A web incentiva a leitura

Pilha de LivrosVeja, não estou falando de quantidade de leitura, mas de qualidade. Um adolescente que passa horas lendo fofocas no orkut, fotologs de amigos e mensagens em miguxês não enriquece o vocabulário, não aprende a escrever e tem tudo para tornar-se (se já não for) um analfabeto funcional. Deveria desligar a internet e abrir Dom Casmurro.

Agora, se você gosta de boa literatura, a internet pode ser uma mão na roda. Além da comodidade da compra via lojas online e da facilidade de baixar e-books nem sempre de acordo com os direitos autorais (o Dia de Folga não incentiva a pirataria), existem por aí serviços muito interessantes para os amantes dos livros. É de dois deles que quero falar.

Leitura Diária

O leituradiaria.com surgiu em junho deste ano e é o clone brasileiro do DailyLit. Para quem acumula pilhas de livros não lidos, como eu, por pura falta de controle do próprio tempo, é uma grande ajuda.

Você escolhe que livro quer ler e quantos minutos por dia quer dedicar a ele. O site calcula quanto tempo você demorará para finalizar o livro e pergunta como prefere recebê-lo: no seu email, no agregador de feeds ou no celular. Não há necessidade de cadastro – o único dado solicitado é um endereço de email. A partir daí, você começa a receber o livro em trechos compatíveis com o tempo de leitura que selecionou.

Acabei de escolher Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley. Vou receber trechos correspondentes a meia hora de leitura (na prática, geralmente levam uns 20 minutos), de segunda a sexta-feira, pela manhã. Acabarei o livro até 13 de novembro. Sem desculpas, sem procrastinação, sem “agora não tenho tempo”, sem “vai começar House[bb], depois tem Law & Order[bb], depois tem…”.

Faz quase um mês que não há acréscimo de novas obras no site, mas o acervo já fornece mais de 52 dias de leitura ininterrupta. Você pode pesquisar as opções pelo título, autor ou gênero.

Estante Virtual

Para quem aprecia o bom e velho livro em papel, a Estante Virtual é um achado. O site reúne quase 700 sebos espalhados por todo o Brasil e mais de um milhão de obras.

A Estante Virtual não faz as vendas, mas a ponte entre o leitor e os sebos. Você faz a pesquisa por um livro, descobre os sebos que têm o exemplar, quais são os preços e faz o pedido. A partir daí, quem entra em contato é o sebo, para informar custo de frete e formas de pagamento. É possível qualificar a loja após a compra, contribuindo para a confiabilidade do serviço.

Fiz minha primeira encomenda na semana passada. Pedi Tempo de Matar, considerado um dos melhores (para alguns, o melhor) livros de John Grisham e esgotado há alguns anos. Paguei 20 reais pelo livro, mais 6 reais de taxa de entrega. Chegou ontem, perfeitamente embalado e em excelente estado de conservação.

O único defeito da Estante Virtual é não funcionar bem no Firefox. Para realizar a pesquisa, o cadastro e o contato com o sebo, não tive problemas; para avaliar o vendedor, precisei abrir o Internet Explorer, já que minha página de compradora não carregava. Isso é o de menos, claro, mas já passei um email para o site reportando o problema.

Se você não liga para o best-seller do momento, se quer uma obra esgotada, se sua cidade não tem boas bibliotecas, se não há paciência que chegue para sair garimpando um livro de sebo em sebo ou, simplesmente, se deseja economizar uns trocados, vai amar a Estante Virtual.

Em tempo: o blog Alessandro Martins – livros e afins tem sempre textos e dicas interessantes para amantes da leitura. Vale a visita e a inclusão no seu agregador de feeds. Ah, a Estante Virtual também tem blog.

21 thoughts on “A web incentiva a leitura

  1. Ia te perguntar onde vc achou o Tempo de Matar e acabei protelando. Estou a procura de O Martelo das Bruxas e se rolar um escambo básico entre vários títulos (incluindo Madame Bovary em excelente estado de conservação) lembre-se de mim. hohohoh

    Não faz muito tempo eu li Admirável Mundo Novo e de verdade? Amei o livro! Achei que seria um daqueles títulos que apenas os críticos gostam, mas ele é envolvente e emocionante.

    E quanto a incentivar miguxos a ler… Bem, se eles não conhecerem os Contos do “de Assis” antes, duvido que apreciem Dom Casmurro.

