Autor Desconhecido? Será?

Não é o autor que é desconhecido; você é que desconhece a autoria. Assim, circulam vários textos pela web atribuídos ao tal Autor Desconhecido. O cara tem produção fecunda. Lembra o A Designar, professor polivalente, presente no início de várias matérias durante a minha faculdade.

Quase sempre, uma busca pelo Google revela a real autoria dos textos do Desconhecido, ou atribuídos ao Luís Fernando Veríssimo, ao Victor Hugo, ao Shakespeare, à Danuza Leão, ao Mário Quintana…

Dois sites ajudam a informar a autoria de textos enviados por email ou transformados em apresentações de powerpoint piscantes e musicais:

  • Autor Desconhecido: criado “para provar que o Autor Desconhecido não existe”, infelizmente tem recebido poucas atualizações.
  • Textos Legais: à primeira vista, parece mais um site enfeitadinho de mensagens fofas, mas a autora preocupa-se em informar a autoria correta de todos os textos.

No orkut, a comunidade Afinal, quem é o autor? esclarece e corrige atribuições errôneas.

Já que estamos falando em informações erradas repassadas ad infinitum, o site Quatro Cantos tem uma boa relação de lendas frequentes que circulam por aí como se verdade fossem. Vale a pena dar uma olhada antes de enviar pra toda a sua lista de contatos aquele email da AOL que circula há mais de uma década e passar vergonha diante dos amigos mais espertos.

Obrigada à Vi pelos dois primeiros links e pela inspiração para o texto. 😉

11 thoughts on “Autor Desconhecido? Será?

  1. Aíi, adorei o post do Micro-mini-Luluzinhacamp-Bsb!!
    fiquei alucinada com as coisas por aqui!!!
    voltarei sempre sempre!
    beijos

  2. Também concordo que autor desconhecido não existe.

    Porém, os links que citou, apesar de úteis, não serve para descobrirmos as fontes verdadeiras, mas já é um bom começo.

    Eu uso o Copy-Alerts para ver quem clona textos meus, mas isso já é uma outra história, né?…

    De qualquer modo, valeu!

    Aproveito também para lhe desejar um ‘big’ ano novo! 🙂

  3. Eu também fui aluna do A Designar na bendita UnB. Gostei das indicações de sites, odeio ler textos bobinhos atribuídos a Luís Fernando Veríssimo!

  4. Lu, querida, vim só desejar a você um super 2009, cheinho de realizações, li sobre a revista e vou fazer um post sobre ela em breve! beijocas!!!!!!!!

  5. Gostei muito de tudo que vi aqui. Sou novata neste mundo rico dos blogs e o que vc disse com relação aos autores desconhecidos é de se preocupar…mas gente sem-vergonha é o que não falta neste mundo. A blogsfera não poderia ficar fora da ação deles. Vlw Lu. Voltarei sempre aqui. Dá uma olhadinha no http://www.dricahorta.blogspot.com vc vai gostar.
    Abraços.

  6. O pior de ter uma conta de e-mail é aguentar mensagens “fofas” de power point, com musiquinha ao fundo e sempre um autor desconhecido (quando não é um provérbio chinês).

  7. Gostei muito do seu blog e dos temas abordados.
    Sobre autores desconhecidos o que posso dizer no momento é que também sou um autor e muito desconhecido.
    Um abraço.
    Sucesso!

Comments are closed.