Arroz Doce

Primeira receita da série Receitas Juninas.

Ingredientes

  • 2 xícaras de arroz
  • 4 xícaras de água
  • 8 xícaras de leite
  • 2 latas de leite condensado
  • 8 paus de canela

Você também precisará de

Preparo

Arroz Doce - clique para ampliar

Lave o arroz e deixe escorrer.

Em uma panela alta (maior do que você usaria para fazer o dobro da quantidade de arroz), junte o arroz lavado e a água fria. Leve ao fogo alto.

Quando ferver, abaixe o fogo e espere cozinhar. O arroz deve ficar cozido sem desmanchar, e bem molhado (como se fosse um risoto). Não deixe a água secar! Se necessário, adicione mais água para prolongar o cozimento.

Quando o arroz estiver cozido e ainda molhado, acrescente quatro xícaras de leite frio, uma lata de leite condensado e a canela. Mexa bem. Mantenha o fogo baixo e mexa freqüentemente, para evitar que grude no fundo e que o leite derrame.

Conforme o leite for secando, adicione as xícaras restantes e a segunda lata de leite condensado, sempre mexendo. Reserve uma xícara de leite.

O arroz vai amolecer pouco durante o cozimento no leite (por isso é importante deixá-lo no ponto certo durante o cozimento na água). O tempo de fogo dará cremosidade e o sabor ao arroz doce.

Não deixe o arroz secar, ou grudará.

Quando estiver bem cremoso, retire do fogo. O arroz continuará secando. Para preservar sua cremosidade, assim que retirar o arroz do fogo, acrescente a última xícara de leite frio e mexa bem, para incorporá-lo.

Sirva com canela em pó.

Dicas e Complementos

A parte mais difícil desta receita é conseguir o ponto certo: um arroz cozido e cremoso. Seguindo as dicas acima, você terá mais facilidade, mas preste atenção ao processo e use sua intuição para acrescentar mais leite se julgar necessário.

  • Tempo de preparo: aproximadamente 2 horas
  • Grau de dificuldade: moderado
  • Rendimento: aproximadamente 12 porções

10 thoughts on “Arroz Doce

  1. Opa, até que a loja do VA deu trabalho sim, mas só pra fazer o programa que processa os arquivos XML do JáCotei e gera todas as páginas automaticamente 😉

  2. eu fiiiiiiz!
    ficou muito³³³ bom! ate a minha mãe elogiou ;D
    eu segui a receita e só acrescentei uma coisa: queimei um pouco de açúcar e coloquei no meio. além de ficar uma corzinha amarronzada, ainda ficou com um gostinho de caramelo!

    :**

  3. Uma amiga resolveu fazer uma festa junina e logo me encarregou de fazer o quentao.Melhor eu nunca fiz quentao enatao resolvi pedir no google e veio esse endereco maravilhoso inclusive com receitas para toda a festa junina.Tenho certeza que o pessoal vai adorar esse quentao de vinho no estilo brasileiro pois pensando bem nao e muito diferente do glüwein da Alemanha.
    um beijo e obrigada por disponibilizar esssas receitas no site.
    Marley Bertsch

  4. Interessante as diferenças regionais! Desde criança, vejo que no arroz doce, minha mãe colocava, no final muito bem batidas, umas três gemas. Acostumei-me pois com esse doce, bem amarelinho ou melhor, creme. Penso ser assim o arroz doce de paulista. Vc. concorda?

  5. @Lygia, a tradição de acrescentar gemas ao arroz doce é portuguesa. Minha família, também paulista mas de origem italiana, não coloca as gemas.

  6. Achei essa receita ótima.
    Porém jamais faço arroz doce, sem a famosa (e que faz toda diferença), pitadinha de sal. Sem ela, não consigo nem experimentar. Ela faz o arroz muito mais delicioso. Isso vale também pra canjica e outro pratos.
    Valeu, gostei da receita, pq já fiz bastante, mais nunca com leite condensado.Um abraço !!!

Comments are closed.