    (É impressão minha ou comentei tudo de trás pra frente? rs)

    Bjs

  2. Adorei a dica, era o que eu precisava para colocar leituras em dia

  3. Parabéns pelas dicas!
    As pessoas precisam ler mais, enriquecer seu vocabulário, ampliar seus horizontes, descobrir novos pontos de vista ou, simplesmente, ter lazer com qualidade!
    Sinto arrepio quando leio, ou melhor, advinho, textos escritos em internetês. É preciso valorizar a palavra escrita e escrever de forma adequada, pois estamos regredindo ao escrever de forma ininteligível. Se escrever é uma foma de comunicação, quem não o faz adequadamente não atinge o objetivo proposto, ou o faz somente entre seu grupinho. E nada melhor do que ler para desenvolver a escrita.
    Gostei da idéia de ler via e-mail no tempo que cada um tem livre.
    Outra sugestão que dou é andar sempre com um livro que caiba em bolso ou bolsa. Desta forma, você pode ler durante uma fila num banco, no percurso do ônibus, no horário de almoço, na sala de espera de um consultório…

  4. Eu ia escrever sobre isso no final de semana, mas já que sua audiência é bem maior que a minha… rs rs rs rs

    Tem uma livraria na Santa Ifigênia chamada Litec (Livraria Técnica Vitória) que tem ótimos livros relacionados a tecnologia. A grande vantagem de lá é que livros de programas desatualizados estão com o preço extremamente baixos!

    Para se ter uma idéia, eu paguei R$29,00 em um livro completo sobre Flash MX (que ainda é atual). O mesmo livro está R$99,00 na Saraiva.

    O endereço é http://www.litec.com.br. Para quem for a pé, fica na Rua Vitória, 374.

  5. Lu,
    O Estante Virtual é excelente mesmo, o conheci ano passado, e desde então sempre compro livros por lá.
    Quando não, visito o Traça, não tão grande quanto o EV, mas com um bom acervo também.
    Já o leitura diária, pareceu uma idéia legal.
    abs

  6. Realmente, é interessante notar que a Internet produz um efeito diferente conforme sua disposição à leitura. Quem tem o hábito de ler o reforça mais pelo turbilhão de informações contidas na web. Já os que nunca chegaram perto de um livro apenas aprimoram sua incompetência em conceber um texto legível.

  7. Bom dia, otima dica já estou colocando minha leitura em dia !!!as pessoas precisam ter mais acesso a esse tipo de leitura e sair um pouco das fofocas e resenha da novela das 8:00 valeu Lu !!

  8. Bah, muito boa as dicas!
    A do estante virtual é a melhor, gosto do papel, mas tenho preguiça e falta de tempo para garimpar os sebos como fazia antigamente.

    Muito Obrigado

  9. Adorei o site leitura diária. Vou receber os trechos de A Moreninha, já li esse livro, só que durante uma mudança eu o perdir, vou poder lê-lo de novo e depois vou ler Admirável Mundo Novo, nunca li, será uma boa leitura, acredito eu!

    Obrigada.

    bjs

  10. Lu, mais um post ótimo. Parabéns. Por isso é sempre um prazer vir auqi. Não sei se você se lembra, mas estudo letras, e me formo em pouco tempo. Dicas assim são sempre fantásticas.

    Beijos

  11. Estante virtual é um fenômeno da internet brasileira.
    Além de poder comprar, você vender também ou comprar de pessoas físicas. Gratuitamente.
    Mas há duas coisas que não entendo no modelo de negócios:
    1) Por que a página do livro como título o nome do livro. Isso é vitamina pro Google.
    2) Por que não links para livrarias virtuais. Há quem não goste de sebos. Mas pode cair lá. Daí seria uma ajuda para o usuário um link para a livraria virtual. Será que 1 milhão de links não gerariam vendas relevantes?

  12. Saiu cortado. Era:
    1) Por que a página do livro NÃO TEM como título o nome do livro.
    O título não é dinâmico é estático: “Estante virtual Detalhes do livro”, isso para os 1 milhão de livros…
    Acho que estão perdendo uma oportunidade, mas talvez eles tenham uma razão para isso.

  13. Oi, Luciana!
    Acabei de conhecer seu site. Adorei!!!
    Tudo muito ótimo por aqui. Já sou sua fã!
    As dicas então, nem falo nada.
    Tenho filhos adolescentes e essa leitura diária vai ser tudo de bom pra eles. Porque o que importa é estar na frente do PC.
    Beijos e sucesso.

  14. O blog do Alessandro Martins eu já conhecia. Realmente tem dicas ótimas. Gostei da idéia do leitura diária. Vou dar uma olhada no site.
    beijo:)

  15. O estante virtual eu já conhecia, mas a proposta do leitura diária é bem interessante, vou aderir. Obrigado =)

  16. Gostei muito das dicas, o do Alessandro já conheço a anos, vou dar uma conferida no leituradiaria.com, achei interessante a proposta dele, e vai servir muito pra tentar dar uma organizada nessa bagunça de livros lidos e não lidos.

    Abraço.

Comments are closed.