br – é o Blogger.com que oferece a sindicância…

Comments are closed.