3 desafios de uma vez [Desafio 21]

Já que estou atrasada com o Desafio 21 da Nospheratt, resolvi juntar 3 deles no mesmo texto.

Agradecimento aos Colaboradores

Hesitei muito em dar resposta a ao desafio do agradecimento. Não porque não tenha a quem agradecer – é justamente o contrário. Tanta, tanta gente contribuiu para o Dia de Folga este ano que é impossível agradecer a todos.

Em todo caso, há 4 pessoas que foram mais que fundamentais para o Dia de Folga este ano. Pessoas que ajudaram nos momentos críticos, que me fizeram repensar e melhorar o DF, que contribuíram para que eu levasse essa história de blog mais a sério (sem deixar a diversão de lado, claro). Nospheratt, Janio Sarmento, Lucia Freitas e Manoel Netto, este ano foi o mais legal do Dia de Folga, graças a vocês. 😉

Dezenas de pessoas deram alguma contribuição para o DdF, seja em forma de comentários, seja tirando dúvidas, seja com palavras de incentivo, seja com ótimos textos em seus próprios blogs. Todas elas, em algum momento, foram citadas por aqui, como forma de agradecimento e a todas dou meu muito obrigada. Se tentasse fazer uma lista exaustiva agora, aí sim, cometeria injustiças.

Good Blogs Hunting

O desafio era descobrir 3 bons blogs dentro do meu nicho. Tentei pesquisar no BlogBlogs e no Technorati e foi um rematado desastre. Achar bons blogs buscando por tags como “variedades” ou “entretenimento” é quase impossível: a grande maioria deles é feita para caçar paraquedistas e, por mais que eu defenda a liberdade de cada blogueiro fazer o que quer com seu espaço, não queria citar blogs que não fossem realmente interessantes para meus leitores.

Recorri, então, à minha tática para encontrar bons blogs antes mesmo de começar a escrever o meu próprio: xeretar os blogrolls (listas de blogs) presentes nos blogs que eu gostava de acompanhar. Encontrei:

Os três são blogs opinativos, interessantes, diversificados e bem escritos. Já estão no meu agregador de feeds.

Jogo dos 7 Erros

Blogar é assim mesmo: aprende-se por tentativa e erro. Listar entre 3 e 7 erros cometidos durante o ano é uma chance de rever os acidentes de percurso e evitar que outros blogueiros os comentam.

  1. Preguiça: em algumas épocas, o DdF ficou bem abandonado. Em conseqüência, as visitas caíram e a motivação arrefeceu. Solução: estabelecer uma meta de 3 textos por semana e fazer o possível e o impossível para manter-me dentro dela. Nem sempre consegui, mas a tentativa servia como um bom empurrão.
  2. Ausência de uma política de comentários: estou trabalhando numa – há meses. Na verdade, está juntando poeira na minha caixa de rascunhos… Preciso agilizar isso.
  3. Ausência de mediakit: gerou-me complicações quando entraram em contato pedindo preços de anúncios. Tive que fazer um esboço muito porco às pressas. Resisti muito à idéia de fazer um mediakit, mas parece que o treco é mesmo necessário.
  4. Excesso de textos sobre a blogosfera: assunto que adoro, mas que não é interessante para parte do público do DF. Estou tentando corrigir o problema, dosando melhor os assuntos – mas ficar sem escrever sobre a blogosfera, já vi que não dá.
  5. Péssima escolha de formato de permalinks: usava o formato http://diadefolga.com/categoria/nome-do-artigo. Não demorou muito até perceber que esse formato podia trazer complicações e que menos é mais quando o assunto é permalink. A solução foi alterá-lo para http://diadefolga.com/nome-do-post. As dores de cabeça que a alteração gerou duraram meses.
  6. Pouco uso do negrito: eu sei que negrito facilita a leitura de textos, principalmente quando são longos como os meus. O leitor pode “scanear” o artigo em busca das informações que lhe interessam. Ainda não me acostumei a usá-lo e tenho de policiar-me todo o tempo.

Hum… 6 erros. Já está de bom tamanho para cumprir o desafio.

8 thoughts on “3 desafios de uma vez [Desafio 21]

  1. Honra, honra, honra. Mil vezes: honra.
    É um prazer, Lu Monte, ser assinante, leitora, colaboradora – e, vamos assumir, amiga declarada sua e do Dia de Folga.
    O melhor é receber respostas simples, tipo “deste meme eu não participo” no ar – e não em particular.
    Feliz Natal, pequena. E um 2008 cheio de conquistas, sucesso e muito mais diversão! Afinal, estamos só começando.

  2. Oi Lú,
    Fico honrado com tua indicação ao meu blog, e com os elogios. Ele existe há um mês e com incentivos como este seu, me dão mais gás para continuar escrevendo.
    Ah, eu assino seus feeds também a um bom tempo.
    Abraços.

  3. O DF é um ótimo blog e admiro muito sua preocupação com os leitores. É claro que você pode falar de blogs, mas realmente não são todos que precisam saber sobre o umbigo da blogosfera brasileira…rs.
    Bom, acho que não cumpri nenhum dos desafios propostos pela Nosph, mas vi que vários blogueiros aderiram e se tornou mas uma divertida brincadeira. Talvez eu devesse começar a pensar em participar de memes e coisas assim.
    Quanto ao uso do negrito, nunca tinha pensado nisso. Como não falo só de um assunto num post sempre usei negrito, mas porque vejo-os como títulos. Dentro de um texto corrido não sei o quão são necessários, mas imgino que isso decorra do fato de que as pessoas lêem com muita pressa na internet. Muito bom, esse post 3 em 1.

  4. Fabiana, o Rockerspace foi uma das minhas boas descobertas do ano, também. 🙂

    Lucia, a honra é toda minha! Em 2008 tem mais!

    Eduardo, nem tinha reparado que seu blog é tão novinho – que tenha vida longa e próspera!

    Bia, obrigada pelos elogios! É isso mesmo, na web as pessoas estão sempre correndo, lendo apressadamente. A gente tem que facilitar o processo. Você faz isso no Groselha muito bem!

  5. Eu nem gosto de usar negrito nos textos…

    Prefiro dividir em subtítulos ou em posts diferentes quando se trata de conteúdos longos.

    De qualquer forma, parabéns pelo dia de Folga, Bom Natal e Bom Ano! 🙂

  6. Oi Lu, fiquei surpreso com o link, mas adorei.
    Eu tb tô sempre passando por aqui.
    Beijos e ótimo 2008 pra ti

Comments are closed.